Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Departamentos



SBC/DHA

Departamento de Hipertensão Arterial da SBC


A crise de saúde ocasionada pela pandemia de COVID-19 mudou a forma como nos relacionamos, mas não impediu o DHA/SBC de seguir na sua trajetória de oferecer ao cardiologista brasileiro educação continuada em hipertensão. Sem a possibilidade do convívio presencial variadas ações realizadas através das mídias sociais do DHA/SBC têm sido realizadas a cada semana sempre envolvendo os mais importantes pesquisadores de hipertensão em nosso país!


O site do DHA/SBC tem sido constantemente atualizado e novas sessões foram inauguradas como a Sessão Grandes Trials em Hipertensão, onde são colocados o resumo dos principais estudos clínicos em hipertensão; Sessão Esquina Cientifica, na qual os pesquisadores brasileiros podem divulgar seus artigos funcionando como um grande repositório da produção cientifica dos pesquisadores nacionais.










O instagram do DHA/SBC foi inaugurado @dha.sbc e tem sido
espaço para LIVES super concorridas (mesmo que a luz de velas!)
sobre os diversos temas que irão estar presentes na próxima diretriz
de hipertensão da SBC, que se encontra em preparação.






Como o conhecimento não pode parar, o DHA/SBC, publicou neste ano de 2020 o Posicionamento sobre Hipertensão resistente 2020; e o Posicionamento Luso-brasileiro sobre emergências hipertensivas 2020, contribuindo para a constante atualização dos cardiologistas brasileiros.

Dia 26 de Abril é o dia Nacional de combate a Hipertensão, e mesmo não podendo realizar ações presencias de conscientização sobre a importância desta patologia, o DHA/SBC não deixou de lembrar esta data. Foi lançado o Cordel: Medindo a Pressão Arterial, uma iniciativa para ensinar a técnica de medida da pressão arterial de forma lúdica e divertida.




Da mesma forma, a campanha MMM “Maio Mês da Medida da Pressão”
tem sido realizada pelo instagram @dha.sbc






Com a gravidade do momento que estamos vivendo, não deixamos também de emitir os posicionamentos oficiais do DHA/SBC sobre a utilização de fármacos anti-hipertensivos e a covid-19, contribuindo para que o cardiologista associado pudesse fornecer orientação com base cientifica aos seus pacientes.








A diretriz de hipertensão arterial 2020 segue sendo construída pelos principais nomes que estudam hipertensão em nosso país, e permitirá aos cardiologistas fornecer o melhor tratamento aos seus pacientes com o uso de informações cientifica atualizadas.

Buscando a melhoria das taxas de controle da hipertensão arterial no Brasil, o DHA/SBC está elaborando também, a Diretriz de Hipertensão Arterial para a Rede Básica de Saúde, uma valorosa iniciativa que ajudara ao médico não cardiologista a oferecer o melhor tratamento aos pacientes. E nesta mesma direção, o DHA/SBC, apresentou ao Ministério da saúde a importância da incorporação das combinações fixas de fármacos anti-hipertensivos na cesta básica da farmácia do SUS, e iniciou a elaboração de um documento para embasar a solicitação de mais esta ferramenta de tratamento na rede pública de saúde.

Em sua ação mais recente, o DHA/SBC iniciou a criação do Hiper Canal, onde vídeo aulas sobre os mais variados temas em hipertensão ficarão disponíveis para a permanente atualização dos médicos brasileiros nos diferentes aspectos da Hipertensão.

Estamos isolados, mas não estamos parados!

Diretoria do DHA/SBC 2020/21



Voltar




EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski