• Ano: XXII

  • Número: 154

  • Mês: Maio

Versão móvel


 


Baixe o APP do Jornal SBC para iPads e tablets Android.


Versão eletrônica


Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF


Versão PDF

Sala de Espera


Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Oportunidades e responsabilidades intransferíveis para a sustentabilidade institucional
(+) Leia Mais

SBC influi na formulação das políticas de saúde por meio da Diretoria de Relações Governamentais
Diretor Luiz Scala e membros da Diretoria já se reuniram com os ministros Aldo Rebelo, Artur Chioro, Eleonora Menicucci e com lideranças do Congresso
 
(+) Leia Mais

Curso Best of ACC 2015, em Miami, teve participação de palestrantes brasileiros
Angelo de Paola, José Carlos Nicolau e Marcia Barbosa foram convidados como palestrantes do Bringing Science to Clinical Practice
(+) Leia Mais

Programa TECA foi apresentado à Diretoria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Iniciativa faz parte do esforço de fazer que médicos, voluntários e pessoal de Saúde da Olimpíada seja treinado pelo programa da SBC
(+) Leia Mais

Doze regionais participam de capacitação para o TECA A
Próximos cursos treinarão pessoal das demais regionais e também dos hospitais universitários e de ensino

(+)
Leia Mais

Congresso Brasileiro de Cardiologia
Prazo para inscrição com desconto do Congresso de Curitiba termina em 31 de julho
(+)
Leia Mais

Regionais
Entrevistas com os presidentes das Regionais de Minas Gerais, do Mato Grosso, do Piauí e de Tocantins
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/ES

Hotel Eco da Floresta recebe XXVII Congresso

SBC/ES

O XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Espírito Santo será realizado de 20 a 23 de agosto, no Hotel Eco da Floresta, na região de Pedra Azul. Este é o principal evento da Cardiologia do estado, que anualmente reúne os principais especialistas do Espírito Santo e estados vizinhos. Mais informações no site: http://sociedades.cardiol.br/es/ ou contatar pelo e-mail: sbces@scbes.org.br e telefones: (27) 3315- 4422 / 3315-4423.

 

SBC/MS

XIII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia será realizado em agosto

SBC/MS

A Estadual irá realizar o XIII Congresso Centro- Oeste de Cardiologia, nos dias 14 e 15 de agosto de 2015, no auditório do CREA/MS. Mais informações: (67) 3326-3534 / 3211-2201.

 

SBC/PE

I Simpósio faz homenagem à jornalista Graça Araújo

SBC/PE

A Estadual promoveu, em março, o I Simpósio de Função Ventricular e Insuficiência Cardíaca na Prática Clínica. O evento iniciou com uma homenagem à jornalista da rádio Jornal, Graça Araújo, em alusão às comemorações durante o mês da mulher. Ela foi escolhida pelo trabalho desenvolvido no programa Consultório da Graça, em que recebe médicos das várias especialidades para esclarecer a população pernambucana sobre problemas de saúde. A presidente da SBC/PE Catarina Cavalcanti e o vice-presidente da SBC Sérgio Montenegro conduziram a cerimônia. Após as homenagens, aconteceram quatro palestras sob a mediação de Roberto Pereira e Deuzeny Tenório. Falaram aos presentes Brivaldo Markwan, Carlos Antônio da Mota Silveira, Carlos Melo e Alexandre Lucena.

 

SBC/RS

Regional realizada ação de combate à Hipertensão Arterial

SBC/RS

 

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul aderiu à campanha “Eu sou 12 por 8 - 2015”, alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por isso, a afiliada gaúcha realizou, no dia 26 de abril, uma ação de conscientização no Parque Moinhos de Vento (Parcão) em Porto Alegre. Das 9h às 15h, profissionais especializados alertaram sobre a necessidade de cuidado com a hipertensão e a saúde cardiovascular em um gazebo montado pela entidade no local. O objetivo central foi estimular a adesão ao tratamento.

 

SBC/SP

Semana do Coração é destaque deste mês

SBC/SP

Enquanto organiza a 36ª edição do Congresso Socesp, a Estadual realiza uma série de eventos no interior paulista. O principal destaque de maio foi a Semana do Coração, encampada pela regional de Presidente Prudente nos dias 5, 6 e 7. A programação teve espaço no Teatro Universitário César. No dia 9, o tema “Cardiopatia e Hipertensão na Gravidez” foi abordado em palestra no Howard Johnson Hotel Bauru, em Bauru. A regional Ribeirão Preto programou o Projeto Hipertensão para 16 de maio, no Hotel Plaza Inn Master. Em 20 de maio, houve programação especial na regional de Jundiaí, com o tema “Atualização em Fibrilação Atrial”, no Transamérica Classic.

 

SBC/DA

XV Congresso do DA contará com palestrantes internacionais

SBC/DA

 

O XV Congresso Brasileiro de Aterosclerose será realizado no Grande Hotel, na cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, nos dias 14 e 15 de agosto. Em parceria com o American College of Cardiology, o evento contará com os palestrantes internacionais P.K. Shah e Janet S. Wright. As inscrições podem ser feitas no https://ecommerce.cardiol.br/. Mais informações no site: www.aterosclerose2015.com.br

 

SBC/DERC

Simpósio Internacional do Derc receberá centenas de médicos

SBC/DERC

O Simpósio Internacional do Derc terá centenas de lugares para serem ocupados no dia 18 de setembro. Estamos finalizando os detalhes do evento que discutirá a atividade física e esportiva na prevenção primária e secundária, a reabilitação cardiovascular, e como colocar na pauta os exames funcionais e de imagem nuclear. “Mais uma vez lembramos que teremos a prova para o título de Habilitação em Ergometria, título ético oficial validado pelo CFM, de grande valia na busca de melhor remuneração do TE”, informa o presidente do Derc, Nabil Ghorayeb. O Derc participa regularmente no CFM, da Camara Técnica em Medicina do Esporte e do Council in Sports and Exercise - ACC, além do Council of Cardiovascular Prevention - ESC por indicação da Diretoria da SBC. A SBC, com apoio do Derc, participou da Caminhada Agita Mundo 2015, em 12 de abril. A concentração foi atrás do Masp na Avenida Paulista, em São Paulo, e seguiu até a Assembleia Legislativa do Estado. O tema deste ano do Agita mundo foi “Sedentarismo é doença. Atividade física é saúde”.

 

SBC/DIC

Foco na doença é tema central do 5º Congresso do DIC

SBC/DIC

 

O 5º Congresso Brasileiro de Imagem Cardiovascular da SBC aconteceu entre os dias 23 a 25 de abril no Rio de Janeiro. Seguindo uma abordagem multimodalidade, envolveu amplamente os métodos de imagem cardiovascular, porém com foco na doença como tema central. A combinação de conteúdo técnico e módulo clínico permitiu ao cardiologista a oportunidade de se atualizar nos diversos métodos diagnósticos. O programa abordou inovações, clínica e conteúdo básico, e os especialistas em imagem puderam realizar oficinas de ecocardiografia, ressonância magnética, tomografia e medicina nuclear. Entre as inovações destacaram-se os temas livres apresentados em totens e o tradicional “Eco é o limite” passou a ser chamado “Imagem é o limite”.

 

SBC/SBHCI

Eleições para o novo biênio serão realizadas no mês de junho

SBC/SBHCI

Já estão programadas as eleições para o biênio 2016/2017 da SBCHI, entre os dias 12 e 18 de junho. A nova Presidência e sua Diretoria, membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal escolhidos pelos associados, bem como a composição do Conselho Deliberativo serão anunciados em Assembleia Geral, durante o próximo Congresso SBHCI. “A votação será eletrônica com duração de sete dias consecutivos, no portal da Sociedade. Já definimos a Comissão Eleitoral (CE), composta pelos colegas Wilson Pimentel, Hélio Castello Jr., e Silvio Giopatto. O edital, contendo o cronograma e as orientações para a composição das chapas, está disponível no site da SBHCI”, explica Salvador André Bavaresco Cristovão, diretor administrativo da SBHCI.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br