SBC/DHA

Este ano a campanha de combate à Hipertensão apoiou a ação da World Hypertension League (WHL) e da International Society Hypertension (ISH), chamada MMM17. O objetivo foi verificar a pressão arterial de 25 milhões de pessoas no mundo que não a aferiram no último ano. Pela primeira vez o Departamento apoiou as regionais com aparelhos para medir a pressão arterial, em parceria com a Omron, e recursos financeiros que foram enviados após o preenchimento e envio dos protocolos. A ideia foi, também, realizar a coleta de dados do perfil das pessoas que participam das campanhas no Brasil. Estes dados estarão disponíveis para o DHA e poderá gerar algum conhecimento científico. O Departamento agradece o apoio de todas as regionais e dos colegas que participaram desta grande campanha para aumentar o conhecimento da hipertensão na população e assim obtermos melhor controle com redução dos riscos cardiovasculares.

O presidente do DHA também coordenará o Simpósio conjunto da Sociedade Europeia de Hipertensão e Sociedade Latino Americana de Hipertensão.

Foi publicado, no Journal Hypertension, o Guidelines de Hipertensão da Sociedade Latino Americana de Hipertensão (LASH). Este documento tem a presença, na sua Task Force de 30 sócios do Departamento. A presença de cardiologistas brasileiros foi marcante: 50% dos autores do documento são pertencentes ao DHA.