Caros leitores, esta é a primeira vez que falo a vocês como presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Assumi essa responsabilidade ainda em março, quando nosso colega, e agora presidente-licenciado, Marcelo Queiroga, foi nomeado Ministro da Saúde do Brasil. Fico no cargo até o fim deste ano, quando completa o biênio 2020-21.

Não poderia deixar de ressaltar que para a nossa entidade é um motivo de imenso orgulho ter seu presidente indicado para um Ministério de tamanha relevância, principalmente ao analisarmos o cenário da saúde atual, onde ainda nos vemos imersos pela pandemia do novo coronavírus. Ver um médico cardiologista assumindo tão importante missão é muito satisfatório.

Como sabem, em sua gestão, Queiroga foi incansável e transformou a SBC e meu papel não poderia ser outro: dar continuidade ao planejamento estratégico de todos os projetos que já estavam estabelecidos e discutir, junto à diretoria, o desenvolvimento de outros novos.

A SBC, em mais de sete décadas, vem construindo uma forte agenda para fortalecer, cada vez mais, a cardiologia no Brasil. A difusão do conhecimento científico é um compromisso perene. Ações de educação médica continuada seguirão como uma marca de nossa gestão.

Em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia e com o Instituto Nacional do Câncer, passamos a oferecer a Pós-Graduação lato sensu em Cardio-oncologia, que tem como objetivo formar profissionais para um futuro que terá, cada vez mais, pacientes com neoplasias e cardiopatias.

Ainda ano passado, com os esforços da SBC, foi aprovado o Ano Adicional em Cardio-oncologia na Residência Médica. É necessário criar as bases para mostrar de maneira clara como formar esses profissionais. E é nesse contexto que nossa especialização é protagonista.

É uma nova oportunidade para que os cardiologistas brasileiros possam se qualificar para atender melhor indivíduos que acometidos por uma neoplasia precisam de cuidados cardiológicos, sobretudo para prevenir a cardiotoxicidade, ou aqueles que são cardiopatas e que têm câncer e precisam realizar tratamento especializado, de tal maneira que consigamos interferir de maneira efetiva na história natural desses brasileiros que tanto precisam de nós.

É claro que não poderíamos ficar alheios à criticidade imposta pela pandemia em nosso país e em janeiro lançamos a ação solidária SOS Coração Amazonas, com objetivo de apoiar na assistência médica à população daquele Estado. A campanha consiste na implementação da telecardiologia para auxiliar no atendimento prioritário aos pacientes com doenças cardiovasculares do Amazonas, que tiveram ou não Covid-19, durante o período de crise de emergência em saúde pública.

Em parceria com a Conexa Saúde, estamos disponibilizando uma plataforma de telemedicina para somar esforços com os profissionais de saúde que se voluntariarem para atender a quem precisa e não pode recorrer ao atendimento presencial, observando o isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias, e convida os médicos e residentes de cardiologistas a participarem deste ato solidário pela vida da população amazonense.

Aproveito para ressaltar, também, que o 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC) já está com a organização a todo vapor para repetirmos o êxito que tivemos no ano passado, quando, de maneira virtual, levamos a mais de 18 mil congressistas, intensos debates e apresentações que proporcionaram uma ampla atualização dos conhecimentos cardiológicos e o aprimoramento em diversas áreas, que refletirão na melhoria da assistência aos pacientes. Novamente será um evento online, promovendo a integração do melhor da ciência cardiovascular com a necessidade do entrechoque das ideias de vanguarda das diversas correntes do pensamento científico na especialidade.

Agradeço a confiança depositada em mim e me coloco à disposição de todos para continuarmos fazendo da cardiologia brasileira uma das melhores e mais respeitadas no mundo.

 
 
 
 
  Inscrições para bolsas de Pós-graduação em Cardio-oncologia encerram dia 2 de maio Inscrições para bolsas de Pós-graduação em Cardio-oncologia encerram dia 2 de maio

Interessados devem possuir título de especialista em cardiologia (SBC/AMB) ou certificado de área de atuação em cardio-pediatria (SBC/AMB).

Leia +

 
  SBC orienta e incentiva sobre a importância da vacinação SBC orienta e incentiva sobre a importância da vacinação

Campanha destaca ser fundamental levar informação de qualidade às pessoas e aumentar a adesão às ações de imunização.

Leia +

 
 
  Combate à hipertensão e políticas públicas é tema de evento promovido pela SBC Combate à hipertensão e políticas públicas são tema de evento promovido pela SBC

Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Combate à Hipertensão, sessão especial reuniu grandes nomes relacionados à saúde e cardiologia em âmbito mundial.

Leia +

 
  Metrô de São Paulo apoia campanha da SBC e alerta população sobre hipertensão Metrô de São Paulo apoia campanha da SBC e alerta população sobre hipertensão

De abril até o final de julho, vídeo informativo sobre a doença será veiculado em painéis eletrônicos nas plataformas de acesso das estações e nas Redes Sociais da companhia de transporte.

Leia +

 
 
  Simpósio celebra 50 anos da pós-graduação em cardiologia da UFRJ Hipertensos podem ter mais chances de complicações pela forma grave da Covid-19

Data fez um alerta à população da necessidade de medir a pressão para se identificar se está alta ou não e assim procurar ajuda médica para um tratamento regular.

Leia +

 
 
 
 
  Queda de renda adoece; usar bem o dinheiro da saúde nunca foi tão crucial "Queda de renda adoece; usar bem o dinheiro da saúde nunca foi tão crucial"

Evandro Tinoco Mesquita, coordenador da Universidade do Coração da SBC, ressaltou a interdependência entre as condições sociais e econômicas, os agravantes psicoemocionais e as doenças cardiovasculares.

Leia +

 
 
  Dia Nacional de Combate à Hipertensão: saiba mais sobre a doença Dia Nacional de Combate à Hipertensão: saiba mais sobre a doença

Quadros de pressão alta estão presentes em 80% dos casos de AVC e em 60% das ocorrências de infarto.

Leia +

 
 
  Doença de Chagas ainda é negligenciada Doença de Chagas ainda é negligenciada

O presidente do DEIC/SBC, concedeu entrevista ao programa de rádio Light News.

Leia +

 
  Covid-19 e o coração de atletas e esportistas Covid-19 e o coração de atletas e esportistas

Quando tratamos de esportistas e atletas que contraíram o vírus, pelo alto grau da prática, uma das preocupações é o risco de lesões cardíacas.

Leia +

 
     
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  SBC-BA confirma congresso 2021 100% on-line

Leia +

  47° Congresso Paranaense de Cardiologia & International Cardiology Meeting terá transmissão online

Leia +

  SOCESP lança livro gratuito de receitas saudáveis

Leia +

 
     
  2021 é ano de Congresso do DA. Programe-se e participe!

Leia +

 
  Crise na Cirurgia Cardiovascular Nacional

Leia +

 
  Congresso da SOBRAC já tem data marcada: 01 a 04 de dezembro de 2021!

Leia +

 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Presidente: Celso Amodeo; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho.
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.