This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Jornal SBC 106 | Maio 2011 3
DIRETORIA
Brasil e Portugal terão Diretrizes
conjuntas e inform
A SBC e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia vão desenvolver protocolos conjuntos que serão não apenas divulgados, como também redigidos por meio da internet, para o que a SBC vai transferir a tecnologia que desenvolveu com grande sucesso para o portal www. cardiol.br em favor dos cardiologistas do outro lado do Atlântico.
O acerto para o trabalho conjunto foi feito durante o XXXII Congresso da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em Lisboa, pelo presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães, e pelo coordenador de Diretrizes da SBC, Iran Castro. Ele relembra que “de longa data a proximidade linguística do Brasil e Portugal aproximou os cardiologistas dos dois países”, mas agora a abrangência da colaboração é maior, pois passa a integrar os chamados “países lusófonos”, isto é, que falam português.
IranCastro diz que, ao contrário do Brasil, cujos problemas cardíacos estão mais próximos do mundo desenvolvido, como resultado da obesidade, do envelhecimento da população, vários dos sete países de fala portuguesa enfrentam doenças que no Brasil já foram vencidas. Essas nações têm grande incidência de febre reumática
e de outras “Nesse con que os card dos países Jorge Ilha, a
médicos lusófonos nos hospitais brasileiros vai ajudar em muito a formação de especialistas nesses países menos desenvolvidos”.
Os acordos acertados durante o congresso de Lisboa vão mais além; entretanto, os portugueses garantem ao Brasil a inserção na Sociedade Europeia de Cardiologia, via Portugal. Isso é importante à medida que a Europa tem verba de meio milhão de euros para o desenvolvimento de uma plataforma de educação médica continuada, acreditação e formação de novos especialistas, enquanto o Brasil ajudará Portugal ao facilitar o acesso ao Cardiosource, que admirammuito, diz Iran.
“Nessa colaboração, ambos os lados darão e receberão muito”, conclui o coordenador da SBC, pois haverá um trabalho cujo objetivo é compatibilizar as Diretrizes dos dois países, usando inclusive o novo programa desenvolvimentopela área específca da SBC. Oprograma
Maiores pesquisadores
em trombose e anticoagulação
virão para o“ISTA 4”
Alguns dos mais importantes pesquisadores do mundo no campo da trombose e anticoagulação confrmaram presença no IV Simposium of Trombosis and Anticoagulation – ISTA 4, que este ano será em Salvador, entre os dias 20 e 21 de outubro.
“Será uma oportunidade única para os médicos brasileiros ouvirem as palestras e interagirem com os especialistas que geram a literatura e o conhecimento emergente neste campo”, afrma o brasileiro Renato Lopes, professor da Divisão de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Duke University.
Renato Lopes, que, juntamente com o presidente-futuro da SBC, JadelsonAndrade, vai abrir o evento, explica que, depois de muitos anos de pouca evolução nessa área, o que deixava os médicos “amarrados a poucas opções para o tratamento de fenômenos tromboembólicos”, esse setor da medicina passou a viver uma explosão de novos conhecimentos e promissores medicamentos.
“Principalmente no campo dos medicamentos, apareceramnovas drogas antitrombóticas comperfs de segurança e efcácia interessantes e muito promissores”, e os 300-400 especialistas – que são esperados no hotel Stella Maris, local do evento – poderão debater face a face com os pesquisadores, em vez de se limitarem a ler os trabalhos publicados nas revistas científcas.
hospedagem, fora a publicação gráfca. Esses custos são minimizados com todos os debates, acertos, redação e edição, passando a ser feitos pela internet.
A proximidade linguística do Brasil e Portugal aproximou os
cardiologistas dos dois países.
Jadelson Andrade, por sua vez, ressalta o fato de que o tratamento das tromboses atualmente extrapola o campo da Cardiologia. Além dos cardiologistas, querem participar do Congresso clínicos, hematologistas, intensivistas e profssionais de saúde de várias outras áreas.
Patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI), peloDuke Clinical Research Institute (DCRI) e pelo Hospital do Coração (HCor), e com apoio especial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o evento vai contar com especialistas norte-americanos e canadenses, e pelo menos dez pesquisadores brasileiros também estão sendo consultados para que façam palestras sobre a evolução desse campo específco, no Brasil.
“Esses convidados estão sendo selecionados para representarem as várias regiões brasileiras”, explica Renato Lopes, pois a situação clínica representada pelos fenômenos tromboembólicos está vindo à baila com muita frequência em diferentes especialidades médicas, em todo o território nacional. Será uma grande oportunidade para a atualização dos médicos e profssionais de saúde brasileiros com o que há de mais recente na literatura, assim como para a troca de experiências e informações sobre a prática médica no Brasil e em outros países.
Durante a última edição do congresso do American College of Cardiology houve mais uma edição do simpósio realizado em conjunto pelas duas entidades médicas. Abordando as aplicações práticas e o estado da arte da imagem cardíaca, participaram do simpósio Márcia Barbosa (Belo Horizonte), Kim Allan Williams (Detroit, MI), Roberto Lang (Universidade de Chicago, IL), IbraimM. F. Pinto (Dante Pazzanese), James Min (Weill Cornell, NY) e Carlos Rochitte (Incor).
Os debatedores revisaram os critérios mais adequados da utilização da ecocardiografa, tomografa, medicina nuclear e ressonância em cardiologia, aomesmo tempo emque discutiram o futuro desses exames descrevendo suas áreas de pesquisa e desenvolvimento. O evento foi mais uma iniciativa de sucesso, com grande comparecimento à sessão de cardiologistas brasileiros e americanos e gerou comentários muito positivos por parte dos membros do ACC, que organizaram o evento.
Simpósio conjunto SBC/ACC em New Orleans
This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »