• Ano: XXI

  • Número: 146

  • Mês: Setembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Inovação e Internacionalização
(+) Leia Mais

Presidente da SBC e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia assinam termo de cooperação do SAVIC
O Advanced Heart Saved Life Support é fruto de um trabalho iniciado há oito anos na USP e Universidade de Londrina
 
(+) Leia Mais

Presidente da ANS se compromete em resolver problemas da área de ergometria
O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, garantiu que se empenhará pessoalmente para resolver os dois problemas básicos da área de ergometria.
(+) Leia Mais

Em dez anos, doença cardiovascular diminui em cidades onde foi implantado programa de atenção básica
Programa que reduziu mortalidade cardíaca foi coordenado por Carlos Alberto Machado e depois extinto pelo então ministro Padilha
(+) Leia Mais

Mais de dez capitais participam de campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Colesterol
Dados novos do Ministério da Saúde constatam que mortes por infarto e AVC são praticamente 50%, tanto para homens quanto para mulheres

(+)
Leia Mais

Contagem regressiva para o maior congresso de cardiologia do Hemisfério Sul
Presidente do evento diz que o alto nível dos palestrantes confirma a importância do congresso, incluído na agenda mundial de Cardiologia
(+)
Leia Mais

Reunião em São Paulo define questões finais da Prova de Título de Especialista
O resultado será divulgado antes do final do 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Brasília
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/CE

Cardiologia do dia a dia é tema do XX Congresso Cearense

SBC/CE

Aconteceu no Hotel Praia Centro, nos dias 11 e 12 de setembro, o XX Congresso Cearense de Cardiologia, que apresentou o tema “A Cardiologia do Dia a Dia”. O evento teve como convidados Gilson Feitosa, Gilson Feitosa Filho, Fátima Azevedo, Andres Ricardo Perez e Breno de Alencar Araripe. E reuniu cardiologistas, generalistas, outros profissionais da área da saúde e estudantes. Foi um momento de integração, troca de experiências e também de descontração. O evento foi um sucesso!

 

SBC/MS

Inovações Aplicáveis será tema do XIX Congresso do MS

SBC/MS

A Regional informa a realização do XIX Congresso de Cardiologia do Mato Grosso do Sul com o tema “Inovações Aplicáveis”, de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.

 

SBC/PE

Cardiologistas se reunem para discussão de casos

SBC/PE

Em 10 de julho, os principais nomes da Cardiologia pediátrica pernambucana e os cirurgiões cardíacos, que realizam procedimentos em crianças, se reuniram no restaurante Wiella Bistrô, em Recife, para um momento de atualização e discussão de casos. Entre os convidados, estava Catarina Cavalcanti, presidente da SBC/PE. A palestrante da noite foi a cardiologista pediátrica Lúcia Salerno, que comentou um caso específico, compartilhando com seus colegas sua experiência. Também participou da discussão o cirurgião cardíaco Pedro Salerno, responsável pela operação do paciente em questão. Segundo a presidente da SBC/PE, esse é o terceiro encontro deste ano com foco na cardiologia pediátrica patrocinado e organizado pela indústria farmacêutica.

 

SBC/RJ

Búzios receberá o 11º Congresso Fluminense da Socerj

SBC/RJ

 

O Congresso Fluminense da Socerj está de volta! A 11º edição acontecerá na cidade de Búzios, na região dos lagos fluminenses, nos dias 23 a 25 de outubro. A programação científica consiste em atividades com constante interação com os congressistas, simpósios e surpresas. Venha participar. Informações: www.congressofluminense.socerj.org.br

 

SBC/RS

Regional faz campanha durante Dia Nacional de Combate ao Colesterol

SBC/RS

A Socergs promoveu, de 26 de julho a 10 de agosto, uma campanha publicitária em Porto Alegre. O objetivo foi chamar a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, lembrado em 8 de agosto. A ação foi composta por 18 backbuzz em ônibus, que tradicionalmente percorrem a chamada “rota da saúde”, passando por mais de doze centros de atendimento e hospitais. A campanha contemplou ainda outdoor e bancas de revistas. A arte exibida é composta por um coração que ilustra, no seu topo, alimentos saudáveis, e na base, alimentos que aumentam o nível de colesterol. A peça destacou a importância da prevenção e de se consultar com um médico cardiologista.

 

SBC/SE

Membros reunem-se para definir estratégias da Campanha de Combate ao Colesterol

SBC/SE

Os membros da SBC/SE se reuniram no dia 29 de julho, momento em que foram definidas as estratégias para a Campanha de Combate ao Colesterol, bem como a data do segundo Clube do Cardiologista. O evento reúne cardiologistas e médicos de outras especialidades para um debate sobre temas relevantes, sendo uma ótima oportunidade de atualização científica e também de integração social.

 

SBC/SP

Programas inovadores serão implementados para prevenção de doenças cardiovasculares

SBC/SP

A Socesp examinou os dados de mortalidade cardiovascular entre 2002 e 2011 no estado e concluiu que a principal causa de morte, doença isquêmica do coração, bem como acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, não foi modificada durante esse período, observando-se apenas maior distribuição das mortes por DAC nas grandes cidades e municípios ao seu redor. O AVC e a IC foram importantes causas de morte nos pequenos municípios, principalmente de menor IDH. “Por meio de ações conjuntas elaboradas pela Socesp, Secretaria Estadual e municípios, programas inovadores estarão sendo implementados nos próximos meses, visando mudanças nesse panorama”, conta

 

SBC/DERC

Departamento participou ativamente de Congresso da ESC

SBC/DERC

No Congresso da ESC, em Barcelona, o DERC esteve representado ativamente. Além de seleção dos temas livres, alguns dos membros do Departamento fizeram parte de mesas, discussões de pôsteres e, finalmente, da Força Tarefa em Prevenção Cardiovascular, organizada pelo Council of Prevention da ESC, para parcerias com alguns países convidados: Brasil, Japão, Rússia e Índia. Outra interessante reunião foi a que criou o Grupo de Pesquisadores em Cardiologia do Esporte da ESC, liderados por Sanjai Sharma, de Londres, que foi convidado do Congresso do DERC, em 2013, na cidade de Porto Alegre. O Brasil Prevent, em 11 de dezembro em Recife, e o Euro Prevent, em maio em Lisboa, serão os encontros científicos para implementação de ações preventivas.

 

SBC/SBHCI

Inscrições abertas para o Curso Anual de Revisão

SBC/SBHCI

Em 24 e 25 de outubro, acontece mais uma edição do Curso Anual de Revisão em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, no Hotel Pulmann São Paulo, no Ibirapuera, capital paulista. Os interessados podem se inscrever, a partir de setembro, por meio do site: www.sbhci.org.br. Nos mesmos moldes dos encontros anteriores, o evento abarcará os principais temas da área. É uma oportunidade especial para rever conceitos práticos e teóricos das especialidades, para Prova de Título e também para atualização profissional. O Curso de Revisão vale oito pontos no processo de certificação da Comissão Nacional de Acreditação (CNA) da AMB/CFM para as áreas de cardiologia, clínica médica, cardiologia pediátrica, cardiologia intervencionista e hemodinâmica.

 

SBC/SBCCV

Mais de trinta cidades brasileiras confirmam participação no Dia do Portador de Marcapasso

SBC/SBCCV

Mais de trinta cidades brasileiras já confirmaram participação no Dia do Portador de Marcapasso, que será realizada em 23 de setembro. A iniciativa do DECA - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da SBCCV – visa dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, seus familiares e amigos. Paralelo a isso, a ação também tem o objetivo de alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que precisam desses dispositivos e ao profissional médico, principalmente no Sistema Único de Saúde, uma vez que atualmente muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br