• Ano: XXII

  • Número: 156

  • Mês: Julho

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF


Versão PDF

Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Os associados - nossos maiores pilares institucionais
(+) Leia Mais

Diretoria propõe mudanças no estatuto para atender demanda dos associados e garantir transparência e mais serviços
Emílio Zilli explica que proposta racionaliza a gestão, valoriza a ética e compliance e prevê que eleitos para cargos da entidade não possam ter ganhos em palestras e simpósios
 
(+) Leia Mais

Segunda edição do Livro-texto da SBC chega mais concisa e com a participação dos Departamentos
Nova edição, atualizada após quatro anos, tornou a obra mais concisa e teve colaboração de todos os Departamentos
(+) Leia Mais

Assinado em Sevilha acordo que levará SAVIC a ser incorporado por todos os países da ESC
O Brasil se limitava a importar conhecimento e tecnologia dos países mais avançados, agora chegou o momento de exportar know how
(+) Leia Mais

Professor Protásio Lemos da Luz recebe o Prêmio Conrado Wessel em Medicina
Homenagem foi na Sala São Paulo em noite em que o físico José Goldemberg e a atriz Fernanda Montenegro também foram premiados
(+) Leia Mais

Prevenção
Início do TECA L no Rio e em São Paulo tem grande repercussão e cursos lotam

(+)
Leia Mais

70º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Brasil Prevent e Congresso Brasileiro de Cardiologia terão edições unificadas
(+)
Leia Mais

CJTEC
Edital da prova já está no www.cardiol.br
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/ES

Domingos Martins receberá o XXVII Congresso da SBC/ES

SBC/ES

O XXVII Congresso da SBC/ES será realizado nos dias 20 a 22 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Eco da Floresta, na cidade de Domingos Martins - Pedra Azul/ES. Mais informações: (27) 3315-4422 ou 3315-4423 ou e-mail: sbces@sbces.org.br.

 

SBC/MS

Nos dias 14 e 15 de agosto acontecerá o XIII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia

SBC/MS

O XIII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório do CREA/MS. Mais informações: (67) 3211-2201. A Diretoria da SBC/MS informa também que realizou a Campanha “Eu Sou 12 por 8”, no dia 9 de maio, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande/MS.

 

SBC/PE

Primeiro Simpósio de Valvopatia foi um sucesso

SBC/PE

A Estadual realizou, nos dias 22 e 23 de maio, no Mar Hotel Conventions, o seu primeiro Simpósio de Valvopatia. O evento teve a participação destacada de profissionais renomados nacional e internacionalmente na área, como o cirurgião cardíaco português Manuel Antunes, e a chefe do Setor de Valvopatias do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Auristela Ramos. O evento, organizado por Pedro Salerno (Departamento de Cirurgia Cardiovascular da SBC/PE) e Diana Lamprea (Departamento de Valvopatia), foi um sucesso, com inscrições esgotadas. Segundo a presidente da SBC/PE, Catarina Cavalcanti, o alto nível das palestras chamou a atenção, além da participação massiva de cardiologistas clínicos, pediátricos e também de cirurgiões cardíacos.

 

SBC/PI

Cerca de 25 voluntários participaram de ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco

SBC/PI

 

A SBC/PI promoveu, no Parque Potycabana, ação pelo Dia Mundial sem Tabaco. Foram realizados testes de glicemia, caminhadas, avaliações com educador físico, orientações, e feitas demonstrações de dois pulmões humanos – de um fumante e outro de um não fumante. Participaram das atividades cerca de 25 voluntários que atenderam a população. A SBC/ PI teve como parceiras a Secretaria da Saúde Estado do Piauí, o Hospital Itacor e a Faculdade Santo Agostinho.

 

SBC/PR

42º Congresso Paranaense de Cardiologia contou com a participação de 600 especialistas

SBC/PR

Para conscientizar a população dos riscos das doenças cardiovasculares e oferecer conteúdo científico para o aperfeiçoamento dos médicos do Paraná, a Estadual promoveu, no primeiro semestre, o 42º Congresso Paranaense de Cardiologia e a ação de rua para prevenção e combate à Hipertensão. O Congresso, que ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba, contou com a presença de 600 especialistas, que tiveram a oportunidade de discutir situações do cotidiano da Cardiologia paranaense. Na campanha de hipertensão, 580 pessoas que passavam pela Boca Maldita, também na capital, aferiram a pressão, realizaram exames de glicose e esclareceram suas dúvidas sobre a doença.

 

SBC/RS

Regional realizada ações publicitárias alusivas ao Dia Mundial Contra o Tabaco

SBC/RS

 

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul desenvolveu ações publicitárias alusivas ao Dia Mundial Contra o Tabaco, lembrado em 31 de maio. Ônibus da capital gaúcha circularam com mensagens de conscientização. Inserções nas principais emissoras de rádio local alertaram também para os malefícios causados pelo fumo e a importância de eliminar o mau hábito. Segundo o IBGE, o RS tem um índice de 14,2% de usuários, sendo o terceiro Estado com o maior número de usuários do tabaco ou derivados no Brasil. Já dados do Ministério da Saúde mostram que Porto Alegre é a capital que lidera o ranking nacional de consumo de cigarros, mesmo com a queda do índice de 18,2% em 2012 para 16,5% em 2014.

 

SBC/SC

Regional realizara I Jornada Catarinense de Cardiorreumatologia

SBC/SC

A Estadual, em conjunto com a Sociedade Catarinense de Reumatologia, realizou no dia 16 de maio, em Florianópolis/SC, a “I Jornada Catarinense de Cardiorreumatologia”. O evento, que apresentou discussão de elevado nível, foi um sucesso de público e demonstra a importância da aproximação da SBC/SC com outras sociedades de especialidade para a discussão de temas afins.

 

SBC/SP

A partir de julho, SBC/SP inciará trabalho fundalmental para o tratamento das doenças do coração

SBC/SP

 

A Estadual, a partir de julho, dará início a um trabalho fundamental para aprimoramento do diagnóstico, da prevenção e do tratamento das doenças do coração no estado. Otávio Berwanger, da Diretoria da Socesp, explica: “já sabemos que os infartos são mais frequentes nas periferias dos grandes centros urbanos, enquanto a insuficiência cardíaca e o derrame matam mais nas regiões menos desenvolvidas. Agora daremos início a um processo de pesquisa que nos permitirá descobrir o porquê disso. As respostas que obtivermos vão nos abrir uma possibilidade inédita de planejar, junto com o poder público, as melhores ações em termos de redes de cuidado, oferta de intervenções, estratégias de capacitação tanto para os especialistas quanto para os não especialistas”.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br