• Ano: XXI

  • Número: 138

  • Mês: Janeiro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Diretoria da SBC toma posse em solenidade no Palácio dos Bandeirantes
Discursos enalteceram a Cardiologia brasileira e criticaram as decisões equivocadas do governo federal para os problemas da área da Saúde
 
(+) Leia Mais

Primeira reunião para planejamento estratégico da gestão aconteceu logo após posse
Diretoria ampliada, incluindo presidentes de Departamentos, Grupos de Estudos, Regionais e Estaduais debateram propostas para a nova gestão
(+) Leia Mais

Diretoria de Promoção da Saúde Cardiovascular vai expandir projetos nos próximos anos
“SBC vai à Escola”, “Agentes da Fé e do Coração” e “Alerta Vermelho” serão as prioridades da área para a população
(+) Leia Mais

Informes AMB: Perdemos a batalha, mas não a guerra
O governo federal conseguiu aprovar no Congresso e colocar em prática um novo programa na área da Saúde

(+)
Leia Mais

Sociedade das Ligas de Cardiologia quer fazer eventos por videoconferência
SBLC tem mais de cem ligas espalhadas pelo Brasil e associadas à entidade
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/CE

Toma posse nova diretoria da regional

SBC/CE

Tomou posse em 22 de novembro a Diretoria da regional da SBC no Ceará para o biênio 2014/2015. "Nossas propostas estão sustentadas em pilares fundamentais, tendo por base o nosso Estatuto. Pretendemos expandir o saber da cardiologia não somente para o especialista, de tal forma que as atividades científicas realizadas nesse biênio sejam também voltadas para o generalista", informa a presidente da SBC/CE, Ana Lúcia de Sá Leitão Ramos.

 

SBC/ES

Programação científica do primeiro semestre está pronta

SBC/ES

A Regional destaca a programação científica para o primeiro semestre do ano: reunião científica em 21 de fevereiro na cidade de Vitória; Simpósio Sul Capixaba em 4 e 5 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim; Simpósio de Insuficiência Cardíaca em 6 e 7 de junho também em Vitória.

 

SBC/GO

Nova diretoria renovada e comprometida com o crescimento da cardiologia em Góias

SBC/GO

A Sociedade Goiana de Cardiologia será presidida no biênio 2014/2015 por Thiago de Souza Veiga Jardim e contará com uma Diretoria renovada e comprometida com o crescimento da cardiologia em Goiás. Em 2014, estão programadas duas jornadas no interior do estado, uma no primeiro semestre em Anápolis e a outra no segundo semestre em Rio Verde. O Congresso Goiano de Cardiologia será em novembro de 2014, presidido por Aguinaldo Figueiredo de Freitas. Além disso, serão realizadas reuniões periódicas focadas na discussão de casos clínicos, envolvendo os centros formadores em cardiologia de Goiânia. Em 2015, Goiânia sediará o Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

SBC/MG

Com a presença de autoridades e associados, nova diretoria toma posse

SBC/MG

 

A Diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia, biênio 2014/2015, tomou posse em 12 de dezembro. Na presença de grande número de autoridades e associados, o novo presidente, Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas, adiantou alguns projetos: integração, fomento à pesquisa, fortalecimento da educação continuada, valorização da cardiologia associada à defesa profissional, inovações estruturais e de gestão. Veja a cobertura da posse e projetos em: www.smc.org.br. Na solenidade, Maria da Consolação V. Moreira (presidente 2012/2013), em discurso de encerramento da gestão, agradeceu a Diretoria e a comitês as conquistas alcançadas. A SBC/MG convida todos para o XXIV Congresso Mineiro de Cardiologia, 7 a 9 agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte.

 

SBC/PA

Festa de Confraternização marca encerramento do biênio 2012/2013

SBC/PA

O XXIII Congresso Paraense de Cardiologia, de 26 a 28 de novembro, foi realizado no Crown Plaza Hotel, em Belém. Já em 10 de janeiro, no Restô do Parque da Residência, foi realizada a Festa de Confraternização da SBC/PA, tendo à frente a presidente Claudine Feio, com o encerramento do biênio 2012/2013.

 

SBC/PB

Prevenção e Educação Continuada são principais objetivos da nova gestão

SBC/PB

A gestão 2014/2015, sensível ao aumento da mortalidade cardiovascular na região, terá na prevenção e na educação continuada os seus principais objetivos. Ações: realização de campanhas temáticas; o jornal O Coração voltará a ser trimestral; reforma do Estatuto Social para adequá-lo à atualização da SBC; realização do XIX Congresso Paraibano de Cardiologia, em João Pessoa, de 11 a 13 de setembro, do Curso Básico de Eletrocardiografia para Clínicos e do Simpósio de Emergências Cardiovasculares, em Cajazeiras, em abril; módulos de educação continuada bimestrais em Campina Grande e João Pessoa; implementação regional do “SBC vai à Escola”; e luta pela valorização do ato médico e dos exames diagnósticos em cardiologia, associados à AMB e CFM.

 

SBC/PE

Regional disponibiliza programação científica

SBC/PE

A SBC/PE está organizando o XXXIV Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia junto com o XXIII Congresso Pernambucano de Cardiologia, que se realizarão entre 14 e 16 de agosto, no Hotel Golden Tulip Recife Palace. A Regional ainda apoia o V Cardiovale que será realizado nos dias 7 e 8 de março, na cidade de Petrolina; realizará Curso de Reciclagem de Cardiologia entre os meses de julho e setembro; e apoia o XI Congresso do Departamento de Hipertensão da SBC a ser realizado em Porto de Galinhas no período de 30 de outubro a 1 de novembro.

 

SBC/RJ

Socerj passou por reforma estrutural e administrativa durante o biênio 2012/2013

SBC/RJ

A Socerj empreendeu no biênio 2012/2013 uma reforma estrutural e administrativa em sua sede. Atualmente dispõe de salas de reuniões, com novos pontos de trabalho e uma ampla recepção, reportando a todos os ex-presidentes que estiveram à frente da Regional, assim como a apresentação das capas da Revista Brasileira de Cardiologia (RBC) ao longo de todos os anos desde a criação. Toda a história administrativa e contábil foi reorganizada e preservada. Aproveitamos para convidar a todos para que venham conhecer a nova sede da Socerj.

 

SBC/SC

XIII Congresso Catarinense já tem data marcada

SBC/SC

A Sociedade Catarinense de Cardiologia irá organizar de 24 a 26 de julho no Hotel Majestic, em Florianópolis, o XIII Congresso Catarinense de Cardiologia.

 

SBC/SE

Defesa profissional do cardiologista será foco em 2014

SBC/SE

A Regional terá como principais focos em 2014 a defesa profissional do cardiologista, programas de educação médica continuada e um estreitamento entre a SBC/SE e a comunidade. Em relação à defesa profissional buscaremos obter melhores remunerações e condições dignas de trabalho. Na educação continuada realizaremos a Jornada Sergipana de Insuficiência Cardíaca, Simpósio de Coronariopatia, Simpósio de Hipertensão, Simpósio de Arritmias Cardíacas, além de eventos denominados Clube do Cardiologista. Quanto à aproximação à comunidade, a prioridade será o "SBC vai à Escola". Além de ações sociais no intuito de minimizar a incidência dos fatores de risco modificáveis para a doença cardiovascular, principalmente nos dias temáticos.

 

SBC/SP

Nova diretoria realiza reunião de planejamento estratégico

SBC/SP

A Socesp realizou reunião de planejamento estratégico com sua nova diretoria em Lindóia nos dias 25 a 27 de outubro. Na ocasião foram delineadas as principais metas para 2014/2015 e constituídas as comissões específicas. As principais propostas foram: cursos de capacitação em cinco áreas da cardiologia para as 18 regionais; eventos macrorregionais; levantamento epidemiológico da mortalidade cardiovascular por município; posicionamento multidisciplinar do paciente grave; curso de reciclagem com atividades adicionais; Tratado Socesp; criação de centros especializados em prevenção cardiovascular e dislipidemias; Fronteira da Cardiologia - Evento em 2015; Revista Socesp – novas normas para PubMed em 2016; e novo delineamento para o site.

 

SBC/DA

Diretorias passada e futura trabalharam juntas em resposta a publicação de coluna

SBC/DA

O ano de 2013 do DA encerrou-se sob o trabalho de transição entre as diretorias passada e futura. Diretorias que trabalharam conjuntamente em resposta à coluna publicada pelo Dráuzio Varella na Folha de São Paulo, sob o título de "A agonia do colesterol", onde o colunista equivocadamente menosprezou o papel do colesterol como fator de risco cardiovascular. O posicionamento do DA mereceu uma matéria em 9 de dezembro, sob o título "Reduzir níveis de gordura no sangue continua fundamental". Para o próximo biênio, a nova Diretoria do DA reúne-se em São Paulo em 27 de janeiro para estabelecer os planos de ação, sob a presidência de José Rocha Faria Neto.

 

SBC/DCC

Atingir o público jovem e incentivar a interdisciplinaridade são objetivos para 2014

SBC/DCC

O Departamento foi remodelado durante a gestão de Evandro T. Mesquita. A presente diretoria pretende continuar a sua trajetória de modernização e atualização. O site estará sendo remodelado, com maior participação dos grupos de estudo. Por outro lado, a proposta vitoriosa que permeou as duas maiores atividades científicas (pré-congresso da SBC e Congresso DCC), almejando fundamentalmente atingir o público jovem e incentivando a interdisciplinaridade, será ainda mais aperfeiçoada em 2014. Queremos convidar aos que ainda não fazem parte da “família DCC”, para que se filiem no site da ABC; ao mesmo tempo, convidamos a todos os sócios para que nos enviem sugestões para o presidente José C. Nicolau: corjnicolau@incor.usp.br.

 

SBC/DCC/CP

Departamento cita propostas para o biênio 2014/2015

SBC/DCC/CP

As Propostas para o biênio 2014/2015 são: identificação dos centros formadores em Cardiologia Pediátrica, objetivando a padronização e regulamentação dos mesmos; criação de comitê responsável pela normatização dos critérios para acreditação dos centros formadores; fortalecer o reconhecimento e valorização do Certificado de atuação em Cardiologia Pediátrica pelas entidades médicas; fortalecimento dos grupos de estudos Geprev, Gecip, Cardiopatia Congênita no adulto e apoiar a criação do Grupo de Estudo em Febre Reumática e da implantação do Teste do Coraçãozinho; realizar atividades científicas via videoconferência; organização do XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, em novembro, em Porto Alegre.

 

SBC/DECAGE

Estimular a produção científica é um dos objetivos do departamento no biênio 2014/2015

SBC/DECAGE

O crescimento do Departamento no biênio 2014/2015 constitui o maior objetivo da atual gestão. Com a estrutura sólida herdada das gestões anteriores, a nova Diretoria empossada em 20 de dezembro acredita que as metas projetadas poderão ser alcançadas. "Partimos do princípio de que estimular as sociedades estaduais é o ponto-chave para divulgar a especialidade no país. O fortalecimento das atividades estaduais e regionais estimulando a produção cientifica será um dos marcos mais importante a serem atingidos. A criação do ‘Decage News’ será um novo meio de comunicação. A expectativa de vida do brasileiro vem crescendo e precisamos aumentar o número de sócios entre 15% e 20% até o final de 2015", informa o presidente Josmar de Castro Alves.

 

SBC/DERC

Nova diretoria apresenta ações para o ano de 2014

SBC/DERC

"Cumprimento o presidente Pedro Albuquerque pela gestão estilo clássica do Derc: ética sem conflito de interesses, atualizando o sócio na área do exercício e esporte aplicado à cardiologia clínica, ergometria, reabilitação e dos exames nessa área, cada vez mais em evidência. A nova diretoria manterá essas ações e buscará o incremento do acesso para habilitação em ergometria, crescente interação científica com departamentos e sociedades afins; Selo de Qualidade de Ergometria; Registro de eventos CV no esporte; fortalecimento da Revista e criação do DercNews online; Derc criança/adolescentes; Derc mulher; representação regional do Derc; maior independência econômica; atualização das diretrizes (cada quatro anos) e upgrates imediatos", informa o presidente Nabil Ghorayeb.

 

SBC/DFCVR

Confira as ações do departamento para o biênio 2014/2015

SBC/DFCVR

A nova diretoria do Departamento de Fisiologia Cardiorrespiratória apresenta as propostas para 2014, entre elas, fortalecer a participação do DFCVR na SBC; participação com uma seção científica do departamento no 68° e 69° Congressos Brasileiros de Cardiologia; recadastramento e ampliação do número de sócios, divulgação dos eventos realizados na página do DFCVR; reformulação da página da internet dentro do www.cardiol.br. Finalmente, destacar a expectativa de reformulação e crescimento desse departamento frente à SBC no biênio 2014/15.

 

SBC/DHA

Presidente do DHA informa propostas para 2014

SBC/DHA

"Em 2014, darei continuidade e irei expandir as ações positivas do Departamento, tais como o a participação do DHA em eventos nacionais e internacionais, maior abrangência da “Campanha 12 por 8”, e expansão do Curso Online. Também darei início a outras propostas de trabalho, visando o envolvimento maior dos sócios e de outros médicos em geral e as colaborações com sociedades nacionais e internacionais que atuam na área de hipertensão. Para tanto teremos o programa de 'Chat com especialistas' (discussão de dúvidas com membros do DHA), as novas diretrizes de hipertensão com um formato mais adequado a sua divulgação e atualização, e elaboração de um posicionamento de especialistas para denervação renal", esclarece o presidente Luiz A. Bortolotto.

 

SBC/DCC/GECETI

Nova diretoria não poupará esforços para desenvolver novos projetos

SBC/GECETI

O início de ano é um importante momento para planejarmos o futuro através de novos objetivos e desafios. No Grupo de Estudos em Coronariopatias, Emergências Cardiovasculares e Terapia Intensiva, os desafios são ainda maiores, por tratar-se de uma reunião de três grandes áreas de atuação da cardiologia. Com o intuito de cada vez mais aprimorar o trabalho dos antecessores, a Diretoria 2014/2015, composta por Gilson Feitosa-Filho/BA, Carlos Gun/SP, Daniel Setta/RJ e Tiago Leiria/RS, não poupará esforços para desenvolver novos projetos que possam interessar os associados, criar possibilidades de encontros científicos, interagir com sociedades internacionais e acolher novos membros interessados.

 

SBC/DCC/GEECG

Dinamizar o Colóquio João Tranchesi é uma das metas para este ano

SBC/GEECG

As metas da diretoria são dinamizar ainda mais o Colóquio João Tranchesi, criando condições de interatividade eletrônica da plateia; manutenção na página eletrônica da SBC, do ECG da semana, sob responsabilidade de José Kruse e revisão da diretriz de ECG. Em 2015 organizaremos o 42º Congresso da International Society of Electrocardiology, que será realizado na Ilha de Comandatuba/BA, envolvendo cardiologistas de diversas partes do mundo. O evento será presidido por Carlos Alberto Pastore.

 

SBC/DERC/GERCPM

Difundir a Reabilitação Cardíaca pelo Brasil é um dos objetivos do Grupo

SBC/GERCPM

O Grupo de Estudos em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, em parceria com o Derc/SBC, tentará contato com os Ministérios da Saúde e do Esporte, com o objetivo de difundir a Reabilitação Cardíaca pelo Brasil em alta escala.

 

SBC/SBHCI

Campanha "Coração Alerta" é um dos projetos a serem desenvolvidos no biênio 2014/2015

SBC/SBHCI

Projetos a serem desenvolvidos ao longo do biênio 2014/2015: Registro Brasileiro de Stent Coronariano é uma plataforma eletrônica que está sendo desenvolvida em conjunto com o Ministério da Saúde; manutenção da campanha "Coração Alerta" com a SBC; intensificação da campanha "Jovens Corações", que visa a implementação do implante percutâneo da válvula aórtica para aqueles pacientes que apresentam contraindicação à cirurgia tradicional; continuação do trabalho para Implementação do Stent Farmacológico no SUS; a Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (RBCI) será publicada agora também em inglês sendo a única revista em três idiomas; e o próximo Congresso será realizado, em Porto Alegre, de 30/7 a 1/8, no Centro de Eventos da Fiergs.

 

SBC/SBCCV

Visite o site do Departamento e conheça a diretoria completa

SBC/SBCCV

O Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) acaba de empossar Cláudio José Fuganti, do Paraná, como novo presidente, e Paulo Rangel Gomes da Silva, do Pará, como vice. Fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares e médicos interessados no tema, o Deca conta com mais de 640 associados em todo o Brasil, que realizam em média 18 mil implantes de marca-passos, desfibriladores e ressincronizadores por ano. A diretoria completa da nova gestão está no site: www.deca.org.br.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br