Destaques desta edição
Regionais e Departamentos
-
SBC/BA
A Regional Bahia apresentou seu calendário de eventos de 2020 aos parceiros da indústria farmacêutica e de equipamentos no dia 14 de outubro, com a presença de diretores e membros do Conselho Consultivo. No evento, foi lançado 32o Congresso de Cardiologia da Bahia, que acontecerá de 30 de abril a 2 de maio, no Hotel Deville Prime, em Itapuã. A programação já está sendo elaborada e, certamente, em muito agregará à cardiologia baiana. Em breve, as inscrições estarão disponíveis no site do evento.
SBC/MT
O 20º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso ocorreu de 24 a 26 de outubro no Centro de Eventos Pantanal.
Para mais informações, acesse: http://www.sbcmt.com.brSBC/PA
A diretoria da SBC/PA convida para o XXXIX Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e XXVIII Congresso Paraense de Cardiologia, nos dias 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções da Amazônia, localizado em Belém do Pará.
SBC/PI
A Regional Piauí realizou, no dia 27 de outubro, mais uma atividade científica, “Conversa com o Cardiologista”, com o palestrante Nilo Francisco Costa Filho discorrendo sobre o tema “Avaliação perioperatória para risco cirúrgico: o dia a dia”.
SBC/PR
Especialistas de 21 países discutem redução da mortalidade cardíaca prematura Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou do evento, promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia
A SBC defendeu o aprimoramento da gestão da saúde e o investimento em Atenção Primária como formas adequadas para o enfrentamento às doenças cardiovasculares, na abertura do Internacional Cardiology Meeting, realizado em paralelo ao Congresso Paranaense de Cardiologia, entre os dias 8 e 10 de outubro, em Curitiba (PR). O evento reuniu médicos de 21 países, para discutir políticas e iniciativas, para reduzir a mortalidade prematura por doenças cardíacas no país. Representaram a SBC o diretor Científico, Dalton Précoma, e o presidente eleito (biênio 2020/21), Marcelo Queiroga. “A SBC trabalha fortemente para fazer com que a média complexidade interaja melhor com a Atenção Primária, para que possamos ter a alta complexidade com melhores resultados”, afirmou Queiroga, na sessão oficial de abertura, que também contou com a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Os cardiologistas brasileiros acreditam e apoiam as iniciativas do Ministério da Saúde, que indicam como prioridade essas ações”, complementou o presidente eleito.
O ministro falou sobre os desafios no Brasil para a redução da mortalidade cardíaca, ao lado da cientista norte-americana Leslee Shaw, professora de medicina na Universidade Cornell e uma das principais pesquisadoras do mundo em resultados de tratamentos cardiovasculares com foco em diagnóstico e tratamento de uma condição chamada cardiopatia isquêmica estável.
O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola, destacou que o objetivo da Sociedade Paranaense de Cardiologia, assim como da SBC, é unir esforços. “A SBC, bem como as sociedades estaduais, age como uma ponte para juntar a ciência produzida pelos médicos e as políticas públicas. Com o apoio do ministro da Saúde e do Governo Federal, acreditamos que é possível atingir o objetivo de diminuir o número de mortes precoces por doenças cardiovasculares no Brasil”, declarou.
Nos 3 dias de evento, foram discutidos os desafios e os casos clínicos de diversos países, além de terapias para redução do risco cardiovascular, inovações na cirurgia cardíaca, estudos que impactam na prática atual da cardiologia, avanços da cardiologia intervencionista e cárdio-oncologia, entre outros temas. “Esse foi um congresso especial. Tivemos 150 palestrantes, sendo 32 de outros países, que contribuíram com conhecimento científico para o objetivo principal de reduzir a mortalidade cardiovascular em nosso país. Além de médicos, tivemos outros profissionais que trabalham com o cuidado do paciente cardiológico, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e até educadores físicos”, comemorou Vítola.SBC/SC
Durante os dias 1° a 3 de outubro, aconteceu o XVI Congresso Catarinense de Cardiologia, em Florianópolis. O evento, muito elogiado por todos os presentes, destacou-se novamente pela primorosa organização e elevado nível científico, contabilizando mais de 400 inscritos. Na ocasião, a Sociedade Catarinense de Cardiologia prestou homenagem aos cardiologistas Jamil Cherem Schneider, Oscar Pereira Dutra e Antônio Felipe Simão.
-
SBC/SP
Sessenta mil alunos, de 210 escolas da rede estadual paulista de ensino, participaram, em 25 de setembro, de oficinas de atividade física, debates sobre nutrição, sessões de relaxamento, multimídia e de teatro, abordando fatores protetores e de risco à saúde cardiovascular. A iniciativa, do programa SBC vai à Escola, teve a parceria das regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e se antecipou à celebração do Dia Mundial do Coração, 29 de setembro.
-
SBC/DA
Já conferiu os vídeos do Departamento de Aterosclerose? São cinco vídeos educativos com pequenas entrevistas sobre os seguintes temas:
- Ômega 3 nos últimos estudos.
- Inibidores da PCSK9.
- Highlights da Diretriz Americana de Dislipidemias.
- Antidiabéticos segundo a diretriz americana.
- Ácido acetilsalicílico na prevenção primária.
Para assistir, acesse: www.youtube.com/CardiolBr -
SBC/DCC
O Tradicional Simpósio do DCC – Medicina Baseada em Narrativas, realizado durante o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia em Porto Alegre, foi mais uma experiência de muito sucesso! Com a participação de renomados cardiologistas e discussão científica baseada em casos clínicos, contou com a expressiva presença dos congressistas. Nos dias 25 e 26 de outubro, convidamos a todos para a oportunidade de outra excelente jornada científica durante o Congresso Nacional do DCC no Rio de Janeiro. Confiram o programa e façam suas inscrições: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dcc/congresso2019/inscricoes.htm
Programa: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dcc/congresso2019/programa.htm -
SBC/DECAGE
Durante o XVI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, realizado no Hotel Pestana em São Paulo, nos dias 11 e 12 de outubro, tivemos oficina de escalas geriátricas com a avaliação cognitiva para o não especialista, teste de rastreio de demência, avaliação motora e funcional e critérios de fragilidade e sarcopenia.
Confira a programação completa no site do evento: http://departamentos.cardiol.br/decage/congresso2019/" -
SBC/DEIC
Congresso em Fortaleza debate prevenção e tratamentos para insuficiência cardíaca, que afeta cerca de 3 milhões de brasileiros
É o maior evento na América Latina destinado à discussão e à pesquisa na área de insuficiência cardíaca A insuficiência cardíaca é uma das principais doenças que atinge o coração e responsável por duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados, como o de intestino e o de mama. Entre os dias 8 e 10 de outubro, mais de mil cardiologistas se reuniram em Fortaleza para o 18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, organizado pela SBC. As inovações tecnológicas para prevenção e tratamento da doença foram amplamente debatidas, com a apresentação de aplicativos e discussão de como a inteligência artificial e as startups, que hoje já fazem parte do ecossistema da saúde, podem contribuir neste cenário. “Debatemos aspectos importantes ligados à prevenção da insuficiência cardíaca, a nova epidemia da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, o acometimento cardíaco no diabetes e os novos avanços do tratamento ligados a alvos moleculares em cardiologia, em particular nas miocardiopatias”, destacou o diretor de Qualidade Assistencial da SBC, Evandro Tinoco Mesquita.
O 18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca reuniu os principais cientistas brasileiros e também o pesquisador brasileiro que atua em Stanford, Júlio César Batista Ferreira, que desenvolveu a patente de uma nova molécula para insuficiência cardíaca, denominada Samba. Ele foi um dos premiados com a Medalha Carlos Chagas. “Fizemos uma homenagem aos 110 anos da Doença de Chagas e aos 140 anos do nascimento de Carlos Chagas − primeiro e único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia”, conclui o presidente do evento, João David de Souza Neto. -
SBC/DERC
O departamento destaca o lançamento do Portal Prevenção e Saúde, no endereço www.derc.org.br, com informações para os profissionais de saúde e a população em geral; a revista do DERC, já com indexadores importantes, adotou o Digital Object Identifier (DOI), sistema que oferece identificação da propriedade intelectual; em Porto Alegre, durante o Congresso da SBC, dentre outras atividades do departamento, aconteceu o tradicional Simpósio do DERC, o lançamento do Livro do DERC, a Assembleia Geral dos integrantes do Departamento e a prova para obtenção do título de habilitação em ergometria.
-
SBC/SBHCI
O CTO Summit Brasil IV aconteceu em 11 e 12 de outubro, no Instituto de Cardiologia em Porto Alegre com vários convidados internacionais como Masahisa Yamane (Japão), Daniel Weilenmann (Suíça), João Silveira (Portugal) e Lúcio Padilha (Argentina), além de diversos casos ao vivo. Segundo Alexandre Schaan de Quadros, diretor Científico da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e coordenador do curso, a importância da angioplastia de oclusões totais crônicas (CTO) deve-se ao fato de que são muito comuns (em 20% a 30% dos cateterismos, observa-se uma CTO) e estes pacientes podem ser muito sintomáticos, com grande benefício após a recanalização do vaso.
-
SBC/SOBRAC
Estamos cada vez mais próximos do Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, avançando com uma rica programação que irá atender todos os segmentos de atuação profissional, com muito conteúdo e atividades práticas e interativas. Além dos 13 convidados internacionais e das principais referências do cenário das arritmias no Brasil, ainda temos como parceiro o Simpósio Luso Brasileiro e o novo megacurso, que promete ser o melhor da história do evento até aqui. Acessem: www.sobrac.org/sobrac2019