História da Cardiologia por Reinaldo Hadlich


Stans Murad Netto, 84 anos, formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em dezembro de 1954.

No 4º ano da faculdade foi aprovado no concurso da Santa Casa para alunos do 4º e 5º anos, tendo obtido o 4º lugar, e os três primeiros lugares foram para os do 5º ano.

Ao terminar o curso médico não havia concursos na época e desejava continuar no Rio de Janeiro para fazer carreira universitária.

1) Em 1955 surgiu o concurso do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários com 134 candidatos para 3 vagas. Alguns candidatos eram assistentes de universidades. Stans foi aprovado em 1º lugar.
2) Em 1958 foi aceito entre os 6 anualmente escolhidos de todo o mundo para serem interno e residente do Instituto Nacional de Cardiologia do México, um dos maiores centros de Cardiologia do mundo naquela época. Estagiaram muitos brasileiros inclusive do Incor e professores da USP. Solicitou prorrogação de 6 meses e foi aceito como investigador após os 2 anos de interno e residente.
3) Em 1961-1962 foi aceito como fellow of the St Joseph’s Hospital, Sy, Ny, USA, no serviço de Goffredo Gensini que escreveu o capítulo de arteriografia coronária do livro Braunwald’s Heart Disease um dos mais importantes livros de doenças cardíacas do mundo.

Nesse período fez as primeiras cinecoronariografias de sua vida apenas três anos após sones ter realizado a primeira cinecoronariografia seletiva na Cleveland Clinic em (30/10/1958).

4) Em 1962 Stans realizava a cinecoronariografia de uma mulher de 49 anos com angina do peito e ela apresentou forte dor precordial com supradesnível de st com suspeita de complicação do cateterismo cardíaco. a cine mostrou oclusão total da cd no seu terço proximal. Foi colocado isordil subligual, com desaparecimento da dor e dos sinais de insuficiência corornariana aguda no ecg (Angiology 1962;13:550-553). a cine mostrou “Minor Coronary Artery Disease and the Resolution of this Spasm After Administration of 5 mg of Sublingual Sosrbite Dinitrate” (Richard Conti President of the American College of Cardiology ajc 1987; 60 : 173-174).

Nesta publicação Richard Conti escolheu os 7 trabalhos mais importantes de Gensini e Stans foi citado em dois. Esta foi a primeira demonstração de espasmo coronariano da literatura médica e Stans recebeu o Certificate of Honor do American College of Angiology e International College of Angiology (site do ipgmrj).

5) Em April 28, 1962 Stans apresentou no 22nd Annual Clinical Meeting, New York State Chapter, American College of Chest Physicians, St Joseph’s Hospital, Sy, Ny, o resultado de sua pesquisa em 25 cães (Motion Picture Studies of The Coronary Venous Circulation) demonstrando que quando se injetava cardiogreen ou substância de contraste no seio coronariano através de um cateter de duplo lumen ocluindo com balão após o orifício da veia dp essas substâncias penetravam no miocárdio da área irrigada por uma coronária ocluída mas não atingia o miocárdio, mas somente as grandes veias se não houvesse oclusão coronariana. Isso permitia a introdução de medicamentos, sangue oxigenado, o2 etc. para socorrer o miocárdio isquêmico. Esse trabalho foi reapresentado um mês depois por Gensini, Digiogi e Stans Murad, Delmonico no Eleventh Annual Convention of the American College of Cardiology, may 29, 30, 31, june 1, 1962, Denver Colorado, “Percutaneous Retrograde Venous Perfusion of the Myocardium” .

6) No dia 30/3/2011 o Prof. Roberto Viña da Argentina sugeriu o uso por essa técnica retrógrada que ele chamou de “técnica de Stans Murad” de células-tronco e esse trabalho conjunto foi premiado na Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro. e ampliado por Roberto Viña, foi premiado no Congresso da Sociedade de Cardiologia da Espanha com a colaboração de Stans Murad e seus colaboradores.

7) Esse trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Cardiologia 2010; 23: 286-291 “técnica de reperfusão miocárdia retrógrada: resgate histórico”

8) Professor Werner Mohl da Universidade de Viana referiu-se a Stans Murad Netto

9) Dear colleague,
since you are one of the early pioneers of coronary sinus interventions i am wondering whether you would be interested to write an article for our website: www.coronarysinus.com
I read some of your papers available in the internet and I am fascinated that you as one of the earliest experts in this field could give an important contribution. looking forward to your reply ao. univ. Prof. Dr. Werner Mohl
Professor für chirurgie

10) Trabalho apresentado na mesa-redonda Carvalho Azevedo, Stans Murad earl shirey (Cleveland Clinic) Renato Duprat no Simpósio Nacional sobre Aterosclerose Coronariana organizado por Eduardo Sousa em São Paulo. Em 1973 Stans apresentou seu trabalho pioneiro de importância do cateterismo do seio coronariano no diagnóstico da doença coronariana baseada no trabalho de retroperfusão coronariana.

11) Stans realizou a primeira coronariografia do brasil com técnica idealizada de oclusão parcial e transitória de ambas as veias cavas com cateter de duplo balão para vcs e vci, idealizada por ele e usando equipamento inadequado um seriógrafo antigo para aparelho digestivo exchange shonander e injetora manual shonander. Essas primeiras coronariografias do Brasil foram apresentadas nos congressos de Salvador em 1963 e Brasília em 1964 com certificados assinados pelo secretário Gilberto Strunck da SBC, e em trabalho publicado na revista Arquivos do Instituto de Cardiologia do México 1963; 33(6): 753-757. Stans recebeu pedidos de separatas de vários serviços inclusive da espanha. Dr. Eduardo Souza iniciou a coronariografia no Dante Pazzanese em 1966 com a técnica de sones com intensificador de imagem seringa injetora automática e ar-condicionado.

12) Primeira transmissão de eletrocardiograma pelo telefone da rua Barata Ribeiro (Copacabana) para o Instituto Estadual de Cardiologia (Botafogo) reportagem publicada no jornal O Globo em 27 de agosto de 1972.

13) Stans publicou pela primeira vez na literatura três trabalhos sobre microshunts de artérias coronarianas para as cavidades cardíacas. Esses trabalhos pioneiros na literatura internacional foram publicados nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia 1969; 22: 131-136 / 1973; 26: 9-14 / 1975; 28: 475-479 inclcusi com técnica de medida dos shunts com radioisótopos. a rede venosa de thebesium é uma alternativa de drenagem venosa do miocárdio e faz bypass aos capilares do miocárdio produzindo coronary steal e isquemia miocárdica com coronárias normais. stans demonstrou isquemia com estudo do metabolismo cardíaco dosando lactato na aorta e seio coronário em repouso e na taquicardia com uso de marca-passo

14) Fundador e chefe do serviço de hemodinâmica do Instituto Estadual de Cardiologia, da beneficência portuguesa, do hospital Balbino, do serviço de cardiologia do hospital Riomar, e com Luis Roberto Londres transformando a clínica de repouso na famosa clínica São Vicente.

15) Sócio-fundador da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro

16) Fundador do instituto de pós-graduação médica do Rio de Janeiro aprovado pelo MEC para os cursos de especialização:
a-cardiologia
b-terapia intensiva
c-cardiopediatria
d-pneumologia
e-cirurgia vascular
f-cursos de especialização a distância de toda área de saúde
g curso de especialização a distância de genética e biologia molecular

17) Três trabalhos premiados:
a-Certificate of honor do American College of Angiology e Internacional College of Angiology para primeira demonstração de espasmo coronariano na literatura mundial
b-prêmio Socerj para o uso de células-tronco pela via retrógrada no seio coronáriano (retroperfusão miocárdica)
c-prêmio da Sociedade Espanhola de Cardiologia ao uso de células-tronco por diversas técnicas, inclusive a retrógrada do professor Roberto Viña e colaboradores, incluindo Stans Murad

18) Elected governor for the American College of chest physicians at the administrative session held in Lausanne, Switzerland on august, 3, 1070

19) Re-elected governor of the American College of chest physician for Rio de Janeiro chapter at the administrative session held in governor house

20) Medalha Pedro Ernesto, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1992