• Ano: XVIII

  • Número: 104

  • Mês: Março

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Faça o download ou clique no player para ouvir.



Telejornal

Outras matérias

SBC/CO

Congresso da SBC/CO terá como tema a prática cardiológica na vida real.


SBC/CO

Serviço

XI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia Centro-Oeste
Data: 19 a 21 de maio de 2011
Local: Centro de Atividades Científicas e Culturais da Associação Médica de Brasília (Clube do Médico) – Brasília/DF

Veja a Mensagem do Presidente e informações sobre o evento em:  http://sociedades.cardiol.br/co/congresso2011

SBC/DA

Departamento terá workshop “Gorduras e Saúde Cardiovascular”.

SBC/DA

Estão abertas até o dia 24/04, as inscrições para o Workshop "Gorduras e Saúde Cardiovascular". O evento acontecerá no dia 06 de maio, no Maksoud Plaza e a partir do que for discutido, o Departamento de Aterosclerose irá publicar a I Diretriz sobre Gorduras e Saúde Cardiovascular .

O objetivo é chamar a atenção de médicos, nutricionistas, endocrinologistas, cardiologista e outros profissionais da área da Saúde para participar do evento. Os valores das inscrições são: R$ 50,00 para estudantes e R$ 100,00 para demais profissionais.

Mais informações: http://departamentos.cardiol.br/sbc-da

SBC/PB

Regional promove Curso de Cardiologia Básica e outros eventos, confira.

SBC/PB

Confira detalhes dos eventos no site http://sociedades.cardiol.br/pb/agenda2.asp 

SBC/DECAGE

Decage trabalha na organização do VIII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria.

SBC/DECAGE

O Departamento de Cardiogeriatria (Decage) em 2011 segue com o objetivo de divulgação e capilarização da cardiogeriatria em todo o país, com a importante ajuda de todos os representantes estaduais.

O VII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria em Brasília foi um sucesso, com participantes das diferentes regiões do país e muita interação com os participantes.

Os trabalhos para o VIII Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, que será no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro e para o Curso Pré-Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria, uma tradição do Departamento, já estão em andamento.

SBC/SP

Regionais da SOCESP programam atividades para este ano. Leia mais.

SBC/SP

Confira as atividades programadas pela Socesp para 2011 no site http://www.socesp.org.br 

SBC/DERC

Derc prepara seu XVIII Congresso Nacional.

SBC/DERC

Com muita satisfação venho informá-los que Salvador orgulhosamente sediará o XVIII Congresso Nacional do Derc, de 27 a 29/outubro/2011.

Agende-se desde já para este Evento!

As Comissões Organizadora e Científica estão trabalhando incansavelmente, com a finalidade de realizar um grandioso evento e proporcionar a todos os participantes um aperfeiçoamento científico-profissional e intercâmbio de conhecimentos. A temática principal do Congresso é “Entendendo o Envelhecimento Cardiovascular”.

Dois convidados internacionais, de grande peso científico, já confirmaram as suas presenças. É nossa responsabilidade fazer com que o XVIII Congresso Nacional do Derc mantenha a mesma qualidade científica que vem tendo nas edições anteriores.

Paralelo à programação científica, estamos preparando uma programação social, para os Congressistas e acompanhantes, que tornarão estes dias ainda mais prazerosos.

Conto com vocês! Afinal, a sua presença é que coroará o nosso trabalho.

Valdir Aires
Presidente do XVIII Congresso Nacional do Derc/2011

SBC/RN

SBC/RN realizará no período de 15 de março a 24 de maio o Curso Anual de Eletrocardiografia.

SBC/RN

Serviço

Curso Anual de Eletrocardiografia da SBC/RN
Data: 15 de março a 24 de maio (terças- feiras)
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório da Associação Médica do RN
Para mais informações clique aqui

SBC/SOBRAC

Sobrac promove Programas de Educação Continuada e Congresso de Arritmias.

SBC/SOBRAC

A participação de todos na prevenção das arritmias cardíacas


Ao longo dos anos a Sobrac tem se pautado pelos compromissos em prol dos esclarecimentos e da prevenção das arritmias cardíacas e da morte súbita. Tratando-se de saúde, todos sabem: “Prevenir é melhor que Remediar”.

Em 2011, a Sobrac continuará a realizar suas atividades, com os PreCons (Programas de Educação Continuada), o Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas , em Brasília, e com muita ênfase a campanha Coração na batida certa, através de diversas ações com foco no dia 12 de novembro – Dia Nacional de Prevenção às Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Esta é uma das nossas maiores bandeiras, uma vez que a campanha tem cunho social, e na qual queremos a participação de todos os cardiologistas.

Divulgação/SOBRAC Por isto tudo, algumas ações realizadas no ano passado devem ser destacadas: a Sobrac esteve presente em mais de 140 matérias na imprensa, somente relacionadas à Campanha Coração na Batida Certa, e colaborou, com informações ou em entrevistas, em mais de 40 matérias em emissoras de rádio e televisão de grande expressão, como afiliadas da TV Globo, Record e Bandeirantes de diversas regiões do Brasil.

A ampla cobertura da imprensa provou o interesse da sociedade brasileira quando o assunto é Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. No período, a Sobrac obteve uma audiência que ultrapassou as centenas de milhares de pessoas, fomentando uma semente importante para os nossos objetivos.

Estes números atestam a importância em disseminarmos a nossa mensagem junto à população em geral. E a prevenção às arritmias cardíacas e à morte súbita não tem preço. Por isto, queremos contar com a sua colaboração e participação efetiva na campanha deste ano.

Já iniciamos o planejamento de nossas ações para a Campanha Coração na Batida Certa de 2011. Em breve, vamos compartilhar os detalhes das nossas ações, para a melhor condução dos todos interessados. Assim, ao unirmos forças, teremos mais oportunidades de disseminar a importância da Prevenção das Arritmias Cardíacas e da Morte Súbita.

Dr. Guilherme Fenelon
Presidente da Sobrac

SBC/PE

Regional organiza Curso de Reciclagem e Congresso Pernambucano de Cardiologia.

SBC/PE

O Curso de Reciclagem, que além de ser uma forma de capacitação do associado para a obtenção do Título de Especialista em Cardiologia, tem também a finalidade de atualização cientifica para os cardiologistas e vai acontecer entre os dias 29/06 a 02/07/2011, no auditório Enio Cantarelli, no Procape.

A realização anual desse curso foi um compromisso assumido atendendo às inúmeras solicitações dos associados e, para isso, contamos com a colaboração de 56 professores com Título de Especialista. O curso é coordenado pelos doutores Luiz Fernando Salazar, Wilson Oliveira e pelo presidente da Sociedade.

Estamos empenhados para ultrapassar o nível de qualidade e freqüência alcançados no ano que passou. O XXI Congresso Pernambucano de Cardiologia é o maior evento da nossa sociedade. Devido à grande aceitação, avaliada pelo questionário de satisfação do Congresso anterior, será novamente realizado no Mar Hotel, nos dias 11, 12 e 13 de agosto. A filosofia de priorizar os excelentes profissionais locais como palestrantes, continuará sendo a marca da diretoria. Como atividade não cientifica, porém, de extrema importância histórica, estamos montando a galeria dos Ex Presidentes.

No momento oportuno faremos a divulgação e é desejo nosso promover uma solenidade de inauguração. E por último gostaria de deixar registrado que a SBC-PE é a 2ª. regional mais antiga das afiliadas da Sociedade Brasileira de Cardiologia e nesse ano estamos completando 65 anos de existência. Para deixar registrado esse momento histórico, confeccionamos um selo comemorativo e durante todo o ano nós o utilizaremos nas nossas correspondências e nos nosso eventos.

SBC/SBCCCV

Congresso da entidade receberá os 12 principais nomes da cirurgia cardiovascular mundial.

SBC/SBCCCV

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e as Diretrizes de Aorta


A SBCCV, em cooperação com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico de Imagem, sob a direção da Associação Médica Brasileira (AMB), integrou o Projeto Diretrizes Médicas de Doenças da Aorta e Cirurgia Endovascular.

Sendo a cirurgia endovascular da aorta uma área de atuação das 3 sociedades, estas foram convidadas pela AMB, para confeccionar as diretrizes do tratamento convencional e endovascular das doenças da aorta, conjuntamente. O objetivo é, além de reavaliar conceitos de diagnóstico, exames complementares e opções de tratamento, também colocar médicos não especialistas a par de novos conhecimentos, baseados em sólidas evidências científicas.

A SBCCV foi representada pelos Drs. João Carlos Leal, Eduardo K. Saadi e Rui M. S. Almeida, no desenvolvimento tanto da metodologia de formulação das perguntas como na pesquisa bibliográfica de trabalhos científicos, como forte relação com evidências médicas e baseadas na metodologia PICO, discussão e escrita das respostas, com a formatação final deste projeto.

A revisão final foi realizada por um grupo de sócios, com notória experiência em doenças da aorta, formado pelos Drs. Domingo Braile, Ênio Buffolo, Januário de Souza, José Honório Fonseca, Luciano Albuquerque, Noedir Stolf e Rodrigo Bernardes.

A versão final foi entregue pelo Presidente Eleito da SBCCV, Dr. Walter Gomes, e pela Direção do Departamento de Cirurgia Endovascular e Minimamente Invasiva, Drs. Rui Almeida e Eduardo Saadi ao Dr. Wanderley Bernardo, Coordenador Técnico do Programa de Diretrizes da AMB, em dezembro de 2010.


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br