Caros leitores,

Dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença que afeta 16 milhões de brasileiros e tem entre suas maiores complicações as doenças cardiovasculares. Nesta edição do Jornal SBC, o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular, José Francisco Kerr Saraiva comenta sobre o tema e fala sobre a principal mensagem para prevenção neste momento. Além disso, apresentamos a você a nossa programação em alusão à data e anunciamos as inscrições para o curso “Diabetes e Doença Cardiovascular”, da Universidade do Coração.

Veja como foi o Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) e o I Simpósio Internacional de Doenças Cardiovasculares na Mulher, organizado pelo Departamento de Cardiologia da Mulher (DCM). E mais: Congresso Brasileiro de Cardiologia 2021 já tem mais de 7 mil inscritos. Não fique de fora. Inscreva-se você também!

Boa leitura!

 
 
 
 
  Doenças cardiovasculares são as complicações mais graves do diabetes” Doenças cardiovasculares são as complicações mais graves do diabetes

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e com mais da metade dos brasileiros acima do peso, SBC alerta sobre a importância de ações de prevenção como alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Leia +

 
  Família da cardiologia se prepara para o 76º Congresso da SBC Confira a programação da SBC para o Dia Mundial do Diabetes

Campanha terá webinares homônimos à data, em parceria com o CONASEMS e a Sociedade Brasileira de Diabetes, assim como ações de prevenção com o Metrô de São Paulo e a CPTM.

Leia +

 
  Inscrições abertas para o curso “Diabetes e Doença Cardiovascular” Inscrições abertas para o curso “Diabetes e Doença Cardiovascular”

Capacitação da Universidade do Coração, da SBC, é destinada a cardiologistas, clínicos, geriatras e endocrinologistas e oferecerá ​uma imersão na fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da doença cardiovascular no indivíduo diabético.

Leia +

 
  SBC e World Heart Federation lançam o Congresso Mundial de Cardiologia 2022 Inscrições para o 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia já chegam a 9 mil

Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece de forma totalmente virtual e gratuita, reunindo palestrantes nacionais e internacionais em três dias de muito conteúdo e interação, de 19 a 21 de novembro.

Leia +

 
 
  Miocardiopatia em adolescentes e adultos jovens portadores de distrofia muscular de Duchenne

Leia +

  Maior evento de hipertensão arterial das Américas acontece de 27 a 30 de outubro Webinar do NCD Academy discutiu desafios emergentes da medicina com palestrantes internacionais

Ambos do Baylor College of Medicine, Christie Ballantyne falou sobre medicina de precisão e Salim Virani sobre digital health; a cardiologista e educadora Marcia Mackdisse abordou value based healthcare.

Leia +

 
 
  SBC abre edital para concurso de editor-chefe dos periódicos ABC Cardiol e IJCS Evento destacou a importância da representatividade feminina na comunidade médica

O I Simpósio Internacional de Doenças Cardiovasculares na Mulher reuniu mais de mil pessoas em um ambiente virtual, no dia 30 de outubro.

Leia +

 
 
  SBC abre edital para concurso de editor-chefe dos periódicos ABC Cardiol e IJCS Congresso do DHA/SBC discutiu o ser humano, o coração e a hipertensão

Com mais de 20 mil participantes, o evento online e gratuito reúne especialistas, comunidade científica e importantes associações no continente americano no que diz respeito a doença hipertensiva e cardiovascular.

Leia +

 
 
  Doenças cardiovasculares na adolescência é tema de webinar no dia 22 Exposição da SBC que homenageia centenário da cardiologia no Brasil é inaugurada no InCor

Painéis que compõem a obra “No Coração dos Trópicos” estão em destaque no hall do melhor centro de cardiologia da América Latina; abertura teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Leia +

 
 
  SBC lança primeiro curso para enfermeiros que atuam na área cardiológica Fundação Lemann abre inscrições para bolsas de pós-doutorado em pesquisa cardiovascular nos EUA

Interessados podem se candidatar até 30 de novembro. O treinamento será administrado pelo Brigham and Women’s Hospital e o auxílio terá duração de dois anos com início previsto entre março e julho de 2022.

Leia +

 
 
 
 
 
  Aos médicos que ficaram e aos que foram: nossa eterna gratidão

Artigo do presidente da SBC, Celso Amodeo, para a edição especial Dia do Médico, da Revista UpPharma. Leia na página 26.

Leia +

 
 
  Cardiologia se prepara para o 76º Congresso da SBC

“Teremos um excelente congresso com a abordagem de assuntos palpitantes da cardiologia, apresentando o que há de mais novo em termos de tecnologia e tratamento, com palestrantes nacionais e internacionais”, conta Alexandra Mesquita, presidente desta edição do evento.

Leia +

 
 
  Saiba como evitar parada cardíaca, problema recorrente no Brasil

Levantamento indica que 720 paradas acontecem por dia no país; cardiologista da SBC explica quais as principais causas do problema.

Leia +

 
 
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  Ieda Jatene será a nova presidente da SOCESP

Leia +

 
     
  O XVIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose foi um sucesso!

Leia +

 
  Participe do XXXVIII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas

Leia +

 
 
 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA Celso Amodeo; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho.
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Júlio Matos e Carolina Gonçalves Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.