• Ano: XX

  • Número: 127

  • Mês: Fevereiro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/PI

Regional divulga sua agenda de eventos

SBC/PI

De 25 a 27 de abril, a SBC/Piauí realiza simultaneamente cinco eventos: o principal será o VI Congresso Piauiense de Cardiologia, enquanto os demais serão o V Simpósio Piauiense de Fisioterapia em Cardiologia, o V simpósio Piauiense de Enfermagem em Cardiologia, o III Simpósio Piauiense de Nutrição em Cardiologia e o III Simpósio de Educação Física em Cardiologia.

 

Todos os Simpósios terão lugar no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, que fica na Av. Marechal Castelo Branco, n.555, e os trabalhos a serem apresentados nos eventos devem ser entregues até 10 de fevereiro.

 

Maiores informações no site http://sociedades.cardiol.br/pi/agenda2.asp ou pelos telefones (86) 3221-2212 ou 9981-4576.

 

SBC/PR

40º Congresso Paranaense ocorrerá em Curitiba

SBC/PR

O 40º Congresso Paranaense de Cardiologia ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril, no Expo Unimed, em Curitiba.

 

Entre os temas a serem discutidos, estão abordagens em emergências, diagnósticos, cirurgias e atendimento clínico, hipertensão arterial, arritmias cardíacas e aterosclerose, entre outros assuntos.

 

Paralelamente ao Congresso vão se realizar jornadas de Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física e o “Hands On”, com simulações de sessões clínicas para interação de médicos e residentes.

 

A já tradicional Gincana para os estudantes de Medicina também está prevista para o dia 26. Maiores informações no site http://www.abev.com.br/paranaense2013/.

 

SBC/RJ

Rio de Janeiro recebe 30º Congresso da Socerj

SBC/RJ

O 30º Congresso de Cardiologia da Socerj este ano será no Centro de Convenções SulAmérica, na área central do Rio de Janeiro.

 

O evento irá de 3 a 6 de abril e o local foi escolhido por oferecer maior espaço e também mais conforto para os participantes.

 

A Socerj espera a presença de cardiologistas do Brasil inteiro, não só para esse Congresso, mas também para o congresso nacional que neste ano também terá lugar no Rio.

 

Para as inscrições, detalhes sobre como enviar Temas Livres e demais informações sobre o 30º Congresso, acessar o site http://www.30congresso.socerj.org.br.

 

SBC/RS

Congresso da Socergs acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto

SBC/RS

Será em Gramado, entre 8 e 10 de agosto, o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul.

 

A data foi escolhida por meio de pesquisa online, feita com os sócios após o último evento e, também de acordo com a vontade expressa pelos associados, será implementada uma nova logística. Uma das novidades é que os Simpósios de Especialidades serão realizados no mesmo centro de eventos do Congresso Médico e em horário adequado, de forma que os participantes médicos e das demais especialidades ligadas à Cardiologia poderão participar das discussões dos dois programas científicos que, até o ano passado, eram separados.

 

Outra novidade foi a distribuição de três inscrições gratuitas, sorteadas entre os sócios que participaram da Assembleia do ano passado.

 

Outras três inscrições foram oferecidas aos que preencheram a pesquisa online e o nome dos ganhadores estão tanto no Facebook da Socergs como no site.

 

SBC/DCC

Congresso do DCC enfatizará ações de prevenção cardiovascular

SBC/DCC

O III Congresso de Cardiologia Clínica da SBC, de 22 a 23 de março, em São Paulo, dará ênfase às ações de prevenção cardiovascular e à cooperação com os médicos de família e equipes multi/ interdisciplinares.

 

A mensagem da Diretoria do DCC ressalta que “os cardiologistas clínicos assumem cada vez mais a integralidade do cuidado do cardiopata, gerenciando suas comorbidades junto com outros especialistas”.

 

Por isso o Congresso terá uma abordagem embasada em problemas com o auxílio de casos clínicos com enfoque interdisciplinar.

 

No final serão apresentados os avanços no ano passado, com foco na aplicabilidade do trabalho do médico no dia a dia. O evento incluirá o I Simpósio sobre Cardiologia Hospitalar.

 

SBC/DEIC

Lema do Congresso será o desafio "personalizar a decisão"

SBC/DEIC

O Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca acontecerá novamente em Porto de Galinhas e irá de 6 a 8 de junho, no Summerville Beach Resort.

 

O congresso terá como lema o desafio “personalizar a decisão”, e o presidente do DEIC, João David de Souza Neto, e a presidente do evento, Silvia Marinho Martins, já convidaram conferencistas internacionais e prometem um evento com aulas interativas, dinâmicas especiais e várias novidades.

 

Mais informações no site http://www.sbc-deic.com.br e no facebook.com/deicportodegalinhas.

 

Realizou-se no Center for Advanced Medical Learning and Simulation o Pan American Workshop for Mechanical Circulatory Support and Heart Transplant. O evento foi organizado em conjunto com o Hospital de Messejana, e a próxima edição deverá ser no Brasil.

 

 

SBC/DHA

Departamento prepara primeiro Registro de Hipertensão Arterial

SBC/DHA

O DHA inicia este ano a preparação do primeiro Registro Brasileiro de Hipertensão Arterial, marco fundamental para o melhor entendimento da epidemiologia da hipertensão no Brasil.

 

Para o presidente do Departamento de Hipertensão Arterial, Weimar Sebba Barroso, o Registro é vital para o desenvolvimento de estratégias mais adequadas e eficazes na obtenção das metas propostas, a partir do conhecimento da realidade brasileira.

 

Pesquisadores interessados em participar do projeto podem se inscrever no próprio site da SBC, na página do DHA, e a proposta do trabalho é selecionar entre 60 e 70 centros de pesquisa dos mais variados Estados, representando todas as regiões brasileiras.

 

A meta é incluir no Registro os dados levantados com cerca de cinco mil pacientes.

 

SBC/SBCCV

Departamento prepará Diretriz de Perioperatório e Cirurgia Cardiovascular

SBC/SBCCV

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCC), a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Sociedade Brasileira de Anestesia (SBA) se uniram para preparar a Diretriz de Perioperatório e Cirurgia Cardiovascular.

 

O objetivo é padronizar condutas, eliminar discrepâncias nas decisões clinicocirúrgicas, melhorar os resultados e otimizar a relação custo/benefício das terapêuticas utilizadas.

 

O trabalho, baseado nas melhores evidências científicas, deverá se tornar referência para os profissionais envolvidos nos cuidados pós-operatórios e será lançado em abril, no 40º Congresso da SBCCV, informa o presidente da entidade, Walter Gomes.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br