• Ano: XXII

  • Número: 155

  • Mês: Junho

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF


Versão PDF

Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Meritocracia, transparência e dedicação: Valores e reconhecimentos inquestionáveis
(+) Leia Mais

Cursos da SBC poderão ser adotados pela residência médica em todo o Brasil: Apoio do CNRM e da Ebserh
Este é mais um objetivo atingido pela atual Diretoria para consolidar os cursos de origem nacional junto aos órgãos oficiais e acreditadores do país
 
(+) Leia Mais

SBC inicia projeto de recadastramento de seus associados
Quem se recadastrar até 17 de agosto concorrerá a três inscrições grátis para o Congresso de Curitiba
(+) Leia Mais

Telefone 0800 vai evitar gastos ao associado
Diretor administrativo explica que contrato inicial com Embratel disponibiliza 15 mil minutos e pode ser ampliado
(+) Leia Mais

Prevenção
Demonstrações do TECA L são feitas em Belém durante programa da TV Globo

(+)
Leia Mais

70º Congresso Brasileiro de Cardiologia
Curitiba se prepara para receber cardiologistas de todo o país
(+)
Leia Mais

Educação
Cardiologista mineiro se surpreende com qualidade do Treinamento da SBC
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/CE

Regional realizada Seminário de Doença Cardiovascular na Mulher

SBC/CE

A Estadual realizou, em parceria com o Departamento da Mulher, o Seminário de Doença Cardiovascular na Mulher, nos dias 22 e 23 de maio. O evento contou com a participação de Maria Alayde Mendonça, Regina Coeli Marques, Elisabeth Caetano, Elisabeth Alexandre e Ivan Romero Rivera. Foram abordados temas como: Ecocardiografia fetal, Mortalidade materna, Mulher diabetes e o coração, Prevenção cardiovascular na mulher, Hormonioterapia na mulher, dentre outros. O seminário teve a presença de cardiologistas, médicos residentes e acadêmicos de Medicina, sendo realizado no Hospital Carlos Alberto Studart e na Universidade Christus.

 

SBC/ES

A cidade de Domingos Martins receberá o XXVII Congresso da SBC/ES

SBC/ES

A Estadual iniciou a etapa final da organização do XXVII Congresso da SBC/ES, evento mais importante e esperado da Cardiologia do Espírito Santo, que será nos dias 20 a 23 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Eco da Floresta, na cidade de Domingos Martins/Pedra Azul/ES. Mais informações: (27) 3315-4422 / 3315-4423 ou e-mail: sbces@sbces.org.br

 

SBC/PI

Regional realiza Campanha #EuSou12por8

SBC/PI

O VII Curso de ECG da SBC/PI foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril. O evento contou com 120 participantes.

A Liga Acadêmica de Cardiologia da Universidade Federal do Piauí realizou no Hospital Universitário a campanha #EuSou12por8 para o combate e prevenção da HAS em parceria com a IFMSA, a SBC/PI, e participação especial da Nutrição. A dinâmica da campanha funcionou como um circuito. Cada visitante inicialmente recebia uma explicação prévia sobre o que é a HAS.

Em seguida foi feita a anamnese seguida de exame físico de cada visitante: medida a altura, peso, IMC, circunferência abdominal e, por fim, foi aferida a pressão arterial. Num segundo momento foi feita a dosagem da glicemia capilar. Após essa avaliação clínica, o participante recebia orientações.

 

Campanha para Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial

 

SBC/RJ

ESC in Rio recebe 600 cardiologistas

SBC/RJ

 

No dia 18 de abril foi realizado o ESC in Rio, resultante da parceria entre a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade Europeia de Cardiologia. Quatorze especialistas, de ambas as sociedades, discutiram com a plateia o que há de mais atual e relevante em sete áreas do conhecimento de grande impacto na Cardiologia: hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose, imagem, intervenção, síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca e arritmias com ênfase em fibrilação atrial. O evento foi um grande sucesso e reuniu cerca de 600 cardiologistas de vários estados do Brasil que participaram atualizando‑se e trocando experiências com nossos colegas europeus.

 

ESC in Rio

 

SBC/RN

600 profissionais participam de XVIII Congresso Norte-rio-grandense

SBC/RN

O XVIII Congresso Norte-rio-grandense de Cardiologia, realizado em Natal, em abril, reuniu cerca de 600 profissionais. Médicos, estudantes e profissionais de Enfermagem, Nutrição, Educação física e Fisioterapia participaram de jornadas oferecidas no evento. “Ficamos muito satisfeitos. Conseguimos reunir grandes nomes da Cardiologia para discutimos avanços da especialidade” disse Fábio Mastrocolla, presidente do Congresso. Participaram do evento importantes nomes da Cardiologia nacional, como Álvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e Luis Eduardo Mastrocolla. O lançamento da campanha 25X25 e a importância de exames clínicos antes do início da atividade física foram debatidos.

 

XVIII Congresso Norte-rio-grandense de Cardiologia

 

SBC/SC

Florianópolis recebeu I Jornada Catarinense de Cardiorreumatologia

SBC/SC

 

A I Jornada Catarinense de Cardiorreumatologia foi organizada em 16 de maio na Sala Leonardo da Vinci, do Hotel Il Campanario Villaggio, em Florianópolis. O evento da SBC/SC e da Sociedade Catarinense de Reumatologia teve como público-alvo clínicos, reumatologistas, cardiologistas e residentes.

 

SBC/DA

Inscrições abertas para o XV Congresso

SBC/DA

Estão abertas as inscrições para o XV Congresso Brasileiro de Aterosclerose. Acesse o site oficial e veja todas as informações, programação científica e palestrantes convidados: www.aterosclerose2015.com.br

 

SBC/DEIC

Inovação é principal foco do XIV Congresso

SBC/DEIC

 

De 18 a 20 de junho será realizado na cidade do Rio de Janeiro o XIV Congresso do Departamento de Insuficiência Cardíaca. O programa abordará temas básicos no diagnóstico e tratamento da IC e terá como foco principal a inovação, envolvendo avanços em recursos farmacológicos, suporte circulatório e na genética com aplicação clínica. O Congresso terá especial enfoque multidisciplinar, envolvendo nutrição, reabilitação, cuidados paliativos, manuseio dos distúrbios emocionais, e o presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia será um dos convidados internacionais. As oficinas terapêuticas e o consagrado SAVIC permitirão treinamento prático na abordagem terapêutica da IC.

 

SBC/DERC

Departamento realizará Simpósio Internacional

SBC/DERC

O Simpósio Internacional do Derc será em sala de 400 a 600 lugares dia 18 às 15h, no Congresso SBC, em Curitiba. Teremos uma Prova para título de Habilitação em Ergometria, validado pela AMB e SBC e valorizado por vários convênios. Outra prova será no Congresso Derc em Recife, já confirmados convidados internacionais. O Derc manteve atuação intensa no CFM/ Câmara Técnica em Medicina do Esporte com Nabil Ghorayeb e Serafim Borges. E ainda o presidente do Derc, Nabil Ghorayeb, participou de Workshop de treinamento e esclarecimentos de assuntos/termos médicos para toda equipe de jornalistas do esporte da Rede Globo.

Nabil Ghorayeb participa de workshop na TV Globo

O presidente do DERC, Nabil Ghorayeb, participará do ESC 2015 como palestrante do “Symposium Session: Sudden Death/ Ressuscitation”, que tem como um dos coordenadores Sérgio Timerman. Também farão parte da mesa: D. Zideman, da Inglaterra; J. Brugada, da Espanha e C. Hassager, da Dinamarca. O tema será “World Cup 2014 in Brazil, Summary of Emergency Care”, para o qual dados de oito hospitais foram coletados antes, durante e após os jogos do Brasil. O estudo teve a participação determinante de colegas do DERC do PR, RS, MG e SP e a fundamental parceria na coordenação do estudo do Centro de Pesquisas do Instituto Dante Pazzanese, dirigido por Álvaro Avezum.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br