• Ano: XXII

  • Número: 150

  • Mês: Janeiro

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF


Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
2015: Incertezas, ajustes e certezas
(+) Leia Mais

Um ano de gestão: As 10 ações estratégicas mais importantes de 2014
Dez ações sistêmicas da Diretoria da SBC
 
(+) Leia Mais

Primeiro curso do TECA L é ministrado em São Paulo
Duas turmas fizeram o treinamento com a presença até de jornalistas
(+) Leia Mais

Quais as vacinas que devem ser indicadas antes de uma viagem?
Presidente da Sociedade de Imunizações, Monica Levi, orienta que vacina tem que ser ministrada duas semanas antes do embarque
(+) Leia Mais

Prefeitura de Curitiba abre as portas para o Congresso Brasileiro de Cardiologia
Na reunião foi destacada a importância econômica do evento para a cidade e os cursos que a SBC pode oferecer ao pessoal de Saúde local

(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos
Confira os balanços de 2014 e as perspectivas para 2015
(+)
Leia Mais

SBC na Mídia
SBC participa do “Bem-Estar Global” e do “Record na Rua”
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/BA

Regional lança calendário para o ano de 2015

SBC/BA

A Estadual lançou o calendário de eventos para 2015, no dia 12 de novembro, num café da manhã com representantes da indústria farmacêutica e de equipamentos. Dentre a programação já definida destaque para o 27º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, que será de 27 a 30 de maio, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador. O encontro contou com a participação de diretores regionais. Mário Rocha, presidente da SBC/BA, iniciou os trabalhos com saudações de boas-vindas, ressaltando a importância em manter fortalecida a relação com os patrocinadores. O diretor de Comunicação, Nivaldo Filgueiras, conduziu a apresentação do Book Comercial.

 

SBC/GO

XXIV Congresso Goiano de Cardiologia é realizado em Goiânia

SBC/GO

Entre os dias 6 e 8 de novembro, Goiânia reuniu renomados especialistas da Cardiologia brasileira. Eles participaram do XXIV Congresso Goiano de Cardiologia. Fizeram parte da Comissão Científica do Congresso: Aguinaldo Freitas Jr., Thiago Veiga Jardim, Leonardo Sara da Silva, Humberto Graner, Salvador Rassi, Anis Rassi Jr., Sílvio Alessi, Geraldo Paulino Santana, dentre outros. Na ocasião, fóruns de discussões, além de mesas-redondas, minicursos de atualização, atividades de Hands On e oficinas teórico-práticas foram realizados com o objetivo de promover o conhecimento a partir da interatividade entre especialistas e plateia, discussão de casos clínicos reais e debates com um Heart Team.

 

SBC/PA

Pará recebeu XXIV Congresso Paraense de Cardiologia

SBC/PA

A Regional informa a realização do XXIV Congresso Paraense de Cardiologia, de 12 a 14 de novembro de 2014, no Hangar - Convenções & Feira da Amazônia e a Festa de Confraternização da SBC/PA, em 09 de janeiro no Pomme D'or Generalíssimo.

 

SBC/PE

Evento tem como objetivo difundir conhecimento sobre a doença de Chagas

SBC/PE

 

Entre os dias 12 e 14 de novembro, o projeto de extensão "Chagas: um grande coração", que atua no ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Procape, realizou, com o apoio da SBC/PE, o II Simpósio sobre Atenção Integral ao Paciente Portador de Doença de Chagas: Uma Abordagem Multidisciplinar. O evento, que teve como objetivo difundir o conhecimento sobre a doença de Chagas e arrecadar alimentos para o Ambulatório de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca do Procape/UPE, foi um sucesso atraindo cerca de 80 estudantes de medicina.

 

SBC/PI

Regional realizara I Debate Roda-Viva da SBC/PI - Geceti

SBC/PI

O I Debate Roda-Viva da SBC/PI - Geceti (Grupo de Estudos de Coronariopatias, Emergências e Terapia Intensiva da SBC) foi realizado no dia 29 de outubro com a entrevista do professor Gilson Feitosa Filho da Bahia.

 

SBC/PR

Sociedade Paranaense convida cardiologistas para 42º Congresso Paranaense de Cardiologia

SBC/PR

A Sociedade Paranaense de Cardiologia convida os cardiologiastas a participarem do 42º Congresso Paranaense de Cardiologia, principal evento da SPC, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, no Expo Unimed, em Curitiba. O evento tem por objetivo a atualização científica dos médicos, aprofundamento de temas do cotidiano cardiológico e a discussão de novas políticas públicas de saúde. "O Congresso é uma ótima oportunidade para debatermos os assuntos que não conseguimos conversar no dia a dia. Em nome da SPC, gostaria de ressaltar o convite para que todos venham prestigiar o evento", enfatiza o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Osni Moreira Filho.

 

SBC/RJ

Socerj realizará o ESC in Rio durante seu 32º Congresso

SBC/RJ

A Socerj tem como um dos seus objetivos o aprimoramento técnico e científico dos associados, através da realização de congressos regionais, reuniões mensais de atualização e programa de educação continuada para o interior do estado. Em 2015, a Estadual deu um grande passo estabelecendo uma parceria com a Sociedade Europeia de Cardiologia, notória pela sua preocupação em redução das Doenças Cardiovasculares (DCV) e elaboração de diretrizes que hoje norteiam a prática clínica. A realização do ESC in Rio é um grande avanço para termos expoentes da Cardiologia europeia discutindo com nossos associados o que há de mais atual no diagnóstico e tratamento das DCV. O ESC in Rio acontece durante o 32º Congresso Socerj, de 15 a 18 de abril.

 

SBC/RS

Primeira participação da Sociedade em Bem-Estar Global é um sucesso

SBC/RS

Foi um sucesso a primeira participação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com a Socergs, no Bem-Estar Global. A ação, em 14 de novembro no parque da Redenção em Porto Alegre, reuniu cardiologistas e estudantes, que realizaram exames com monoxímetro e treinamentos básicos de ressuscitação para agir em situações de emergência como infarto agudo do miocárdio, parada cardiorrespiratória, acidente vascular encefálico e asfixia. Na tenda, instalada no parque, foram distribuídas ainda cartilhas de conscientização e brindes. A iniciativa foi da Rede Globo, que além de promover a prestação de serviços na área da saúde transmitiu o programa Bem-Estar do local.

 

SBC/SE

Mais de 6 mil pessoas participam de Caminhada de Prevenção e Combate ao Diabetes

SBC/SE

No dia 1º de novembro, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, regional Sergipe, participamos da Caminhada de Prevenção e Combate ao Diabetes, com um público de mais de seis mil pessoas, entre pacientes e profissionais de saúde. Em 27 de novembro realizamos mais um Clube do Cardiologista, em um restaurante da cidade de Aracajú, e tivemos como convidado Marco Mota Gomes, que proferiu aula sobre pressão aórtica central.

 

SBC/SP

Socesp investiu em diversas mudanças em seu site

SBC/SP

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo investiu, em 2014, em diversas atualizações em seu site. Além do visual aperfeiçoado, que facilitou ainda mais o acesso e simplificou a navegação, foram disponibilizadas calculadoras médicas, como Clearence Creatinina, Risco AVC e Risco Cardiovascular Global. O destaque ficou para a interatividade com o desenvolvimento de uma área específica para o Projeto Capacitação, que permite a inscrição e o acompanhamento da programação de forma simples. Também foi possível o acesso às aulas on-line do Congresso e do Curso de Reciclagem, além da parceria inédita com a Secretaria de Saúde Estadual, onde aulas ao vivo sobre hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes e insuficiência cardíaca foram ministradas para cardiologistas e médicos da atenção básica de regiões distantes de grandes centros.

 

SBC/DCC

Site do GAPO foi totalmente modernizado

SBC/DCC

O site do GAPO foi modernizado, recentemente, com o acréscimo dos mais recentes artigos científicos relevantes para a medicina perioperatória. Ele pode ser acessado pelo portal da SBC ou diretamente no link: . Para tornar-se sócio, basta acessar o site e realizar o cadastro. Além disso, uma nova categoria para envio de trabalhos científicos, chamada de "perioperatório de operações não cardíacas", foi criada para o XXXVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp, especialmente para receber os trabalhos científicos sobre medicina perioperatória. O congresso será nos dias 4, 5 e 6 de junho, em São Paulo/SP.

 

SBC/DCC/CP

Estarão disponíveis no site do Departamento as palestras ministradas durante os XXII e XXIII Congressos

SBC/DCC/CP

Dentro da proposta de educação continuada para os sócios adimplentes do Departamento, estarão disponíveis no site do DCC/CP as palestras proferidas durante os XXII e XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, realizados em 2012 e 2014, respectivamente. Estarão também no site as aulas de morfologia cardíaca e de correlação com os métodos de imagem (RNM e AngioTC Cardíaca), elaboradas por Vera Aiello, Incor/USP e Valeria Moreira, Hcor/SP.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br