A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em mais de sete décadas, vem construindo uma forte base para consolidar a cardiologia como especialidade médica.

Para alcançar esses objetivos, é preciso atuar com eficiência na gestão societária e foco na difusão do conhecimento, da ética e da integração nacional para a promoção das inovações disruptivas que façam a diferença.

Com esse espírito, desde que assumimos a diretoria da SBC, estamos promovendo ações para construir uma agenda científica forte, com a prática de webinares realizados em parcerias com os departamentos especializados, e estímulo à pesquisa e divulgação junto à sociedade civil dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, sua prevenção e tratamento.

As ações da SBC coincidem com a política sanitária vigente, como o incentivo ao desenvolvimento da assistência na atenção primária, fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares, responsáveis por mais de 30% das mortes todos os anos no país; a eficiência da gestão da saúde; e a melhoria da qualidade na alocação de recursos.

Por isso, implementou o Cardiômetro, uma ferramenta gratuita de alerta on-line, que periodicamente estima o número de óbitos decorrentes de doenças cardiovasculares no país, e que está concorrendo ao Prêmio Euro – Inovação na Saúde.

Esses dados são fundamentais para elaboração de estratégias que resultem em mais eficiência na prevenção cardiovascular e para o poder público dimensionar investimentos em saúde, além de informar a população, de fonte confiável, sobre o assunto.

A elaboração de diretrizes sobre vários temas da especialidade tem sido uma prioridade para a SBC, balizando à prática da especialidade e contribuindo com a implantação de políticas de saúde no Brasil. No entanto, tudo isso foi atropelado pela pandemia do novo coronavírus. É o momento de unir forças para minorar as consequências para os brasileiros.

Diante dessa emergência em saúde pública internacional, com o impacto no cotidiano do país fortemente afetado com implicações sociais e econômicas sem precedentes, a SBC, amparada na força da sua tradição, assume o seu papel de liderança se posicionando sobre as implicações cardiovasculares da Covid-19.

Para contribuir com a saúde dos brasileiros e em busca de transparência e informações sólidas para serem utilizadas para análise e tomada de decisão de ações públicas em prol da saúde, baseadas em dados reais, a SBC em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil) uniram-se para disponibilizar no Portal da Transparência um novo módulo que traz os números de óbitos por doenças cardiovasculares desde o início da pandemia.

Com essa atualização dinâmica dos dados e disponibilizando para a sociedade um panorama da situação do novo coronavírus no Brasil, é possível um acompanhamento detalhado da evolução da pandemia no país, o impacto da infecção nos óbitos por doenças cardiovasculares e definir melhor a relação da Covid-19 com o coração. Além da importância epidemiológica, o mapeamento adequado do problema é mais uma ação que permitirá a adoção de medidas e políticas públicas que resultem em diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.

Para garantir o direito à saúde, a informação se faz necessária em seu sentido pleno, para fornecer dados para que o Estado estabeleça os serviços e políticas que visem à promoção da saúde, a melhoria dos serviços, num ciclo contínuo do cuidado que precisa sempre ser nutrido.

Com o compromisso com a medicina social de qualidade, a SBC acaba de lançar a plataforma on-line Estatísticas Cardiovasculares Brasil: 2020, com milhares de dados sobre as doenças cardiovasculares e o seu impacto no país. A base reúne informações, números e pesquisas sobre o tema entre 1990 e 2017 e permite a extração dos dados em diferentes recortes, apresentando-os em estatísticas e gráficos que podem considerar a patologia selecionada, classificando sua incidência por faixa etária, região e gênero.

A ideia é criar e revisar anualmente os dados de estatística e epidemiologia das doenças cardiovasculares no país, para que, com as informações atualizadas, possam ser tomadas decisões tanto do ponto de vista individual quanto no nível de políticas públicas, tão relevantes para o planejamento, prevenção e promoção da saúde.

Dessa forma, a SBC acredita que a transparência das informações contribuirá para uma atuação mais assertiva do cardiologista, o que proporcionará ações mais efetivas em benefício do paciente. E assumindo o seu papel de protagonista, com a promoção da educação médica continuada e a certificação profissional, a SBC está construindo o caminho para a liderança da qualificação do cardiologista para enfrentar os desafios da nova era que vivemos.

 
 
  Sociedade Brasileira de Cardiologia apresenta nova plataforma de dados Sociedade Brasileira de Cardiologia apresenta nova plataforma de dados

Estatística Cardiovascular Brasil: 2020 traz informações sobre as doenças cardiovasculares e seus impactos.

Leia +

 
  Politização da saúde não pode ser maior que as políticas de saúde Politização da saúde não pode ser maior que as políticas de saúde

Presidente da SBC e Claudio Lottenberg defendem organização da estrutura assistencial e investimento em pesquisa para a melhora da qualidade e da eficiência do setor.

Leia +

 
  Campanha Saúde Não tem Hora Campanha Saúde Não tem Hora

Confira as dicas dos especialistas e fique atento aos sinais que podem indicar que é hora de procurar ajuda médica.

Leia +

 
  SBC, em parceria com sociedades científicas, lança Campanha Saúde não tem Hora SBC, em parceria com sociedades científicas, lança Campanha Saúde não tem Hora

Ação chama atenção sobre os cuidados e o atendimento a emergências de doenças cardiovasculares e tratamento do diabetes em tempo de pandemia.

Leia +

 
  Controle de doenças cardiovasculares pode evitar morte por insuficiência cardíaca durante pandemia Controle de doenças cardiovasculares pode evitar morte por insuficiência cardíaca durante pandemia

SBC acredita que pesquisa da Fapesp pode auxiliar na identificação de tratamentos precoces para evitar a evolução desfavorável da infecção.

Leia +

 
  Presidente do ACC defende atuação da mulher na cardiologia Presidente do ACC defende atuação da mulher na cardiologia

Para Athena Poppas, as cardiologistas são importantes na liderança de instituições e organizações de saúde.

Leia +

 
  SBC realiza estudo inédito sobre síndrome do coração partido SBC realiza estudo inédito sobre síndrome do coração partido

Mapeamento visa conhecer o perfil epidemiológico da doença no país para melhorar o diagnóstico, o tratamento e a adoção de políticas públicas de prevenção.

Leia +

 
  Incrições foram prorrogadas para 30 de julho. Aproveite! Inscrições para 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia têm desconto especial até 31 de julho

Acesse o site e confira os valores para participar do maior evento da cardiologia mundial. CBC ocorre de 20 a 23 de novembro em Brasília.

Leia +

 
 
 
 
  Entenda o que é a Síndrome do Coração Partido Entenda o que é a síndrome do coração partido

O presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e coordenador da Universidade do Coração da SBC, Evandro Tinoco Mesquita, concedeu entrevista à Record News.

Leia +

 
 
 
  GloboNews falou do aumento acentuado das mortes por doenças cardiovasculares no Estado de São Paulo. Casos de síndrome do coração partido tiveram alta durante a pandemia, diz estudo norte-americano

Também chamada de síndrome de Takotsubo, doença cardíaca está relacionada a emoções negativas.

Leia +

 
   
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  Nova diretriz brasileira de reabilitação cardiovascular

Leia +

  SOCERJ realizará três eventos virtuais em 2020

Leia +

  SBC/PI dá continuidade às atividades científicas em formato de Webinar

Leia +

 
  Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia realiza série de Webinars

Leia +

 
  SBC/PA realizou quatro atividades científicas virtuais nos meses de junho e julho

Leia +

 
  Revista da SOCESP completa 30 anos e ganha versão digital

Leia +

 
 
     
  Congresso DERC acontecerá em conjunto com o Congresso SBC 2020

Leia +

 
  SOBRAC inova com atividades online

Leia +

 
  GECESP inicia projetos com a SBMEE

Leia +

 
  Novo site do SBC/DA será lançado em breve

Leia +

 
  Registro Nacional da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Pediatria (SIMP) associada à COVID-19

Leia +

 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
Publicidade
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.