Page 7 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Jornal SBC 106 | Maio 2011 7

CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA

Congresso anual terá

11 Simpósios Internacionais

Os Simpósios Internacionais passaram a ter tanta importância nos Congressos anuais da SBC, deram tão certo como forma extremamente rápida de transmissão de conhecimento atualizado, que este ano vão se realizar no horário nobre do evento e com tempo muito maior que nos anos anteriores.

A explicação é do presidente do Congresso, Oscar Dutra, que já recebeu a confrmação da presença de três convidados do American Heart Association, de sete cardiologistas do American College of Cardiology, de oito da Sociedade Europeia de Cardiologia, além de convidados das Sociedades espanhola, portuguesa e dos chamados “países lusófonos”, isto é, a comunidade de países de língua portuguesa ao redor do mundo, da qual o Brasil não só faz parte, como está se aproximando cada vez mais. Embora nem todos tenham condições de enviar representantes para o Congresso, Oscar Dutra faz questão de citar os nomes desses países irmãos cujas culturas têm muito a ver com a nossa e que, recentemente, começaram a estreitar os laços também no campo da Cardiologia; são eles: Portugal, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Macau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Na experiência de Oscar Dutra, o debate presencial entre os cardiologistas brasileiros e os grandes professores e pesquisadores de outros países permite que o médico brasileiro tenha uma visão abrangente. “Não só das recentes conquistas da Cardiologia, que evoluiu constantemente”, insiste ele, “como o especialista brasileiro passa a conhecer também as novas pesquisas, os caminhos que estão sendo trilhados pelos pesquisadores de outros países”.

O brasileiro consegue, graças a esses simpósios, reunir conhecimento não apenas do que já deu certo, mas dos erros e acertos dos demais pesquisadores, das pesquisas que estão em andamento, ainda sem resultado palpável, tipo de informação muito importante à medida que o Brasil se torna um país com pesquisa cardiológica signifcativa, envolvendo centenas de cardiologistas.

Teor de sódio será reduzido nos alimentos industrializados

O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos. Ao diminuir a quantidade de sódio nos produtos alimentícios industrializados, a ideia é estimular menor ingestão de sal, pois o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O compromisso prevê uma redução gradual da taxa de sódio para ser cumprida até 2012, e, depois, intensifcada nos dois anos seguintes. No caso das massas instantâneas, a meta é uma queda de 30% na quantidade de sódio em um ano, ou seja, limitada a 1,9 grama até 2012. Nas bisnaguinhas, a meta é reduzir 10%

do total de sódio: o limite será 531 miligramas, em 2012, e 430 miligramas, em 2014.

Em julho, o governo e as empresas voltam a se encontrar para defnir o percentual de redução de sódio para o pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho e batatas fritas. Até o fnal do ano, será defnido o teor máximo para biscoitos, embutidos, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.

Para o coordenador de Ações Sociais da SBC, Carlos Alberto Machado, essa é uma vitória de toda a sociedade no combate à hipertensão. “Desde o ano passado, temos realizado vários encontros para debater o assunto e o fato da indústria de alimentos sentar na mesma mesa e olhar o problema de frente foi muito positivo”, comemora.

DIRETORIA

Oscar Dutra lembra também que, como grande número de médicos brasileiros se preparam para fazer estágios e cursos no exterior, esse contato direto comos professores das universidades estrangeiras que irão frequentar permite a eles elucidar muitas dúvidas para que cheguem mais à vontade no país que escolheram, já conhecendo de antemão os mestres com os quais vão trabalhar.

Simpósios Internacionais confrmados para o 66º CBC Quantidade Palestrantes

ACC/SBC - American College of Cardiology e Sociedade Brasileira de Cardiologia

2 7

AHA/SBC - American Heart Association e Sociedade Brasileira de Cardiologia

2 3

ESC/SBC - European Society of Cardiology e Sociedade Brasileira de Cardiologia

2 8

SPC/SBC - Sociedade Portuguesa de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Cardiologia

2 3

SAC/SBC - Sociedade Argentina de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Cardiologia

1 3

SEC/SBC - Sociedade Espanhola de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Cardiologia

1 3

SSC/SIAC/SBC - Sociedade Sul-Americana de Cardiologia, Sociedade Interamericana de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Cardiologia

1 12

Imagem meramente ilustrativa

Page 7 - 106-Mai_2011

This is a SEO version of 106-Mai_2011. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »