• Ano: XIX

  • Número: 123

  • Mês: Outubro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/AM

Amazonas realiza 4 Campanhas Temáticas

SBC/AM

A Regional realizou as campanhas de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, Mundial sem Tabaco, Nacional de Controle do Colesterol e Mundial do Coração.

 

Durante a programação foram ministradas palestras por profissionais, assim como o serviço de aferição da pressão arterial, peso, altura e nível de glicose.

 

A SBC-AM agradece os colaboradores: Hosp. Pontocord; Cenusa; Clínica Prodimagem; Fundação Hosp. Adriano Jorge; Beneficência Portuguesa e Hosp. Santa Júlia; Liga de Cardiologia; palestrantes Siane Prado, Celma Baroncas e o presidente da SBC/AM, Jaime Arnez; laboratórios Baldaci e Pfizer; servidores do Parque Municipal do Idoso; Escolas Leonor Santiago Mourão, Angelo Ramazzotte, Almirante Barroso e de Educação Especial André Vidal de Araújo.

 

SBC/BA

Ação multidisciplinar envolve alunos de colégio em Salvador

SBC/BA

A Regional promoveu no Dia Nacional de Combate ao Colesterol, em 8 de agosto, uma ação multidisciplinar envolvendo os alunos de um colégio de Salvador.

 

“A obesidade e o aumento do colesterol são importantes fatores de risco cardiovascular, por isso a necessidade de iniciar esse trabalho desde cedo com os jovens e crianças”, afirma Marcos Barojas, da Diretoria de Promoção da Saúde Cardiovascular/BA.

 

Dentre as atividades, aconteceram aferição da pressão arterial, cálculo de IMC e medida da circunferência abdominal, orientação postural e avaliação do nível de estresse e ansiedade, e distribuição da cartilha “Brasil – Colesterol na Meta”

 

SBC/CE

Sociedade Cearense comemora 40 anos

SBC/CE

A comemoração dos 40 anos da Sociedade Cearense de Cardiologia ocorreu durante o XVIII Congresso e o III Simpósio Internacional de Arritmias e Eletrocardiografia, em agosto.

 

Compareceram 780 congressistas, sendo homenageados todos os ex-presidentes da entidade. Participaram palestrantes internacionais: Marcelo Elizari (Arg.), Sami Viskin (Israel), Adrian Baranchunk (Canadá), João Cavalcante (EUA); e convidados nacionais: Andrés Pérez, Ângelo de Paola, Saulo Cavalcante, Hermes Xavier, Carlos Gun, Henrique Maia e Iracema Umeda.

 

As jornadas de educação física, nutrição, fisioterapia, enfermagem e terapia ocupacional tiveram grande participação, com os convidados: Ravier Garcia Niebla (Espanha), Luciene Ferreira Azevedo (SP) e Dayse Satomi Ykeda (SP).

 

SBC/GO

Simpósio e Congresso agitam programação de Goiás

SBC/GO

A Regional informa a realização do XXII Congresso Goiano de Cardiologia e do II Simpósio Goiano de Insuficiência Cardíaca sob o tema “Insuficiência Cardíaca 2012 – Novas Evidências à Luz da Cardio-Oncologia”.

 

Os eventos serão de 18 a 20 de outubro no Mercure Hotel. Os palestrantes convidados são: Denilson Campos de Albuquerque, Edimar Bocchi, Fabiana Marcondes Braga, Fabio Vilas-Boas, João David de Souza Neto e Luis Beck da Silva Neto.

 

SBC/PA

Presidente da SBC/PA marca presença no 67ºCBC

SBC/PA

A Regional marcou presença no 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia com a presidente da SBC/PA, Claudine Maria Alves Feio, na Mesa da Cardiologia da Mulher e como moderadora dos Temas Livres Oral. A Regional ainda organizou o Dia Mundial do Coração, em Belém, com palestra na UBS Paraíso dos Pássaros e ação na Feira Livre do “Ver o Peso”.

 

SBC/PB

Programação do 17º Congresso Paraibano foi focada nas questões práticas

SBC/PB

A Regional promoveu o 17º Congresso Paraibano de Cardiologia, de 16 a 18 de agosto no Hotel Tambaú em João Pessoa.

 

A programação científica teve como principal temática atualidade e praticidade nas questões mais usuais do cardiologista. Estiveram presentes diversos palestrantes nacionais, entre os 290 congressistas.

 

A abertura teve a presença do presidente da SBC/PB, Alexandre Negri; o presidente do 17º Congresso, Fábio Almeida de Medeiros; o secretário de Saúde/PB, Waldson Souza; o representante da SBC, Sérgio Montenegro; o presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, Maurílio Onofre Deininger; o representante do CRM, José Mário Espínola; e o representante da Unimed João Pessoa, Demóstenes Cunha Lima.

 

SBC/PE

Dia Nacional de Combate ao Colesterol é sucesso em Recife

SBC/PE

No dia 8 de agosto, a Regional promoveu uma ação na Praça de Alimentação do Shopping Tacaruna, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

 

Um grupo de médicos, enfermeiros e nutricionistas, sob o comando de Fátima Buarque e Eduardo Lapa, conversou com o público, durante o horário do almoço, dando dicas para uma alimentação saudável e distribuindo material educativo sobre o tema.

O objetivo da ação era mostrar a importância de controlar o colesterol, em especial pelo papel que ele tem nas doenças cardíacas. Essa foi a quarta campanha educativa que a SBC/ PE levou às ruas este ano.

 

SBC/DA

Workshop de Nutrição e Saúde Cardiovascular contou com programação científica de alto nível

SBC/DA

 

Será realizado no dia 27 de outubro, em São Paulo, no Anfiteatro da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Workshop de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento.

 

Com programação científica do mais alto nível, profissionais da área de nutrição e medicina cardiovascular discutirão os aspectos mais atuais relacionados ao tema central: “Nutrição, fatores de risco e aterosclerose: a busca do elo perdido”. Segundo o coordenador Daniel Magnoni, “a comissão científica do evento tem o objetivo de proporcionar palestras de temas de grande interesse clínico e muita interatividade entre os participantes”.

 

É possível inscrever-se pelo site da SBC. Programa-se e participe!

 

SBC/DECAGE

Curso Pré-Congresso de Cardiogeriatria é sucesso

SBC/DECAGE

 

O IX Curso Pré-Congresso em Cardiogeriatria, durante o 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, foi um sucesso.

 

O Decage participou de várias atividades do evento, levando atualização e inserção dos temas relacionados à saúde do idoso, que hoje faz parte do trabalho de todos os cardiologistas. Agora o Departamento está pronto para o IX Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, em Gramado, nos dias 26 e 27 de outubro.

 

Os temas serão dirigidos para a prática diária em um ambiente de muita abertura, favorecendo a participação de todos.

 

Ainda neste ano, o Decage realizará mais duas atividades: em Belo Horizonte e Cuiabá. Consulte nossa página para mais informações.

 

SBC/DCC/CP

XXII Congresso já tem data definida

SBC/DCC/CP

 

O Departamento informa a realização do XXII Congresso Brasileiro de Cardiologia Pediátrica, IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, IV Fórum de Cardiopatias Congênitas no Adulto e I Fórum de Cardiologia Pediátrica Intervencionista de 28 de novembro a 1º de dezembro no Hotel Bourbon em Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

Informações no: http://www.cardioped2012.com.br/

 

SBC/DEIC

Novidades no site do Deic

SBC/DEIC

 

O site do Deic foi completamente reformulado para atender as expectativas dos profissionais de saúde e do público em geral.

 

“Criamos sessões para atualização com as últimas notícias em Insuficiência Cardíaca, aulas, entrevistas com especialistas, Diretrizes e um foco especial na área multiprofissional”, informa o presidente do Deic, João David Souza Neto.

 

“De maneira inédita, criamos o espaço DCRI/BCRI/Deic para DCRI/BCRI/Deic Team, uma parceria do Departamento com o Duke Clinical Research Institute e o Brazilian Clinical Research Institute por intermédio de Renato D. Lopes”.

 

Para o paciente, informações, vídeos educativos, histórias de sucesso e de esperança, cartilhas em PDF para impressão, respostas as dúvidas mais frequentes.

 

SBC/DERC

Centro-Oeste recebe XIX Congresso pela primeira vez

SBC/DERC

 

Em dezembro de 2010, captamos para realização, pela primeira vez no Centro-Oeste, o XIX Congresso Nacional da SBC/Derc, imbuídos da responsabilidade de realizarmos um evento digno das potencialidades da capital federal.

 

A Comissão Organizadora vem trabalhando para que as atividades científicas e sociais preservem as características dos Congressos do Derc, acrescidas de Fóruns da Cardiologia Clínica, bem como de congraçamentos durante os três dias.

 

Escolhemos para sede e hospedagem o melhor hotel de Brasília, o Royal Tulip (antigo Blue Tree), com diárias a preços de R$ 153,00 por pessoa, em apartamento duplo e com opções de lazer. Inscrições (eventoscia@terra.com.br) e reservas (macdf@macviagens.com.br) antecipadas ainda têm descontos.

 

SBC/DHA

"DHA Presente" é novo projeto

SBC/DHA

 

O Departamento lançou recentemente o projeto “DHA Presente” com a proposta de realizar simpósios nos congressos estaduais e regionais da nossa Sociedade.

 

Essa ação visa aumentar a presença do Departamento em suas regionais e é também uma forma de reconhecimento ao empenho dos seus representantes.

 

Os seguintes simpósios já foram confirmados: Congresso Paraense e Goiano, em outubro, Congresso Tocantinense, em novembro. Para 2013 já foram solicitados simpósios no Mineiro, Paranaense, Fluminense e Rio Grandense de Cardiologia.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br