Jornal SBC 202 | maio 2019

Protásio Lemos da Luz é Professor Sênior de Cardiologia do InCor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Desafios da educação médica Nas últimas décadas, houve gran- des mudanças no entendimento fisiopatológico das doenças; mu- danças que continuam a ocorrer em ritmo acelerado. Basicamente, hoje, focamos em pesquisas e buscas de mecanismos em estruturas celula- res e subcelulares. Por exemplo, as funções do retículo endoplásmico e da mitocôndria estão sendo des- vendados, bem como de inúmeras proteínas. Genética e epigenética, sinalização intracelular, enovela- mento de proteínas, modificações de conformação proteicas e siste- mas redox estão no centro da com- preensão da fisiologia e fisiopato- logia humanas. Esses temas são comuns a toda medicina, e do seu entendimento derivam novos méto- dos de investigação e tratamento. De um lado, esses instrumentos de progresso são muito bem-vindos. Por outro, exigem contrapartida de técni- cas altamente especializadas e pes- quisadores também igualmente quali- ficados. Essa nova realidade também se reflete no ensino médico. Os alu- nos precisam aprender esse novo. Só que esse aprendizado requer estrutu- ras físicas adequadas e material hu- mano igualmente qualificado. E aqui está o problema. Quantas escolas médicas no país têm capacidade para enfrentar tais desafios? Para início de conversa, a maioria do corpo docen- te de escolas recentemente criadas não tem formação básica sólida em fisiologia celular e subcelular. Como ensinar aquilo que eles mesmos não conhecem? Em muitas escolas, mé- dicos práticos foram transformados em professores por decreto, em uma verdadeira mágica. Portanto, o ensino médico precisa de amplas e profundas modificações. Escolas de medicina necessitam de novas estruturas e, principalmente, de conceitos novos. É preciso redefinir o que ensinar e como fazê-lo. A intera- ção entre centros mais desenvolvidos e os menos capacitados, usando as várias opções de internet e telecomu- nicações, pode ser alternativa valiosa para atender essas demandas. Relação Médico Paciente por Protásio Lemos da Luz 29

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