Palavra do Presidente

  • Esculpido em Carrara

    “Seu herdeiro é você cuspido e escarrado”, afirmou um amigo durante nosso último congresso em Fortaleza. Concordando, envaidecido, que meu filho guarda mesmo grande semelhança comigo, nada comentei com o colega, mas me lembrei da origem da expressão. O ditado original é “esculpido em carrara”, ou seja, no mármore da região de Carrara, Itália, material nobre usado nas célebres esculturas antigas, tão semelhantes ao real.

    Sim, há muitas outras consagradas corruptelas - deformações de palavras e expressões por má audição ou compreensão, que muitas vezes até se transformam na forma definitiva pela força do uso: “cor de burro quando foge”, vinda do original “corro de burro quando foge”; “quem não tem cão, caça com gato”, modificado ao longo dos tempos de “quem não tem cão, caça como gato”, ou seja, sozinho; “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”; enquanto o correto seria “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”…

    “Quem conta um conto aumenta um ponto” é outro sábio dito popular. Na SBC, assim como em reuniões de entidades médicas de que temos participado, às vezes somos questionados acerca de assuntos dos quais alguém diz ter ouvido dizer, fatos em parte distorcidos da realidade ou até sobre questões não afeitas ao escopo de atuação da entidade, semelhantes às corruptelas.

    Se em nossa profissão, vivemos a era da medicina baseada em evidências, não deveria ser diferente em nossa vida societária. René Descartes foi o pai do método científico, estabelecido para melhor compreender a natureza. Defendia quatro regras básicas para encontrar a verdade: não acolher jamais como verdadeira o que não se reconheça como tal, dividir cada dificuldade em tantas partes quanto necessário para melhor resolvê-la, ordenar os pensamentos do mais simples para o mais complexo e realizar sempre revisões para que nada seja omitido.

    A nossa diretoria tem se empenhado para fazer da SBC uma entidade de todos e para todos, forte, digna, atuante e representativa dos interesses da especialidade que exercemos. Para isso, temos envidado esfor- ços - mediante uma completa reorganização estrutural, consultorias e auditorias – para, compreendermos as lições de nosso passado, acertarmos as distorções e reconstruirmos o presente e, assim, podermos melhor vislumbrar o futuro. Confiantes nas muitas recentes conquistas, estamos também conscientes dos inú- meros desafios que se impõem no ano que se inicia. Afinal, como o próprio Descartes dizia: “não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.”