• Ano: XVIII

  • Número: 112

  • Mês: Novembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Faça o download ou clique no player para ouvir.



Telejornal

Outras matérias

SBC/CO

Cardiologia no Distrito Federal é homenageada

SBC/CO

 

Em sessão solene, bastante concorrida, realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), cardiologistas de Brasília e o presidente da SBC, Dr. Jorge Ilha, foram agraciados com Diploma de Honra ao Mérito e Brindes, pela passagem do Dia do Cardiologista em 14 de agosto.


Na oportunidade, o deputado Dr. Michel, autor da proposta do referido reconhecimento, apresentou Projeto de Lei que concede passe livre nos ônibus da capital para os pacientes cadastrados nos ambulatórios de cardiologia da rede pública, de grande alcance social, pois viabiliza melhor adesão aos tratamentos.


Agradeceram pelos cardiologistas, os colegas Dr. Lucimir Maia, Luiz Leite, Renault Jr, Augusto Dê Marco, André Esteves, Ivan Castelli, Geniberto Campos e Lázaro Miranda, este também representando o Dr. Jorge Ilha Guimarães, presidente da SBC.

SBC/PE

SBC-PE no combate ao colesterol

SBC/PE

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, foi marcado por uma ação conjunta da SBC-PE e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (UPE). O cardiologista Emmanuel de Abreu, representante da Funcor, e a enfermeira e professora Simone Muniz visitaram, juntamente com um grupo de estudantes de enfermagem, duas escolas públicas estaduais, alertando os alunos sobre os problemas gerados pelo colesterol.


A ação teve início pela manhã, na Escola Barbosa Lima, no Derby, seguindo, na parte da tarde, para a Escola Marcelino Champagnat, em Tejipió. A cartilha educativa "Colesterol quanto mais baixo melhor", produzida pela SBC, foi entregue aos alunos. O objetivo era informar os adolescentes sobre os perigos das altas taxas de colesterol e ensinar formas de controlá-la, antes que eles venham a ter esse tipo de problema.


Segundo Dr. Emmanuel de Abreu, a escolha de escolas públicas para realizar as ações, assim como ocorreu no Dia Mundial de Combate ao Tabaco, tem como objetivo conscientizar os jovens, para que eles adotem um estilo de vida mais saudável desde cedo. “No Japão, eles levaram 50 anos para educar uma geração. O resultado está aí. Precisamos começar a educar os mais novos para formarmos uma geração mais consciente nesse aspecto”, pontua.

SBC/SP

SBC/SP realiza Treinamento em Massa para atendimento às vítimas de parada cardiorespiratória

SBC/SP

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) realizou na Faculdade UniSantana, em 15 de outubro, um Treinamento em Massa sobre os primeiros atendimentos à vítima de parada cardiorespiratória.


O objetivo do curso foi preparar a população para o aumento de turistas e pessoas em locais públicos nos próximos anos e que culminará com a Copa do Mundo, em 2014.

 

SBC/DCM

A doença cardiovascular na mulher e a problemática da gravidez de alto risco

SBC/DCM


Ficou evidente a sensibilização dos nossos colegas, sobre a doença cardiovascular na mulher e a problemática da gestante cardiopata, no XXXI Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e no 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Houve o comparecimento de um enorme público em todas as palestras do DCM, o que se deve, em parte, pelo interesse em temas atualizados e no excelente nível das apresentações dos nossos palestrantes.


O DCM, no 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, participou das Atividades pré-congresso, como o Simpósio do DCM e na programação do Congresso, nossos temas foram abordados em colóquios, nos temas livres e na integração com outros departamentos, como o DERC e o departamento de Hipertensão, em que foram discutidos como a peculiaridade do teste ergométrico na mulher e a hipertensão arterial na gestação e na reposição hormonal.

SBC/SBHCI

Cardiologia intervencionista em pauta

SBC/SBHCI

 

A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) inaugurou seu novo Portal na Internet (www.sbhci.org.br). O layout do site foi aprimorado com um novo mecanismo de busca que permite localizar tópicos de interesse de forma fácil e rápida, além de postagens de notícias em primeira mão, como a cobertura de eventos nacionais e internacionais. Acompanhem nossa próxima cobertura internacional durante o Transcatheter Cardiovascular Therapeutics (TCT 2011), que acontecerá agora em novembro, na cidade de San Francisco (Etsados Unidos).


No novo Portal também é possível conferir artigos e casos clínicos postados semanalmente pela equipe de coeditores, e aulas e debates que a SBHCI tem levado a todo o Brasil por meio de seu Programa de Educação Continuada (PEC) e encontros que incentivam a união dos profissionais e agregam conhecimento. Um deles é o I Simpósio de Qualidade Profissional SBHCI@SBNNEHCI, promovido em agosto, em Aracaju (SE), sobre a adequação dos honorários médicos. No Simpósio SBHCI@Congresso Goiano, realizado em 14 de outubro em Goiânia (GO), foram debatidas a segurança e a eficácia da nova geração de stents farmacológicos.


Em novembro, o cenário internacional abre as portas para discussões de temas atuais no TCT 2011, que contará com a participação da SBHCI em uma sessão de debates sobre implante valvular aórtico percutâneo, aspectos técnicos de intervenções coronarianas complexas e o tratamento das cardiopatias congênitas, entre outros.

SBC/ECG

Barcelona receberá mais uma versão do curso de Eletrocardiografia ministrado pelo professor Antonio Bayés de Luna

SBC/ECG

O professor Antonio Bayés de Luna, professor Emérito da Universidade Autônoma de Barcelona, estará completando 80 anos e para comemorar realizará mais uma versão do curso de Eletrocardiografia. O professor é um dos maiores nomes da Eletrocardiologia mundial, escreveu vários livros sobre o assunto e tem inúmeros trabalhos publicados.


Estes workshops estarão reunindo vários importantes especialistas para discutir temas que envolvam a Eletrocardiografia como a síndrome de Brugada, insuficiência cardíaca e ressincronização cardíaca, bloqueios intra-Ventriculares,isquemia e necrose, entre outros.


Os professores convidados estão confirmados: Pedro Brugada, J. Brugada, R. Brugada, G. Breithardt, M. Borgreffe, P. Zepilli, G. Oreto, A. Baranchuck, Carlos A. Pastore, A. Pérez RieraA. Bayés Genis, A.Baranchuck, S. Boveda, X. Viñolas, W. Zareba, L., Mont.A. Gorgels, Y. Birnbaum, L. Gettes, P. Kligfield, S. Sclarovsky, S. Stern, L. Bacharova, V. Barrios, V. Bertomeu, JR González Juanatey, P. Kligfield, L. Rodriguez Padial, J. Cinca, D. Goldwasser.


Desta forma o nosso grupo de estudos em Eletrocardiografia estará lá representado para aprender, discutir e trazer novas informações para os nosso colegas.


O evento será em Barcelona, de 28 de novembro a 1º de dezembro.

SBC/SOBRAC

Na reta final, mas ainda com muito trabalho

SBC/SOBRAC

 

Estamos próximos do fim do ano. Sim, 2011 passou rápido! Mas ainda temos muito a fazer nestes dois meses. Novembro é um mês de muitas atividades na SOBRAC, com a realização anual da campanha Coração na Batida Certa e do nosso Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.


Como acontece todos os anos, no dia 12 de novembro realizamos ações abertas à população para conscientizar e alertar sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita. É uma das grandes oportunidades que temos em levar à população leiga conhecimentos e indicações de como diagnosticar, prevenir e tratar as doenças que mais acometem o cidadão, no que tange as cardiopatias, de forma geral, e as diversas doenças que envolvem as arritmias cardíacas, em particular.


Também neste mês, a SOBRAC realiza seu Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, em Brasília (DF). Novamente, contamos com a presença de renomados colegas da cardiologia brasileira e mundial para proferir palestras, e mais aqueles que estarão lá para se atualizar. Convidamos a todos a participar!



Juca de Oliveira

O autor, ator e diretor Juca de Oliveira é o protagonista da campanha institucional da SOBRAC, com o alerta para o Dia Nacional das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. O comercial de 30 segundos estrelado pelo ator tem veiculação na Rede Globo que, através de seus projetos de apoio a causas sociais, exibe de graça em seus intervalos comerciais campanhas publicitárias de ONGs, de sociedades médicas e de entidades sociais diversas.


Dr. Guilherme Fenelon
Presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2011 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br