Destaques desta edição
Regionais e Departamentos
-
SBC/MS
Desde que assumimos tivemos como principal objetivo o fortalecimento da cardiologia e da imagem da SBC no estado. Buscamos resgatar a importância da entidade para o associado, para a população e para os nossos pacientes. Intensificamos também a participação nas campanhas temáticas na capital e algumas cidades do interior. Na área da integração promovemos uma agenda de discussões com sociedades de outras especialidades. Passamos a realizar bimestralmente reuniões científicas promovendo, mais que a reciclagem e troca de experiências. Ainda no campo científico, realizamos nosso congresso estadual. Estimulamos a inclusão de novos sócios com a divulgação dos trabalhos da SBC. Por fim, realizamos uma reforma na sede local. Há muito ainda por fazer, mas acreditamos termos nos empenado para os sucessores mantenham o curso. Delcio Gonçalves da Silva Junior
-
SBC/PA
A Regional realizou, nessa gestão, os seguintes eventos: Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, no Auditório Unimed Saúde; Missa em Ação de Graças pelos 60 anos da Sociedade Paraense de Cardiologia, durante o XXVII Congresso Paraense de Cardiologia, na Capela do Hotel Atrium Quinta das Pedras; Comemoração dos 60 anos da Regional, durante o XXVII Congresso Paraense de Cardiologia, no Salão do Hotel Atrium Quinta das Pedras; o XXVII - Congresso Paraense de Cardiologia, no Centro de Convenção Hotel Atrium Quintas das Pedras e a Ação Global, na cidade de Castanhal.
-
SBC/PE
A atual gestão da Regional, liderada por Paulo Sérgio de Oliveira, assumiu a regional em 2016. Logo, foi adotado o lema: “todos são presidentes”, dando papel decisório a toda diretoria. Um dos destaques foi a mudança do formato do Congresso Pernambucano de Cardiologia que passou a ser realizado em Porto de Galinhas, intensificando o convívio e a troca entre os médicos. Além disso, foi criado o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (Gemca/PE), que realizou um interessante simpósio no primeiro semestre de 2017.
-
SBC/PI
A Diretora iniciou a gestão com solenidade de boas-vindas aos novos cardiologistas. Realizamos simpósios, jornadas, colóquios, palestras, workshops e nosso VIII Congresso Piauiense de Cardiologia. Viabilizamos a entrega do Título de Cidadão Piauiense a Gilson Feitosa Filho e Sérgio Montenegro. Realizamos jantar para celebrar os 30 anos de nossa entidade.
-
SBC/PR
Buscando modernização, a gestão da atual diretoria no Paraná desenvolveu atividades mais interativas, aumentou ações no interior, a atualização do site e a valorização de honorários na Unimed. “Mas, o principal legado é a aquisição de uma nova sede mais ampla e adaptada às nossas necessidades”, destaca Gerson Bredt Júnior, presidente da gestão 2016/17.
-
SBC/RJ
A atual gestão da Socerj destacou-se pelos congressos da capital e do interior, programas de educação continuada no interior e atividades com os setores público e privado. Além disso, o International Journal of Cardiovascular Science, revista criada pela Socerj em 2015, foi indexada no Scielo e transferida para SBC em 2017, sob apoio de Marcus Malachias. Desejamos sucesso para a próxima gestão!
-
SBC/RO
Concluímos mais um ano com inúmeras atividades em nossa SBC/RO. Realizamos dois grandes eventos científicos: 2° Master Cardio e IV Congresso Rondoniense de Cardiologia, uma semana inteira voltada a prevenção de moléstias cardíaca que foi encerrada com a 2° Corrida do Coração. Em 2017 tivemos uma salto de ação em Rondônia levando uma interação maior com a população. Já trabalhamos com afinco para em 2018 repetir tudo de forma ampliada.
-
SBC/SC
Neste mês a Regional encerra a gestão presidida por Maria Emília Lueneberg. Em 2016, além de três eventos na Capital, foram realizados simpósios em Balneário Camboriú e Chapecó. Em 2017 ocorreu o Congresso Catarinense de Cardiologia em Blumenau, e simpósios em Nova Veneza e Lages, além de campanhas para o público leigo. Todos os eventos contaram com número expressivo de participantes.
-
SBC/SE
Realizamos eventos visando manter a atualização científica de nossos cardiologistas a exemplo do inédito simpósio de cardiologia esportiva, além do já tradicional simpósio de Hipertensão Arterial Professor Clovis Andrade e do simpósio realizado em conjunto com a Sociedade Alagoana de Cardiologia. Recentemente realizamos o XIII Congresso Sergipano de Cardiologia, onde contamos com a presença recorde de participantes e de trabalhos científicos enviados. Procuramos fazer um evento com elevado nível científico onde debatemos diversos temas visando o crescimento cientifico dos nossos cardiologistas. Além de ações junto às populações da capital e do interior do estado.
-
SBC/SP
Nos anos de 2016 e 2017 a Socesp reformulou a administração, reformou a sede e a logomarca. Realizou o maior congresso de sua história, com muitas vantagens para o associado, como área e material didático exclusivo e desconto no estacionamento. Criou o Congresso Brasileiro de Casos Clínicos, iniciou atividades de educação continuada pela internet, bateu o recorde de encontros científicos nas regionais, incluindo a cidade de São Paulo e se aproximou de forma definitiva do poder público, atingindo número recorde de associados quites.
-
SBC/DA
A gestão de André Faludi teve grande foco em publicações científicas. Durante 2016, promoveu parcerias com outras entidades como a Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Reativou o núcleo de estudos em Diabetes e Doença Cardiovascular, com a nomeação de Marcelo Chiara Bertolami como coordenador. Promoveu a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Aterosclerose e realizou, nos anos de 2016 e 2017, o Simpósio Anual do DA, por ocasião dos Congressos Brasileiros de Cardiologia em Fortaleza e em São Paulo. Por fim, está elaborando dois livros, a serem publicados em 2018, pela Editora Elsevier, cujos títulos serão “Aterosclerose” e “Diabetes e Doença Cardiovascular”.
-
SBC/DCC
O Departamento de Cardiologia Clínica coordena diferentes Grupos de Estudo (GEMCA/Espiritualidade; GECO/Cardio-Oncologia; GEEC/Cardiologia Comportamental; GEVAL/Valvopatias; GEECABE/ Epidemiologia; GECETI/Coronariopatias, Emergências e Terapia Intensiva; GAPO/Avaliação Perioperatória; GEECG/ECG). "As ações implementadas pelo DCC e seus GEs não caberiam em poucas linhas. Assim sendo, em nome da minha Diretoria, deixo apenas meu testemunho de que tem sido um prazer e uma honra enorme coordenar todo esse esforço ao longo dos dois últimos anos", afirmou o presidente DCC, José Carlos Nicolau.
-
SBC/DCC/CP
As principais realizações do DCC/CP (gestão 2016/2017) foram: o XXIV Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, em Belo Horizonte (11/2016); o I Curso de Reciclagem em Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica, em São Paulo, em 02 de novembro de 2017; a prova de Suficiência na Área de Atuação em Cardiologia Pediátrica (2016 e 2017); a publicação da Diretriz de Arritmias em Crianças e Cardiopatias Congênitas (07/2016) e a Diretriz de Cardiologia Fetal que está aguardando publicação. Informou a presidente DCC/CP, Maria Angélica Binotto.
-
SBC/DERC
Foram realizados dois Congressos Nacionais, Rio de Janeiro e Goiânia; dois Simpósios Internacionais, Fortaleza e São Paulo; regularidade absoluta nas edições da Revista do DERC e dos DERC News; aumento do número de sócios; sucessivas reuniões com a diretoria da ANS e da Abramge na luta incessante pela valorização do Teste Ergométrico; 67 novos cardiologistas obtiveram Certificado de Habilitação em Ergometria; elaborado Termo de Consentimento Livre e Informado para a realização de Teste Ergométrico e para Teste Cardiopulmonar de Exercício; formalizado documento com os requisitos essenciais para o DERC apoiar cursos ou eventos; página do Facebook exclusivamente voltado ao DERC; elaborado documento, com apoio da AMB, destinado às entidades nacionais, expressando o indiscutível valor do Teste Ergométrico; e o “Livro do DERC”, em fase final de elaboração.
-
SBC/SBHCI
A SBHCI promoveu dois grandes congressos em parceria com sociedades e instituições internacionais. Realizou também os cursos anuais de bifurcações e de oclusões totais, pioneiros na América Latina, assim como o de aperfeiçoamento em intervenções endovasculares. O estudo econômico sobre honorários e procedimentos e a disponibilização de cursos on-line foram algumas das vantagens oferecidas aos sócios.