Em outubro de 2020, fomos notificados pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO) de um iminente desabastecimento de órteses e próteses. Após mais de dez anos sem reajustes nos valores destes materiais pelo SUS, a Associação nos relatou que seria impossível manter o abastecimento. Imediatamente a SBCCV notificou ao Ministério da Saúde e entidades médicas deste problema. Em janeiro de 2021, depois de aguardar a resposta das instituições citadas, encaminhamos ao Ministério Público Federal nossa preocupação, na tentativa de nos anteciparmos à efetiva instalação do desabastecimento no país. Com a posse do Dr. Marcelo Queiroga como Ministro da Saúde, conseguimos abrir um caminho de diálogo, e estamos certos de que caminharemos para a resolução da crise.
Fizemos um levantamento entre os sócios da SBCCV e temos 52% dos Serviços de cirurgia cardíaca entrevistados no Brasil, sofrendo as consequências deste desabastecimento. Cerca de 79,1% dos sócios da SBCCV estão preocupados com esta situação.
Esta crise de abastecimento, além de causar grande impacto financeiro nos Serviços, fragiliza ainda mais o acesso da população ao tratamento adequado de suas enfermidades.
Seu serviço está sem fornecimento adequado de órteses e próteses?
Você está preocupado com falta de material para as suas cirurgias?
Departamentos
SBC/SBCCV
Crise na Cirurgia Cardiovascular Nacional