• Ano: XXI

  • Número: 139

  • Mês: Fevereiro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Reunião Administrativa e do CECon
Encontro, que ocorreu em 24 de janeiro, contou com a presença de toda a diretoria da SBC
 
(+) Leia Mais

Diretoria decide usar logotipo “Amor pela vida” em datas temáticas
Marca representa fibras do músculo cardíaco, longevidade, variedade de raças e vida saudável
(+) Leia Mais

Diretoria das Regionais inicia trabalhos visando maior integração
Uma série de projetos estão sendo desenvolvidos para unir o País continental
(+) Leia Mais

Diretora Científica vai trabalhar em conjunto com área de pesquisa e departamentos
“Vamos buscar reduzir as desigualdades regionais e vencer o desafio da carência de recursos para a pesquisa”, diz Maria da Consolação

(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos
Confira as principais notícias
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/MG

Belo Horizonte receberá o XXIV Congresso Mineiro de Cardiologia

SBC/MG

A Sociedade Mineira de Cardiologia convida a todos para o XXIV Congresso Mineiro de Cardiologia, de 07 a 09 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte. Informações, inscrições com descontos e submissões de temas livres no site do http://www.congressomineirodecardio.com.br

 

Conheçam o novo portal da SMC ( http://www.smc.org.br), reestruturado, dinâmico e moderno, onde estão divulgados os projetos da gestão de 2014-2015, a agenda científica do ano, os cursos on-line, notícias das regionais da SBC/ MG e informações institucionais da sociedade. Em janeiro foi lançado o Jornal Informativo da SBC/MG, o “SMC em Foco”, publicação oficial, bimestral (impresso e on-line no portal), que teve muito sucesso e repercussão positiva entre os associados.

 

SBC/PA

Cerimônia de posse da nova diretoria ocorre em janeiro

SBC/PA

No dia 10 de janeiro, no Restô do Parque da Residência, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria da Sociedade Paraense de Cardiologia para o biênio 2014-2015, tendo a frente como presidente Luiz Alberto Maneschy.

 

SBC/RN

Regional apresenta nova diretoria

SBC/RN

O cardiologista Rui Alberto de Faria Filho, do hospital Incor, assumiu o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Rio Grande do Norte, para o biênio 2014-2015. Rui Filho substitui o cardiologista Carlos Faria, que ficou à frente da sociedade nos últimos dois anos. A nova diretoria conta também com o reforço dos médicos Sandra Hilgemberg, vicepresidente; Antonio Spinelli, diretor científico; Velásquez Oliveira, diretor administrativo; Flavio Oliveira, diretor financeiro; Jusciano Vidal, diretor de comunicação; Francisco Costa, diretor de qualidade assistencial e Josmar Alves, diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular.

 

SBC/SP

Cursos de Capacitação acontecerão durante mês de fevereiro

SBC/SP

 

A Socesp dará início aos Cursos de Capacitação, que acontecerão em todas as regionais entre 2014 e 2015, no dia 15 de fevereiro na Regional Jundiaí e no dia 22 de fevereiro nas Regionais Vale do Paraíba e Piracicaba. Os Cursos serão completamente diferenciados, com 4 horas de duração e estações de complexidade em: Projetos de avaliação perioperatória em cirurgia cardíaca e não cardíaca, Insuficiência cardíaca, Infarto, Dislipidemia e aterosclerose e Hipertensão Arterial. “Os módulos de capacitação serão como simuladores de voo”, conta o presidente da Socesp, Francisco Fonseca. Cada curso contará com 2 aulas teóricas mais 3 estações onde serão trabalhados os problemas apresentados em aula.

 

SBC/DCC/CP

Porto Alegre receberá Congresso de Cardiopatia Congênita e Cardiologia Pediátrica

SBC/DCC/CP

O Departamento de Cardiopatia Congênita e Cardiologia Pediátrica convida os sócios da SBC para o congresso que acontecerá em Porto Alegre em novembro de 2014. Reservem a data!

 

SBC/DCC/GECC

Grupo disponibiliza em sua página na internet principais estudos em andamento e trabalhos apresentados em Congressos

SBC/DCC/GECC

O Grupo de Cardiologia Comportamental iniciou suas atividades em 2012. A Cardiologia Comportamental, como subárea da Cardiologia, procura avaliar a influência de fatores psicossociais sobre as doenças cardiovasculares. Através de reuniões mensais, o Grupo de Cardiologia Comportamental identificou algumas oportunidades assistenciais e científicas. Os principais estudos em andamento e os trabalhos apresentados em Congressos nacionais e internacionais, em 2013, estão relacionados no portal da SBC na página do GECC. Para 2014, o GECC pretende intensificar suas atividades com a realização de eventos científicos além da publicação dos estudos em andamento.

 

SBC/DEIC

XII Congresso ocorrerá em Ribeirão Preto

SBC/DEIC

O XII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca ocorrerá no período de 7 a 9 de agosto na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo e será presidido pelo professor Marcos Simões. O evento já foi totalmente comercializado, contará com a presença de três palestrantes internacionais e 90 palestrantes nacionais. A expectativa de receber aproximadamente 180 temas livres e um público de aproximadamente 900 congressistas. Com uma programação de alta qualidade científica abordará os principais temas relacionados à insuficiência cardíaca aguda, crônica, dispositivos de estimulação cardíaca, transplante cardíaco e assistência ventricular mecânica. Como novidades, teremos cursos do Savic e quatro oficinas científicas.

 

SBC/DERC

Cardiologistas terão duas oportunidades para obter Certificado em Ergometria pelo Derc neste ano

SBC/DERC

Os cardiologistas interessados na obtenção da Certificação em Ergometria pelo Derc terão duas oportunidades para alcançar este valioso objetivo em 2014. Além da prova no XXI Congresso Nacional do Derc, este ano de 20 a 22 de novembro, em Vitória, Espírito Santo, faremos uma prova durante o Congresso Norte- Nordeste de Cardiologia, em Recife, no Hotel Golden Tulip Palace, de 14 a 16 de agosto. Com a nova resolução do CFM sobre o Teste Ergométrico, agora oficialmente considerado um ato médico, essa certificação oficial terá importância vital nas negociações para elevação dos valores do TE remunerado pelos convênios.

 

SBC/DFCVR

XIV Curso Nacional de Fisiologia Cardiovascular Aplicada acontecerá em março

SBC/DFCVR

O Departamento de Fisiologia Cardiorrespiratória anuncia a realização do XIV Curso Nacional de Fisiologia Cardiovascular Aplicada, nos dias 21 e 22 de março, no Auditório do CETES - Centro de Tecnologia em Saúde - Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais. Endereço: Av. Professor Alfredo Balena, 190 - 6° Andar, Bairro Santa Efigênia. A programação do evento está na página do DFCVR o portal da SBC.

 

SBC/SOBRAC

Diretoria define principais metas

SBC/SOBRAC

A diretoria terá como principais metas a modernização da administração e a participação ativa na defesa profissional visando oferecer aos sócios um melhor anteparo com orientação jurídica e profissional. A Sobrac deve se consolidar como entidade de referência em relação ao tema de arritmia cardíaca para a SBC, as diversas especialidades médicas e a mídia em geral; e ampliará a relação com entidades internacionais. Será focada a área de arritmia e genética, diagnóstico e tratamento de arritmia em crianças e cardiopatas congênitos, bem como na prevenção de arritmias. Deverão ser atualizadas as Diretrizes de Fibrilação Atrial e Dispositivos Implantáveis e elaborada a Diretriz de arritmias em crianças e cardiopatas congênitas, assim como a edição de novos livros.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br