• Ano: XXII

  • Número: 157

  • Mês: Agosto

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF


Versão PDF

Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
A Qualidade e a União
(+) Leia Mais

Com 800 congressistas, simpósios conjuntos, Quiz e apresentação do SAVIC, Brasil brilhou no ESC 2015
Para Angelo de Paola, Cardiologia brasileira teve papel de destaque e aproveitou a oportunidade de interagir com as demais sociedades
 
(+) Leia Mais

Curso Nacional de Reciclagem é opção de preparação para a prova de TEC
Coordenador de Educação Continuada, Estêvão Figueiredo, explica as vantagens do sistema eletrônico de ensino
(+) Leia Mais

Consulta pública discute obrigatoriedade de as seguradoras pagarem por angiotomografia computadorizada do coração
Emilio Zilli, que preside da CBHPM, crê que, com José Carlos Abraão na Agência Nacional de Saúde Suplementar, reivindicações médicas serão mais atendidas
(+) Leia Mais

Prevenção
Corredor que teve parada cardíaca participa do TECA L no Rio
(+) Leia Mais

70º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Escolha de palestrantes contemplou o melhor de cada estado e região do país

(+)
Leia Mais

Regionais
Nesta edição, entrevista com os presidentes das Estaduais de Alagoas, Distrito Federal e São Paulo
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/ES

Confira a programação da regional nos meses de abril e junho

SBC/ES

Nos dias 24 e 25 de abril, a SBC/ES realizou em Vitória o I Simpósio de Fibrilação Atrial. Além de palestrantes locais, convidados especialistas no assunto, Dalmo Antonio Moreira e Luiz Pereira de Magalhães, estiveram presentes. O evento foi prestigiado por cerca de 90 profissionais e contou com o apoio da Sobrac.

Em 19 de junho foi realizada a I Reunião dos Ecocardiografistas do Espírito Santo. Fanilda Souto Barros, de Vitória (ES), discursou sobre as recomendações do SBC/DIC para avaliação de doenças ateroscleróticas em carótidas e vertebrais, enquanto Silvio Henrique Barberato, de Curitiba (PR), abordou as principais mudanças para ecocardiografia de adultos.

Dias 3 e 4 de junho aconteceu a III Jornada Sul Capixaba de Atualização em Cardiologia da SBC/ES, em Cachoeiro do Itapemirim, sob organização e coordenação de Andressa Mussi Soares.

 

SBC/PE

XXIV Congresso contará com presença de palestras internacionais

SBC/PE

A Estadual realiza, entre 13 e 15 de agosto, o XXIV Congresso Pernambucano de Cardiologia. Este ano, o evento acontece conjuntamente com o 8th International Congress of Cardiovascular Diseases (ICCD), presidido por Hilton Chaves. Essa configuração garante a presença de nomes de peso da cena internacional, de Dubai, Estados Unidos, Índia, Rússia, Inglaterra, entre outros, e também nacional.

 

SBC/PR

Curitiba receberá o 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia

SBC/PR

Curitiba recebe, entre os dias 18 e 21 de setembro, o 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Quem recepcionará os cardiologistas de todo país será a diretoria da regional Paraná. “Ficamos felizes em mais uma vez reforçar nossa posição como centro divulgador da ciência e da troca de experiência entre os médicos. A Cardiologia paranaense receberá com imensa alegria todos que vierem abrilhantar este grande congresso”, afirma o presidente da SPC, Osni Moreira Filho. Os cardiologistas e suas famílias terão oportunidade de imersão na cultura local, visitando pontos turísticos da capital, como parques, museus, shoppings, restaurantes e a Feira do Largo da Ordem, que ocorre aos domingos.

 

SBC/RJ

Prevenindo a morte súbita cardíaca será tema de 12º Congresso

SBC/RJ

 

Vêm aí o 12º Congresso Fluminense de Cardiologia da Socerj, de 22 a 24 de outubro na cidade de Búzios/RJ. Nesse ano, o evento terá como tema: “Prevenindo a morte súbita cardíaca”. Venha conciliar a atualização do conhecimento científico com as belezas naturais do mais famoso balneário do Brasil. Informações: www.socerj.org.br

 

SBC/TO

VIII Congresso terá Curso ECG 7 passos

SBC/TO

O VIII Congresso Tocantinense de Cardiologia será em 21 e 22 de agosto e no dia 21 de agosto o pré-congresso Curso ECG 7 passos. Ambos no Palacius Real em Gurupi/TO. Informações: sbc-to@cardiol.br ou telefone (63) 9987-5899 com Sebastião.

 

SBC/DA

Campos do Jordão recebe XV Congresso Brasileiro de Aterosclerose

SBC/DA

 

O Departamento de Aterosclerose realizou nos dias 14 e 15 de agosto o XV Congresso Brasileiro de Aterosclerose. O local escolhido foi a cidade de Campos do Jordão. Para ver a programação completa, fotos do evento e demais informações, acesse o site: www.aterosclerose2015.com.br Não perca o tradicional Simpósio Anual de Aterosclerose, que ocorrerá por ocasião do 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia. O Simpósio será no dia 18 de setembro, das 15h às 18h30, no Expotrade Convention Center, Auditório 7, na cidade de Curitiba/PR. Para acompanhar as informações sobre a programação, que contará com palestrante internacional, acesse: http:// departamentos.cardiol.br/sbc-da/

 

SBC/DCC

DCC realizará Simpósio durante o 70º CBC

SBC/DCC

Na sexta-feira, dia 18 de setembro, das 15h às 18h30, será realizado o tradicional simpósio do Departamento de Cardiologia Clínica (DCC), como atividade especial pré-congresso no 70º CBC. Mantendo o enfoque que obteve sucesso nos simpósios anteriores do DCC, o tema “Medicina baseada em narrativas e o cardiologista clínico” será abordado por meio de discussão de casos clínicos com renomados especialistas nas áreas de Coronariopatia, Doença Orovalvar, Cardio-Oncologia e comorbidades frequentes no dia-a-dia do cardiologista, tais como obesidade mórbida, depressão, diabetes e apneia do sono. A inscrição no evento é gratuita, podendo ser realizada no ato de inscrição para o Congresso.

 

SBC/SOBRAC

Confira as notícias do Departamento

SBC/SOBRAC

 

O Departamento de Arritmias da SBC, além de ter participado ativamente da organização dos temas científicos do congresso nacional, realizará o Simpósio de Arritmia e Estimulação Cardíaca da Sobrac no curso pré-congresso em Curitiba/ PR. Também realizou sessão conjunta com a European Heart Rhythm Association durante o congresso Europace, em Milão, Itália, em junho. Nesta oportunidade, que estreita a relação entre a Sobrac e as sociedades internacionais, observouse importante interesse dos congressistas em participar do evento sobre fibrilação atrial e prevenção de fenômenos embólicos, e que contou com a participação de Gregory Lip e Kirchhof da Inglaterra, e colegas do Brasil, como Eduardo Saad e Márcio Figueiredo. Também ratificamos o convite para que os colegas da SBC participem do Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas em 2015, que será em São Paulo/SP, de 4 a 6 de novembro.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br