Departamentos



SBC/DA: A gestão de André Faludi (2016–2017) teve grande foco em publicações científicas. Durante o ano de 2016 promoveu parcerias com outras entidades como a Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, com as quais desenvolveu a “Diretriz brasileira baseada em evidências sobre prevenção de doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes”, publicada em inglês e em português no ano de 2017. Publicou também a Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Desenvolveu com apoio de empresas parceiras aplicativos para celular chamados “Calculadora para Estratificação de Risco Cardiovascular” e “Calculadora para Diagnóstico de Hipercolesterolemia Familiar”. Reativou o núcleo de estudos em Diabetes e Doença Cardiovascular, com a nomeação do Dr. Marcelo Chiara Bertolami como coordenador. Nos dias 18 e 19 de agosto de 2017 promoveu na cidade de Campos do Jordão a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Aterosclerose. Realizou, nos anos de 2016 e 2017, o Simpósio Anual do DA, por ocasião dos Congressos Brasileiros de Cardiologia em Fortaleza e em São Paulo. Por fim, está elaborando dois livros, a serem publicados em 2018, pela Editora Elsevier, cujos títulos serão “Aterosclerose” e “Diabetes e Doença Cardiovascular”.





SBC/DCC: O Departamento de Cardiologia Clínica coordena diferentes Grupos de Estudo (GEMCA/Espiritualidade; GECO/Cardio-Oncologia; GEEC/Cardiologia Comportamental; GEVAL/Valvopatias; GEECABE/ Epidemiologia; GECETI/Coronariopatias, Emergências e Terapia Intensiva; GAPO/Avaliação Perioperatória; GEECG/ECG). As ações implementadas pela “entidade mãe” – DCC e seus GEs não caberiam nessas poucas linhas. Assim sendo, em nome da minha Diretoria, deixo apenas meu testemunho de que tem sido um prazer e uma honra enorme coordenar todo esse esforço ao longo dos dois últimos anos. José Carlos Nicolau, presidente DCC.






SBC/DCC/CP: As principais realizações do DCC/CP (gestão 2016/2017) foram: o XXIV Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, em Belo Horizonte (11/2016); o I Curso de Reciclagem em Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica, em São Paulo, em 02 de Novembro de 2017; a prova de Suficiência na Área de Atuação em Cardiologia Pediátrica (2016 e 2017); a publicação da Diretriz de Arritmias em Crianças e Cardiopatias Congênitas (07/2016) e a Diretriz de Cardiologia Fetal que está aguardando publicação. Maria Angélica Binotto, presidente DCC/CP.


SBC/DERC: Foram realizados dois Congressos Nacionais, Rio de Janeiro e Goiânia; dois Simpósios Internacionais, Fortaleza e São Paulo; regularidade absoluta nas edições da Revista do DERC e dos DERC News; aumento do número de sócios; sucessivas reuniões com a diretoria da ANS e da ABRAMGE na luta incessante pela valorização do Teste Ergométrico; 67 novos cardiologistas obtiveram Certificado de Habilitação em Ergometria; elaborado Termo de Consentimento Livre e Informado para a realização de Teste Ergométrico e para Teste Cardiopulmonar de Exercício; formalizado documento com os requisitos essenciais para o DERC apoiar cursos ou eventos; página do Facebook exclusivamente voltado ao DERC; elaborado documento, com apoio da AMB, destinado às entidades nacionais, expressando o indiscutível valor do Teste Ergométrico; em fase final de elaboração, o “Livro do DERC”.


SBHCI: A SBHCI promoveu dois grandes congressos em parceria com sociedades e instituições internacionais. Realizamos também os cursos anuais de bifurcações e de oclusões totais, pioneiros na América Latina, assim como o de aperfeiçoamento em intervenções endovasculares. O estudo econômico sobre honorários e procedimentos e a disponibilização de cursos on-line foram algumas das vantagens oferecidas aos sócios.