Palavra do Presidente

  • O futuro chegou à SBC

    Temos orgulho de ter criado as condições para que o futuro chegasse e se estabelecesse na SBC. Todos falam e esperam inovações, mas quantos estão realmente dispostos a mudar? Em nossa gestão 2016- 2017 da SBC, não tivemos escolha. A inovação foi a única opção possível para a preservação e o desenvolvimento da entidade. Uma nova era foi estabelecida na SBC, fruto de ideais elevados, conhecimento, trabalho, austeridade e a participação de todos.

    A mudança começou com o planejamento estratégico de uma gestão ampla e participativa, idealizada desde antes do efetivo início de nossa direção na SBC. Já no primeiro dia da gestão, nossa Diretoria fez cumprir um conjunto de medidas que visaram conhecer profundamente a entidade, identificar e valorizar seus pontos fortes e corrigir suas fragilidades. Uma inédita due dilligence, realizada por consultores externos altamente especializados, determinou a urgência de estabelecermos novas rotas gerenciais, administrativas, financeiras e estruturais. Realizamos uma reavaliação de todo o corpo de colaboradores, que norteou as necessárias adequações. Auditores e consultores administrativo-financeiros passaram a acompanhar e orientar as mudanças e a condução de toda a gestão. Muitas ações foram terceirizadas, sendo possível enxugar, renovar e qualificar o quadro estável, possibilitando a implantação de procedimentos operacionais que resultaram em maior eficiência e efetividade.

    Neste cenário, as mudanças naturalmente se estabeleceram em todas as áreas da sociedade. Nossas relações internacionais deram um salto sem precedentes, colocando a SBC em sua merecida posição de destaque na cardiologia mundial. Nossos congressos foram especialmente remodelados, com sessões mais interativas, uso de novas tecnologias e modernas plataformas de aprendizado, além da disponibilização, agora gratuita, do Congresso SBC Virtual ao congressista. A Universidade Corporativa levou conhecimento a distância por todo o país, tendo alcançado até os demais países de língua portuguesa, como Portugal e nações da África. Criamos e renovamos cursos e ideias como o CAPTEC, o novo livro TECA, SBC On-Line/Cardiosource Brasil, CardioX (Cardiology Experience), Fórum de Ideias, Espaço Tendências, Cardioquiz, Fórum de Defesa Profissional, Summit de Intervenção Cardiovascular, SBC Hands On, Brasil Prevent International, Gran Forum Ibero-Latinoamericano, Congresso das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa, sessões conjuntas com todas as grandes sociedades internacionais – realizadas no CBC, mas também nos respectivos congressos daquelas sociedades (ESC, ACC, AHA, SIAC, SPC, SAC, FAC, SUC entre outras), o estímulo às publicações (como a incorporação do International Journal of Cardiovascular Sciences e o desenvolvimento dos ABC), a estruturação e a produção de inúmeras diretrizes e posicionamentos, os Prêmios ABC e IJCS de produção científica, a parceria com a Fundação Lemann – para bolsas de estudo na Universidade de Harvard, as muitas parcerias com entidades científicas e a tradução da nova edição do Tratado de Cardiologia Braunwald.

    A imagem da SBC também foi renovada, com ampla aceitação da maioria dos associados, que clama por novos tempos. Destacam-se: nova logomarca; dezenas de outras novas marcas para cursos e ações da entidade; ampla renovação do Portal Cardiol e das plataformas de cursos; novo projeto do Jornal SBC; o Dr. Cordélio, mascote da SBC; criação de diferentes canais de comunicação; produção de material de qualidade para redes sociais; o real fortalecimento da imagem pública da entidade; as marcantes ações e projetos junto à população – Movidos pelo Coração, Cardiômetro, SBC vai à Escola, Corações do Futuro, Eu sou 12 por 8, Tenda do Coração SBC no Bem Estar Global (TV Globo) e Bem Estar Global (TV Globo-SESI).

    Foram muitas realizações em apenas 2 anos, mas o nosso principal legado é o fortalecimento da SBC. Estamos mais unidos, criando oportunidades reais para os jovens – como o Congresso Acadêmico de Cardiologia e acesso a todo o treinamento dos Fellows in Trainning (FIT) do ACC — agora gratuito para sócios residentes —, valorizando os maduros com inovadoras possibilidades de acesso ao TEC para os formados há 15 ou mais anos, trazendo benefícios crescentes ao associado, como o Consultório Digital e o SBC Clube, uma maior representatividade global (junto a AMB, ao CFM, ao Governo, a associações e sindicatos das indústrias farmacêuticas e de equipamentos, institutos de ética e representações internacionais), fortalecendo as ações dos Departamentos e das Estaduais/Regionais, além das centenas de atuações no campo jurídico e associativo, em defesa dos cardiologistas e da especialidade.

    O futuro já uma realidade na SBC.