Publicidade

Palavra do Presidente

Marcelo Queiroga





Em época de emergência na saúde pública internacional devido à pandemia do novo coronavírus, o impacto no cotidiano do país foi fortemente afetado, com implicações sociais e econômicas sem precedentes. As sociedades médicas são instadas a se engajarem na difusão de conhecimento científico para capacitar seus associados e dialogar com outros especialistas, demais profissionais de saúde e a população.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), amparada na força da sua tradição, assumiu o seu papel de liderança se posicionando sobre as implicações cardiovasculares da Covid-19.

Também, por intermédio do programa de educação à distância (webinares) se voltou a discussão do diagnóstico e tratamento da enfermidade, que entre cardiopatas é de mortalidade mais elevada. Essas ações integram a grande mobilização “De Coração, Contra o Coronavírus”, fonte de informação para profissionais de saúde e leigos.

Em outra ponta, uma força tarefa de cardiologistas ocupou espaço generoso na mídia aberta. A cardiologia brasileira inaugura um novo modelo de gestão capaz de enfrentar os desafios da sociedade moderna e ofertar um canal permanente de diálogo com os sócios e a sociedade em geral, um substrato para transformações sem precedentes.

Neste momento de crise na saúde pública onde o distanciamento social tem sido a recomendação, é fundamental informar aos cardiopatas sobre os riscos de contaminação com o novo coronavírus, reforçando a necessidade de prevenção, assim como de seguir os tratamentos específicos, conforme prescrição médica.

Com a regulamentação da telemedicina, no âmbito da saúde pública e suplementar, pelo Ministério da Saúde por meio da portaria nº 467, convertida na lei nº 13.989/2020, vigente enquanto durar a pandemia, a SBC lançou o Programa de Telecardiologia. O objetivo é facilitar o acesso e encurtar a distância entre o médico e seu paciente, democratizar o acesso à saúde e auxiliar os portadores de comorbidades associadas às doenças cardiovasculares.

Com essas ações, reafirma-se o compromisso da SBC: unir e fortalecer a cardiologia brasileira.


Notícias da SBC








Notícias das Sociedades Estaduais / Regionais