Page 15 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Jornal SBC 106 | Maio 2011 15

CARDIOL

Portal Prevenção da SBC apresenta ferramentas e serviços interativos para

esclarecer dúvidas da população

Uma equipe de cardiologistas que inclui especialistas em Hipertensão, Cardiologia do Esporte, Prevenção Cardíaca, Arritmias, Infartos e Exames de Imagem, entre outros temas, promete responder pela internet às perguntas da população sobre problemas do coração. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o objetivo, afrma o diretor de Tecnologia e Informação da entidade, Fernando Costa, “é contribuir para a redução do número de mortes por causas cardíacas, que já atingiu o incrível nível de um óbito a cada dois minutos no Brasil”.

O cardiologista explica que, a cada ano, morre cerca de 1,2 milhão de pessoas no país, e desse total, 315 mil mortes são causadas pelas doenças cardiovasculares, que já matam mais do que todos os tipos de câncer somados. “Como essas mortes são evitáveis em sua imensa maioria”, explica o presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, a entidade então criou um serviço interativo no portal Prevenção (http://prevencao.cardiol.br/), para esclarecer às dúvidas da população e mostrar os caminhos para se ter um coração saudável.

25 mil acessos diários

Fernando Costa diz que a escolha do portal da SBC para essa divulgação explica-se por ser o terceiro site cardiológico mais importante do mundo, com 25 mil acessos médios diários. Na página de Prevenção, à direita, há o ícone “Coração on-line”, onde podem ser postadas as perguntas, que são respondidas em no máximo 48 horas. O cardiologista explica que as respostas são sobre probabilidade de se ter problemas cardíacos, doenças mais frequentes, necessidade e orientação sobre atividade física regular, remédios e dietas “milagrosas” anunciadas frequentemente na mídia, mas nunca indicam medicamentos ou doses, pois isso é competência do médico durante uma consulta presencial. “Para combatermos essa verdadeira epidemia, deveremos lançar mão do principal antídoto, a prevenção da doença”, conclui.

Além do “Coração on-line”, o Portal oferece uma quantidade imensa de informações, testes para que o leigo verifque se seu coração “está sendo bem tratado”,

dicas sobre qualidade de vida e a relação completa de produtos com “Selo de Aprovação SBC”, isso é, dos alimentos industrializados testados e aprovados pela Sociedade.

Para as crianças, há jogos como “Come-come – ajude o coração a fugir dos seus inimigos”, “Aprenda a cuidar do seu coração brincando”, “Gibis educativos”, além de uma área de “Receitas saudáveis” e um jogo, para adultos, com três mil perguntas para o interessado avaliar seu conhecimento sobre o coração. A relação dos fatores de risco, como: tabagismo, hipertensão, obesidade, sedentarismo e cintura com mais de 90 centímetros para o homem e mais de 80 para as mulheres, permite que o internauta avalie seu risco cardíaco.

O objetivo é contribuir para a redução do número de mortes por causas cardíacas, que já atingiu o incrível nível de um óbito a cada dois minutos no Brasil.

Page 15 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »