• Ano: XXI

  • Número: 145

  • Mês: Agosto

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Técnica, meritocracia e transparência(+) Leia Mais

Planos de saúde: Lei que reajusta honorários é vitória da classe médica
Diretor de Qualidade Assistencial lembra que a SBC foi uma das primeiras sociedades a entrar na luta pela valorização do trabalho médico
 
(+) Leia Mais

SBC é protagonista em Congresso Europeu de Cardiologia, na Espanha
Diretoria científica ressalta que tradicionalmente a delegação brasileira é a maior de fora da Europa
(+) Leia Mais

Evento de Cardiopatia Congênita ocorre quando ministério e médicos se reunem para buscar soluções
Congresso da World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery foi em São Paulo, de 17 a 20 de julho
(+) Leia Mais

Vídeo viralizado no Youtube traz informações falsas sobre o controle do colesterol
DA faz um alerta à população

(+)
Leia Mais

Depois da programação científica, pauta social do Congresso é estruturada
"Site seeing", visitas a cidades históricas e até montanhismo são as opções a serem oferecidas aos congressistas
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/PE

Sociedade promove ação no Dia Mundial de Combate ao Tabaco

SBC/PE

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Tabaco, a SBC/PE promoveu, no dia 2 de junho, uma atividade educativa na Escola Estadual José Vilela, em Parnamirim, bairro da zona norte do Recife.

 

O médico Emmanuel Abreu fez uma série de apresentações para os alunos, falando sobre os malefícios que o tabaco traz para a saúde. Segundo ele, a ideia era conscientizar os jovens dos perigos do cigarro antes mesmo de eles terem a oportunidade de experimentar.

 

“Essa aproximação pode reverberar ainda mais, já que os jovens levam essas informações para casa e assim podem ajudar a combater o fumo dentro da sua família”, disse Emmanuel Abreu.

 

SBC/PI

I Simpósio de Imagem Cardiovascular será realizado em agosto

SBC/PI

A Regional programou para 2 de agosto o I Simpósio de Imagem Cardiovascular.

 

SBC/RJ

RBC convida médicos para submissão de artigos originais

SBC/RJ

A Revista Brasileira de Cardiologia (RBC) é um periódico de acesso aberto, multidisciplinar e arbitrada por revisão de pares e mantida pela Socerj.

 

A revista publica artigos de domínios específicos das Ciências Cardiovasculares: Cardiologia, Nutrição, Educação Física, e demais áreas de saúde e correlatas.

 

A RBC passa por um processo de renovação e internacionalização, com ênfase em aumento da visibilidade do seu conteúdo para indexação em bases Scielo e Pubmed.

 

A RBC faz um convite para submissão de artigos originais, em especial artigos com colaboração internacional, para a sua versão bilíngue (inglês e português).

 

A data para submissão desta chamada é até dia 30 de setembro.
Sistema de submissão online: http://www.sgponline.com.br/rbc/sgp/

 

SBC/RS

Gramado recebe Congresso da SOCERGS

SBC/RS

 

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul organiza a próxima edição do seu tradicional congresso, de 21 a 23 de agosto, em Gramado, na serra gaúcha.

 

A programação contempla simpósios, mesas-redondas e fóruns, onde serão discutidos diagnóstico, tratamento e novas tecnologias na Cardiologia. Paralelamente serão realizados simpósios de especialidades, onde profissionais ligados à área, como enfermeiros e nutricionistas, terão programação própria com temas de interesse comum.

 

A presidente da Socergs, Carisi Polanczyk, acredita que o principal desafio seja manter, nessa edição, o sucesso alcançado nos anos anteriores. “O Congresso é visto pela comunidade cardiológica como um dos mais atrativos na área”, diz.

 

SBC/SP

Curso de Reciclagem da Socesp disponibilizará aulas gravadas gratuitamente

SBC/SP

Neste ano o Curso de Reciclagem Socesp disponibiliza, pela primeira vez, no site da entidade, as aulas gravadas gratuitamente aos inscritos. Para os interessados no curso, mas que não puderam comparecer às aulas presenciais nos dias 9 e 12 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a Socesp oferece a oportunidade de aquisição do conteúdo no site http://www.socesp.org.br.

 

Em 2014, 38 grandes nomes da Cardiologia foram os palestrantes do XXIII Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia. Além da qualificação dos palestrantes, outro destaque foi a interatividade com os participantes por meio de uma sessão especial com questões e comentários de especialistas no final do evento. O Curso de Reciclagem é coordenado por Francisco Fonseca, Raul dos Santos e João Monteiro Ferreira.

 

SBC/DCC

Site do Departamento é renovado

SBC/DCC

O Departamento de Cardiologia Clínica reformulou o seu site, priorizando aspectos práticos e atualizações de interesse do cardiologista clínico, com foco atual em casos clínicos, revisões de literatura, “artigo do mês” e “visão do especialista”. Compartilhe sua experiência com os editores enviando material científico, críticas e sugestões.

 

Já o Simpósio Pré-Congresso do DCC no 69º CBC terá como tema “Medicina Baseada em Narrativas e o Cardiologista Clínico”, e ocorrerá no dia 26/9/14 – 15h às 18h30. Serão apresentados quatro casos clínicos representando desafios no manuseio do cardiopata com múltiplas comorbidades, estenose aórtica crítica no paciente oligossintomático, coronariopatia aguda associada à FA e aspectos atuais na abordagem do tromboembolismo pulmonar. A plateia terá uma oportunidade única de interagir com colegas de reconhecida relevância clínica e científica.

 

SBC/DCC/CP

Finlândia recebeu o 48º Congresso da Sociedade Europeia

SBC/DCC/CP

Em maio, ocorreu o 48º Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia Pediátrica em Helsinque, na Finlândia. O tópico do curso de atualização foi o “Coração Univentricular” do feto ao adulto, dos métodos diagnósticos às dúvidas terapêuticas do adulto operado e novos conceitos na fisiologia da circulação de Fontan.

 

A sessão de pôsteres moderados premiou o trabalho que demonstrou que crianças com CIA grande apresentam um prevalência de 22% de prolongamento do intervalo QTc comparado com 2% após seis meses do fechamento. Uma atualização sobre o implante percutâneo de valva pulmonar, fechamento percutâneo de CIA e como lidar com a disfunção ventricular direita foram os temas centrais. O próximo congresso ocorrerá em Praga, em 2015.

 

SBC/Decage

Departamento promove VI Simpósio Decage Norte Nordeste

SBC/Decage

Durante o XXXIV Congresso Norte Nordeste de Cardiologia, nos dias 14 a 16 de agosto de 2014, o Departamento de Cardiogeriatria da SBC, estará promovendo em Recife (PE), no VI Simpósio Decage Norte Nordeste.

 

Contando com a presença de cardiogeriatras, cardiologistas clínicos, geriatras e gerontológos, uma programação científica bem abrangente e bem objetiva com certeza permitirá uma grande troca de informações e experiências.

 

Nossa programação será composta por uma mini conferência, discussão de caso clínico e a esperada sessão “bate e volta” que encerrará o simpósio com a tradicional interação entre debatedores e plateia. Sejam bem vindos ao VI Simpósio DECAGE Norte-Nordeste.

 

SBC/Derc

Sócio, atualize seu cadastro

SBC/Derc

“Caros sócios, atualizem endereços habituais (não só o eletrônico) no site http://www.cardiol.br. Várias correspondências são enviadas pelos correios (senhas, revistas, Jornal SBC). Tenham Habilitação em Ergometria. Provas duas vezes ao ano. Pedro Albuquerque (Derc e SBC) e AMB, em discussões positivas com a ANS para melhor remuneração do Teste Ergométrico”, informa o presidente do Derc, Nabil Ghorayeb. Eventos de Prevenção contra o Sedentarismo, Esportes, Ergometria, Cardiologia Nuclear, organizados por sócios Derc, sucessos científicos e público. Aproveitem as mídias do Derc para divulgação.

 

O Simpósio Internacional do Derc no Congresso da SBC, em Brasília, no mês de setembro, já está pronto e será imperdível. Paul D. Thompson está confirmado com três conferências. O Congresso Nacional do Derc será em Vitória - ES, de 20 a 22 de novembro. Reserve a data!

 

SBC/DHA

Trabalho do DHA é premiado em congresso Europeu

SBC/DHA

No recente congresso conjunto da European Society of Hypertension/International Society of Hypertension, vários membros do DHA apresentaram trabalhos. Um desses, orientado por Paulo César Jardim, ganhou prêmio entre os melhores pôsteres apresentados, avaliando seguimento de vinte anos de fatores de risco em profissionais de saúde em Goiás.

 

Os temas de destaque foram as recentes diretrizes europeias e americanas, nos quais foram debatidas as metas a serem atingidas, que na maioria foram fixadas em valores abaixo de 140/90 mmHg em grande parte dos pacientes. Além disso, medidas de pressão central e rigidez arterial por métodos não invasivos foram valorizadas como importantes ferramentas para estratificação de risco do paciente hipertenso.

 

SBC/Sobrac

Confira as notícias do Departamento

SBC/Sobrac

A Sobrac, departamento de arritmias da SBC, participou ativamente da organização dos temas científicos do congresso nacional, assim como realizará o Simpósio de Arritmia e Estimulação Cardíaca da Sobrac no curso pré-congresso em Brasília. Também contribuiu na reedição do livrotexto de Cardiologia da SBC, com os capítulos referentes à arritmia cardíaca.

 

Em outubro haverá novidade no Curso de Reciclagem de Arritmias, com a participação do convidado internacional Andre de Biasi, que agregará informações junto aos colegas brasileiros que participam desse evento de educação continuada, em São Paulo. Haverá uma nova ferramenta para discussão dos casos de arritmia e eletrofisiologia, em sessão interativa internacional por videoconferência com especialistas dos Estados Unidos.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br