SBC/DCC/CP

12 de junho
Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita


A incidência das cardiopatias congênitas é de 8 a 10 por 1000 nascidos vivos. No Brasil, 28,9 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano (1% do total de nascimento), destas cerca de 80% (23,8 mil) necessitam de cirurgia cardíaca, sendo que metade precisa operar ainda no primeiro ano de vida.

Apesar de uma incidência relativamente alta, cerca de um entre cem nascimentos, a população em geral não está consciente sobre os sintomas, consequências e tratamentos das cardiopatias congênitas, deixando por vezes de procurar assistência médica e colocando em risco o desenvolvimento e até a sobrevivência de muitas crianças. Devido a esses motivos, o congresso nacional instituiu o dia 12 de junho como Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita através de projeto de lei, a fim de promover anualmente, eventos com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre as cardiopatias congênitas, suas manifestações e necessidade de diagnóstico precoce e tratamento. A divulgação deste dia mobiliza e amplia a seguridade social de nossa população e de nossas crianças.

As malformações congênitas representam a segunda principal causa de mortalidade em menores de um ano de idade, sendo as cardiopatias congênitas as mais frequentes e com alta mortalidade no primeiro ano de vida no Brasil e a terceira causa de morte até 30 dias de vida. O atendimento integral à criança com cardiopatia no Brasil ainda é um dos maiores desafios do SUS. As dimensões continentais de nosso país e a distribuição geográfica desigual dos centros de referência de cardiologia e cirurgia pediátrica são fatores determinantes neste processo. A meta atual do governo federal é ampliar em 30% o atendimento de crianças com cardiopatia congênita por ano, o que corresponde a mais de 3.400 procedimentos/ano, totalizando cerca de 12,6 mil procedimentos/ano, o que impactaria em grande redução da mortalidade neonatal.

Pela relevância desses dados é que se faz indispensável a divulgação da conscientização da doença por todo o território nacional e por todos que abraçarem a esta valiosa causa de saúde pública. Por isso a importância de se ter o Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita no Brasil. Diversos estados e municípios já aderiram a esta data tão importante. Em muitos países do hemisfério norte essa data já é institucionalizada e faz parte do calendário, a exemplo dos Estados Unidos, onde foi instituído o dia 14 de fevereiro (Valentine’s Day).

O Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica junto com todos os cardiologistas da SBC comemora esta data em nome de nossas crianças cardiopatas e de suas famílias de todo este imenso Brasil.