Publicidade

Jornal da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Regionais



SBC/SP

SOCESP lança livro gratuito de receitas saudáveis

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo acaba de lançar a primeira edição de um e-book com receitas amigas do coração e que podem ser preparadas por cardiopatas ou pessoas que tenham algum fator de risco cardiovascular. O livro contempla vários pratos, que podem ser feitos em casa nesses dias de isolamento social por conta da Covid-19.

Recentemente a SOCESP encaminhou ao Ministério da Saúde propostas para o Plano de Ação e Estratégias para a Prevenção da Mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis e um tópico inteiro estava relacionado à alimentação saudável. “Pouco adianta a rotulação e as informações sobre restrição de gorduras saturadas e trans nas embalagens de alimentos industrializados, se durante o preparo estes componentes forem utilizados sem controle”, esclarece a diretora de Promoção e Pesquisa, Maria Cristina Izar, que assina o documento juntamente com o presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira. “É preciso atuar em cardápios de lanchonetes e restaurantes para que informem o modo de preparo dos alimentos e seus componentes”, completa.

“A nutrição tem papel importante nesse cenário ao propor padrões alimentares mais saudáveis e não valorizar alimentos individualmente. A abordagem tem sido mais racional na prevenção cardiovascular, ao adequar o consumo calórico, a inclusão de grãos, frutas e hortaliças e a redução de carboidratos refinados, alimentos ultraprocessados, priorizando as gorduras mais saudáveis, em detrimento das saturadas e trans”, orienta o diretor responsável pelos departamentos multiprofissionais da SOCESP, Otávio Rizzi Coelho Filho.

A diretora do Departamento de Nutrição, Valéria Machado, lembra que inúmeras evidências científicas reforçam a necessidade urgente de ações preventivas iniciadas nos primeiros anos e mantidas ao longo de toda a vida. “A dieta exerce papel singular tanto por sua capacidade em promover saúde, mas também por contribuir para o desenvolvimento de múltiplos fatores de risco para as doenças do coração”.

A publicação tem a participação especial do chef João Alcântara, que morou em Barcelona e é dono do restaurante Boteco Fogo, junto com o jogador de futebol Daniel Alves.

Para baixar o e-book: https://socesp.org.br/publico/qualidade-de-vida/nutricao/e-book-nutrindo-coracoes-um-resgate-culinario-com-sabor-de-saude/



EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski