• Ano: XXI

  • Número: 141

  • Mês: Abril

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

SBC reúne representantes das Sociedades Estaduais e Regionais
Encontro foi organizado para buscar caminhos que possam reduzir as diferenças locais e melhorar a saúde cardiovascular no país
(+) Leia Mais

Cardiovascular Symposium in Brazil será realizado pelo terceiro ano consecutivo
Angelo de Paola lembra que o Cardiovascular Symposium in Brazil teve grande aceitação nas duas primeiras edições no país
(+) Leia Mais

Reunião da Diretoria de Departamentos promove interação das atividades científicas
Além dos presidentes dos Departamentos, o presidente e vários diretores da SBC participaram do encontro em São Paulo
(+) Leia Mais

Votação totalmente informatizada na SBC vai até 30 de abril
Serão eleitos o presidente futuro, os associados-delegados, presidentes de Regionais, Estaduais, de Departamentos e Grupos de Estudo da SBC

(+)
Leia Mais

“SBC vai à escola” define cronograma com o Cosems-SP para amplificar programa
A primeira etapa será a conscientização do conselho de representantes e apoiadores do Cosems-SP
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/ES

Confira a programação da sociedade do Espírito Santo

SBC/ES

A Regional informa a realização do I Simpósio de Insuficiência Cardíaca da SBC/ES de 9 e 10 de maio no Centro de Convenções do Hotel Four Towers na Praia do Canto em Vitória.

 

A SBC/ES ainda lembra o XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Espírito Santo de 14 a 16 de agosto no Centro de Convenções do Hotel Eco da Floresta de Pedra Azul em Domingos Martins.

 

SBC/PA

Jornada de Cardiologia é destaque no mês de abril

SBC/PA

A Regional destaca a Jornada de Cardiologia que será nos dias 25 e 26 de abril no Cremepa – Conselho Regional de Medicina, voltada para clínicos, cardiologistas e estudantes de medicina. No dia 25 das 19h às 22h30 e no dia 26 das 8h30 às 12h30.

 

SBC/PI

Conheça a nova Diretoria da regional

SBC/PI

A SBC/PI está com nova Diretoria, para o biênio 2014/2015. Na foto o presidente da Regional, João Francisco de Sousa, o presidente da Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia, José Itamar Abreu Costa e demais membros da diretoria da SBC/PI.

 

SBC/SP

Sessenta médicos participam de programa de capacitação em áreas prioritárias da cardiologia

SBC/SP

 

O presidente da Socesp, Francisco Fonseca, comemora o grande êxito do programa de capacitação em áreas prioritárias da cardiologia junto às regionais de São Paulo. O programa envolve uma dinâmica de educação médica continuada com duas aulas de 30 minutos e três estações de diferentes níveis de complexidade, compreendendo emergência, hospitalização e seguimento clínico em longo prazo, com foco em resolução de complicações. As áreas inicialmente contempladas são insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, cuidados perioperatórios, dislipidemias e aterosclerose e hipertensão arterial. Sessenta médicos participam destas reuniões aos sábados com 4 horas de duração nas 18 regionais.

 

SBC/SE

Diretoria reune-se para realizar planejamento para o 1º semestre do ano

SBC/SE

Foi realizada, em 13 de fevereiro, na sede da SBC/SE, uma reunião com toda a diretoria na qual foi feito o planejamento para o 1º semestre do ano. Foram definidas as datas da VIII Jornada Sergipana de Insuficiência Cardíaca e do Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica "Dr. Clóvis Oliveira Andrade", além das reuniões científicas do Clube do Cardiologista. Foram também tratadas as estratégias para a Campanha do Dia de Combate à Hipertensão, em 25 de abril.

 

SBC/TO

VII Congresso Tocantinense será realizado em Palmas

SBC/TO

A Sociedade Tocantinense de Cardiologia com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia estará realizando de 30 a 31 de maio no auditório do CRM – Conselho Regional de Medicina (TO), em Palmas, o VII Congresso Tocantinense de Cardiologia. Mais informações: sbc-to@cadiol.br ou pelo telefone (63) 9987-5899 com Sebastião.

 

SBC/DERC

Departamento enviou farta documentação a ANS visando a valorização do Teste Ergométrico

SBC/DERC

O Derc mantém oficialmente com a Agência Nacional de Saúde (ANS) - conversações visando a valorização do Teste Ergométrico e para isso enviou ao órgão farta documentação. O diretor-presidente da ANS, André Longo Araújo de Melo, retornou por e-mail, escrevendo para o diretor de Qualidade Assistencial da SBC, Pedro Albuquerque, que: "a reunião inicial foi proveitosa, em particular, por compartilharmos do mesmo entusiasmo com a necessidade de elevar o papel da ergometria neste cenário atual, o que certamente contribuirá para uma melhor atenção a saúde no âmbito da Cardiologia, além das perspectivas de melhor utilização de recursos no setor". André Longo Araújo de Melo ainda confirmou que recebeu a documentação enviada pela SBC e encaminhou ao diretor adjunto da ANS, João Barroca, para que a assessoria técnica pudesse fazer uma avaliação inicial para agendamento de novo encontro.

 

SBC/SBHCI

Reuniçao oficial marca início dos trabalhos para Congresso da SBHCI de 2014

SBC/SBHCI

A primeira reunião oficial da Comissão Organizadora foi o ponto de partida para o início dos trabalhos do Congresso da SBHCI de 2014. O evento acontecerá de 30 de julho a 1º de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O presidente é Gilberto Lahorgue Nunes, coordenador médico do serviço de hemodinâmica do Hospital Divina Providência e cardiologista intervencionista do Instituto de Medicina Vascular do Hospital Mãe de Deus, ambos da capital gaúcha. “É um encontro muito importante, provavelmente o maior em intervenção da América do Sul. Nosso objetivo, inclusive em função da localização privilegiada de nosso estado, é atrair não apenas os colegas brasileiros, mas também aqueles provenientes do Mercosul”, destacou.

 

SBC/SOBRAC

Elaboração de diretrizes e agendas de curso de educação continuada (PrECon)

SBC/SOBRAC

A Sobrac deu início à organização da atualização das Diretrizes de Fibrilação Atrial e de Dispositivos Implantáveis, esta última em conjunto com o Deca (SBCCV). Também foi iniciada a nova Diretriz de Arritmias em Crianças e Cardiopatias Congênitas, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiopediatria. A Sobrac participará da nova edição do Livro de Cardiologia da SBC, responsável pelo capítulo de Arritmias. Os cursos de educação continuada (PrECon) já estão agendados para 2014 em diversas cidades do Brasil, como Manaus, Belo Horizonte e Salvador. Nesses eventos os cardiologistas terão a oportunidade de ouvir grandes nomes da área de arritmia do país, assim como interagir durante a discussão de casos clínicos.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br