Ano: XXII
Número: 156
Mês: Julho
            
					                
                    
                    
                    
                    
                    
                    
                    
              
                
						
  | 
					
						
  | 
					
| 
						 
						
						Segunda edição do
						Livro-texto da SBC
						chega mais concisa
						e com a participação
						dos Departamentos
												  | 
					
| 
						 
						
						Assinado em Sevilha acordo que
						levará SAVIC a ser incorporado
						por todos os países da ESC  | 
					
| 
						 
						
						Professor Protásio Lemos da Luz
						recebe o Prêmio Conrado Wessel
						em Medicina  | 
					
| 
						 
						
						Prevenção
						  | 
					
| 
						 
						
						70º Congresso Brasileiro
						de Cardiologia  | 
					
| 
						 
						
						CJTEC  | 
					
SBC/ESDomingos Martins receberá o XXVII Congresso da SBC/ES 
				             SBC/ES 
			                 O XXVII Congresso da SBC/ES será realizado nos dias 20 a 22 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Eco da Floresta, na cidade de Domingos Martins - Pedra Azul/ES. Mais informações: (27) 3315-4422 ou 3315-4423 ou e-mail: sbces@sbces.org.br. 
  | 
                           
	                        SBC/MSNos dias 14 e 15 de agosto acontecerá o XIII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia 
							SBC/MS 
	                        O XIII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório do CREA/MS. Mais informações: (67) 3211-2201. A Diretoria da SBC/MS informa também que realizou a Campanha “Eu Sou 12 por 8”, no dia 9 de maio, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande/MS. 
  | 
              
SBC/PEPrimeiro Simpósio de Valvopatia foi um sucesso 
							SBC/PE 
	                        A Estadual realizou, nos dias 22 e 23 de maio, no Mar Hotel Conventions, o seu primeiro Simpósio de Valvopatia. O evento teve a participação destacada de profissionais renomados nacional e internacionalmente na área, como o cirurgião cardíaco português Manuel Antunes, e a chefe do Setor de Valvopatias do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Auristela Ramos. O evento, organizado por Pedro Salerno (Departamento de Cirurgia Cardiovascular da SBC/PE) e Diana Lamprea (Departamento de Valvopatia), foi um sucesso, com inscrições esgotadas. Segundo a presidente da SBC/PE, Catarina Cavalcanti, o alto nível das palestras chamou a atenção, além da participação massiva de cardiologistas clínicos, pediátricos e também de cirurgiões cardíacos. 
  |                                           
                     
                        	SBC/PICerca de 25 voluntários participaram de ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco 
							SBC/PI 
                        	
 A SBC/PI promoveu, no Parque Potycabana, ação pelo Dia Mundial sem Tabaco. Foram realizados testes de glicemia, caminhadas, avaliações com educador físico, orientações, e feitas demonstrações de dois pulmões humanos – de um fumante e outro de um não fumante. Participaram das atividades cerca de 25 voluntários que atenderam a população. A SBC/ PI teve como parceiras a Secretaria da Saúde Estado do Piauí, o Hospital Itacor e a Faculdade Santo Agostinho. 
  | 
                  
SBC/PR42º Congresso Paranaense de Cardiologia contou com a participação de 600 especialistas 
							SBC/PR 
	                        Para conscientizar a população dos riscos das doenças cardiovasculares e oferecer conteúdo científico para o aperfeiçoamento dos médicos do Paraná, a Estadual promoveu, no primeiro semestre, o 42º Congresso Paranaense de Cardiologia e a ação de rua para prevenção e combate à Hipertensão. O Congresso, que ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba, contou com a presença de 600 especialistas, que tiveram a oportunidade de discutir situações do cotidiano da Cardiologia paranaense. Na campanha de hipertensão, 580 pessoas que passavam pela Boca Maldita, também na capital, aferiram a pressão, realizaram exames de glicose e esclareceram suas dúvidas sobre a doença. 
  |  
	                        
	                        SBC/RSRegional realizada ações publicitárias alusivas ao Dia Mundial Contra o Tabaco 
							SBC/RS 
                        	
 A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul desenvolveu ações publicitárias alusivas ao Dia Mundial Contra o Tabaco, lembrado em 31 de maio. Ônibus da capital gaúcha circularam com mensagens de conscientização. Inserções nas principais emissoras de rádio local alertaram também para os malefícios causados pelo fumo e a importância de eliminar o mau hábito. Segundo o IBGE, o RS tem um índice de 14,2% de usuários, sendo o terceiro Estado com o maior número de usuários do tabaco ou derivados no Brasil. Já dados do Ministério da Saúde mostram que Porto Alegre é a capital que lidera o ranking nacional de consumo de cigarros, mesmo com a queda do índice de 18,2% em 2012 para 16,5% em 2014. 
  | 
                  
SBC/SCRegional realizara I Jornada Catarinense de Cardiorreumatologia 
							SBC/SC 
	                        A Estadual, em conjunto com a Sociedade Catarinense de Reumatologia, realizou no dia 16 de maio, em Florianópolis/SC, a “I Jornada Catarinense de Cardiorreumatologia”. O evento, que apresentou discussão de elevado nível, foi um sucesso de público e demonstra a importância da aproximação da SBC/SC com outras sociedades de especialidade para a discussão de temas afins. 
  |  
	                        
	                        SBC/SPA partir de julho, SBC/SP inciará trabalho fundalmental para o tratamento das doenças do coração 
							SBC/SP 
                        	
 A Estadual, a partir de julho, dará início a um trabalho fundamental para aprimoramento do diagnóstico, da prevenção e do tratamento das doenças do coração no estado. Otávio Berwanger, da Diretoria da Socesp, explica: “já sabemos que os infartos são mais frequentes nas periferias dos grandes centros urbanos, enquanto a insuficiência cardíaca e o derrame matam mais nas regiões menos desenvolvidas. Agora daremos início a um processo de pesquisa que nos permitirá descobrir o porquê disso. As respostas que obtivermos vão nos abrir uma possibilidade inédita de planejar, junto com o poder público, as melhores ações em termos de redes de cuidado, oferta de intervenções, estratégias de capacitação tanto para os especialistas quanto para os não especialistas”. 
  | 
                  
            Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br