• Ano: XXII

  • Número: 153

  • Mês: Abril

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF


Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
A solidez, a transparência e a competência das Instituições
(+) Leia Mais

Angelo de Paola participa de audiência pública na Câmara dos Deputados
Representando a SBC, o presidente da entidade falou à Comissão Parlamentar que investiga a comercialização de próteses e órteses
 
(+) Leia Mais

Com vagas esgotadas, curso AHFALS da SBC foi ministrado durante o Congresso Português de Cardiologia
Curso será ministrado também no European Congress of Cardiology, a ser realizado em agosto, em Londres
(+) Leia Mais

WHF e SBC se reúnem para montar plano de redução de 25% da mortalidade cardíaca até 2025
Uma segunda etapa do projeto já está programada para setembro
(+) Leia Mais

A relação médico-paciente está cada dia mais complexa. O Jornal SBC ouviu a opinião do advogado especializado Walter Ceneviva
Motivo do aumento do número de ações judiciais é mudança do relacionamento do médico com o paciente

(+)
Leia Mais

Entrevistas com os presidentes de Goiás, Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte
Confira na íntegra as entrevistas
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/CE

XXI Congresso Cearense de Cardiologia será realizado em Fortaleza

SBC/CE

Será em Fortaleza, nos dias 6 e 7 de agosto, o XXI Congresso Cearense de Cardiologia, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro. O tema do evento será a “Cardiologia no Contexto Multidisciplinar: uma Coesão de Conhecimentos”, que rememora a finalidade do Congresso em agregar os saberes dos diversos profissionais que lidam com a Cardiologia. O Congresso será presidido por Ana Aécia Alexandrino e terá na comissão científica Maria Tereza Sá Leitão. O congresso contará com renomados cardiologistas locais, além de nomes nacionais, como José Ramires.

 

SBC/PA

Ação Bem-Estar Global acontecerá em Belém

SBC/PA

Belém do Pará é uma das cidades brasileiras escolhidas para participar da ação Bem- Estar Global, em 24 de abril, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Sociedade Paraense de Cardiologia e a Rede Globo. Durante o evento serão feitos: aferição da pressão arterial, dosagem de glicemia, medida da circunferência abdominal, simulação do Treinamento de Emergências Cardiovasculares para Leigos (TECA L). O programa será transmitido ao vivo para todo o país.

 

SBC/PE

VI Cardiovale aconteceu durante os dias 20 e 21 de março

SBC/PE

Petrolina recebeu o Cardiovale, entre os dias 20 e 21 de março. O VI Cardiovale – Simpósio de Cardiologia do Vale do São Francisco, apoiado pela SBC/PE, discutiu temas como prevenção cardiovascular primária, ecocardiografia, medicina baseada em evidência, entre outros, além de um painel para os médicos e alunos locais que apresentaram seus trabalhos. Entre os palestrantes, estavam programados: João Lima, professor titular de Medicina, Radiologia e Epidemiologia da Johns Hopkins University; Luís Cláudio Correia, professor livre-docente em Cardiologia da UFBA; Catarina Cavalcanti, da SBC/PE e Sérgio Montenegro, vicepresidente da SBC.

 

SBC/RJ

Regional lança novo periódico

SBC/RJ

 

Socerj lança novo periódico. Depois do sucesso obtido com a Revista Brasileira de Cardiologia, a Estadual, em consonância com as novas diretrizes de internacionalização do Scielo, lança um novo periódico: International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS). O IJCS será publicado bimestralmente em formato bilíngue eletrônico e impresso, focando na publicação de manuscritos sobre temas cardiovasculares com ênfase em artigos originais, que contemplem epidemiologia, estudos multidisciplinares, avaliações de qualidade assistencial, desenhos de ensaios clínicos e pesquisas em Cardiologia. Acesse o novo periódico no endereço: http://www.onlineijcs.org. A Socerj convida a toda a comunidade médica científica a submeter artigos.

 

SBC/RS

Diretor científico da Socergs participou do "Jornal do Almoço"

SBC/RS

O diretor científico da Socergs, Mário Wiehe, em 10 de fevereiro, participou do “Jornal do Almoço”, telejornal local bastante tradicional transmitido pela RBSTV, afiliada da TV Globo. Ele reforçou o alerta iniciado pela Estadual em janeiro sobre a importância do ajuste sazonal dos remédios para pressão alta. Mário Wiehe explicou que no verão a tendência é haver uma redução na pressão arterial, ao contrário do inverno, quando tende a subir. Por isso, há necessidade de fazer uma revisão médica no início de cada uma dessas estações. O diretor científico ressaltou ainda que, além de tonturas e desmaios, pacientes idosos, em especial, podem ter complicações mais graves, como AVC.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br