Jornal SBC 191 | Junho 2018

Ponto de Vista Marcus Vinicius Bolívar Malachias Presidente da SBC 2016-2017, Professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fellow do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology Todos querem inovações e mudanças, mas alguns não estão preparados para mudar. Ao ler o Jornal SBC no. 180, de maio de 2018, tomei conhecimento da carta envia- da pelo colega Carlos Antonio Mascia Gottschall à coluna “Ponto de Vista”, onde transcreve a sua já difundida opi- nião contrária à modernização de nossa SBC, em especial à nova logomarca. Diferentemente das desmesuras e da imodéstia das argu- mentações do missivista, venho, com o devido decoro, con- trapor suas opiniões, em nome de minha Diretoria e de todo um universo de cardiologistas e profissionais cujos impropé- rios almejou em vão atingir. Ao contrário do sugerido, não houve qualquer dificuldade de compreensão dos vetustos sinais outrora presentes, mas sim a real incapacidade de nos sentirmos representados na atualidade por um símbolo contendo, a saber: a planta “de- daleira” - de onde se extrai o digital, atualmente de uso se- cundário e questionável; as iniciais SBC com inclinação para baixo – em direção ao chão; um excesso de letras grafica- mente ilegíveis; um conjunto de difícil visualização que ma- culava a imagem de nossa entidade em qualquer impresso ou material em que era estampada. Ademais, nossa antiga marca se destacava por ser a única, entre todas aquelas de entidades cardiológicas nacionais e internacionais, a omitir a imagem do coração - símbolo maior da vida, da saúde e de nossa especialidade. A nova logomarca promoveu uma respeitosa releitura da an- tiga versão, com a mesma ordenação visual, onde o mapa foi substituído pelos contornos do coração, o nome da enti- dade foi libertado dos círculos que o aprisionavam ganhando destaque, os arcaicos algarismos romanos foram trazidos ao mundo atual da grafia arábica usual e as nossas iniciais SBC erguidas do direcionamento rumo ao abismo em que se encontravam, proporcionando mais claros horizontes, maior visibilidade e melhor comunicação. Há de se registrar que a modernização da marca da SBC inspirou a mudança de muitas outras, como ocorreu em se- quência com os símbolos das duas nossas principais socie- dades cardiológicas estaduais, SOCESP e SOCERJ. Curio- samente, todas as entidades às quais o missivista se diz ligado sabiamente também renovaram suas logomarcas ao longo dos anos: Instituto de Cardiologia/Fundação Univer- sitária de Cardiologia do RS, UFRGS, SOCERGS, SBHCI e SCAI. Seria insensato esperar a unanimidade de opiniões. Na verdade, nós da Diretoria da SBC 2016-2017 - eleitos pela democrática, inquestionável e soberana decisão de nossos pares para a condução da entidade, acreditamos que, diante do cenário em que vivemos no País e em nossa profissão, há discussões e preocupações mais relevantes para nos ocuparmos. Nosso trabalho responsável e as nossas muitas reais conquistas à frente da SBC, sobejamente reconheci- dos, são a prova dessa realidade. Uma sociedade científica deve se inspirar nas lições do passado, mas se renovar con- tinuamente para enfrentar os desafios do presente, assim como criar com coragem e firmeza as melhores condições para alcançar o futuro. Afinal, o futuro é inexorável, mesmo para os tentam detê-lo. Save The Date • 14 a 16 de setembro de 2018 PROGRAME-SE • cardio2018.com.br 24

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