• Ano: XIX

  • Número: 122

  • Mês: Setembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/PI

Jornada Piauiense de Cardiogeriatria é destaque

SBC/PI

A Regional promoveu nos dias 20 e 21 de julho a II Jornada Piauiense de Cardiogeriatria.

 

O evento foi realizado na cidade de Luís Correia, no Piauí.

 

SBC/RJ

Regional define data do 30º Congresso

SBC/RJ

Já está definida a data do 30º Congresso de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado de 3 a 6 de abril.

 

No ano de 2013, o Congresso da Socerj retorna ao Centro de Convenções Sul-América, o mais moderno do Estado, que está sob nova direção.

 

A Socerj convida a todos os cardiologistas do Brasil a participar do aniversário de 30 anos do Congresso na cidade que é patrimônio da Unesco.

 

SBC/SP

Socesp promove campanha "Em busca do coração saudável"

SBC/SP

Para comemorar o dia Mundial do Coração, os departamentos da Socesp promovem no dia 30 de setembro, no Parque da Juventude, em São Paulo, a campanha “Em busca do coração saudável”.

 

Seis especialidades da área de saúde, que trabalham dentro da cardiologia, orientarão a população. Os profissionais do departamento de enfermagem da Socesp farão aferição da pressão arterial e levantarão o histórico familiar em DCV. Já as nutricionistas orientarão sobre como diminuir a ingestão de calorias. Na área de psicologia, serão feitas avaliações sobre o estresse e as fisioterapeutas farão medições de força muscular e capacidade respiratória. Os profissionais de educação física farão as medições antropométricas e darão orientações sobre exercícios.

 

SBC/DA

Congresso será realizado no World Trade Center - WTC São Paulo

SBC/DA

Após a escolha dos presidentes do XIV Congresso Brasileiro de Aterosclerose, os colegas André A. Faludi e Maria Cristina O. Izar, e do coordenador científico, José Antonio F. Ramires, a Diretoria do Departamento definiu o local onde será realizado o evento, que ocorre a cada dois anos, e terá a cidade de São Paulo como sede.

 

O World Trade Center - WTC São Paulo, por toda a sua infraestrutura, localização e facilidades, foi o escolhido para receber o congresso, que promete altíssimo nível didático-científico.

 

A Comissão Organizadora recomenda: “reservem, desde já, as datas de 9 e 10 de agosto de 2013 para virem a São Paulo. Juntem-se a nós, no World Trade Center, para o principal evento científico do DA”.

 

SBC/DHA

28 palestrantes internacionais confirmados para o Congresso

SBC/DHA

O Departamento realizará em novembro próximo, na cidade de Porto Alegre, um dos maiores congressos nacionais em hipertensão arterial.

 

Já estão confirmados 28 convidados internacionais e contaremos ainda com 50 palestrantes nacionais.

 

Para o evento foi estabelecida uma parceria entre o DHA e a Elsevier que permitirá aos inscritos no congresso aquisição do Tratado de Hipertensão 2012 pelo valor de R$ 99,00.

 

SBC/DECAGE

Departamento divulga sua programação

SBC/DECAGE

O estudo da cardiogeriatria vem se tornando uma necessidade, tanto que o tema já faz parte da formação do cardiologista no Brasil.

 

Por esse motivo, o Decage desenvolve uma rica programação neste ano: em 29/6 foi realizado o IV Simpósio Norte- Nordeste de Cardiogeriatria; em 3/8, o Fórum de Cardiogeriatria na cidade de Gramado/RS; em 14/9 ocorrerá o IX Curso Pré-Congresso em Cardiogeriatria, durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia; e de 26 a 27 de outubro será realizado o IX Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria e I Congresso da Longevidade, na cidade de Gramado/RS.

 

No Decage, os temas são dirigidos para a prática diária e sempre em um ambiente de muita abertura, favorecendo a participação de todos os colegas.

 

SBC/GEECG

Beijing, na China, recebeu o 39º Congresso Internacional de Eletrocardiologia

SBC/GEECG

Entre 9 e 12 de agosto, realizou-se em Beijing, na China, o 39º Congresso Internacional de Eletrocardiologia, reunindo expoentes da eletrocardiologia de todo o mundo.

 

Uma das palestras de abertura do Congresso foi “The Importance of VCG for ECG interpretation”, proferida por Carlos Alberto Pastore, o qual assumiu a presidência da International Society of Electrocardiology para o biênio 2013/2014.

 

Nelson Samesima, do Instituto do Coração, apresentou o trabalho “Global and regional characterization of ventricular electrical activation”, relatando achados pelo Mapeamento Eletrocardiográfico de Superfície de tempos característicos da ativação elétrica ventricular em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva submetidos a terapia de ressincronização cardíaca.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br