• Ano: XIX

  • Número: 125

  • Mês: Dezembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/DF

XIX Congresso Nacional do Derc contou com palestrantes nacionais e internacionais

SBC/DF

A capital federal sediou o XIX Congresso Nacional do DERC, no período de 11 a 13 de outubro. Elevado nível científico, participação maciça também dos cardiologistas da região, ao lado de palestrantes nacionais e internacionais.

 

Várias inovações foram introduzidas, como os Fóruns de Cardiologia Clínica, a nova logística de seleção e apresentação dos Temas Livres, as sessões científicas dinâmicas e interativas, a Corrida do Coração e a interface com o público leigo e a mídia.

 

A SBC/DF realizou em novembro a última Reunião Científica de 2012 “SBC Sete e Meia”, com discussão de casos clínicos apresentados por residentes do Hospital de Base e HUB/UNB/IC-DF. Houve ainda uma palestra sobre “Avaliação Laboratorial” ministrada por Anderson Rodrigues.

 

(Da esq.) Milani, Nabil, Daniel, Ângelo de Paola, Jadelson Andrade, Lázaro, Pedro, Renault e senhoras representantes do Ministério do Esporte.

 

SBC/PA

"Prevenção das Doenças Cardiovasculares" é tema do XXII Congresso Paraense de Cardiologia

SBC/PA

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a SBC/PA organizou o XXII Congresso Paraense de Cardiologia com o tema “Prevenção das Doenças Cardiovasculares” e contou com a presença de convidados nacionais e locais.

 

A Regional ainda programou a campanha pelo “Dia Mundial do Diabetes” com participação do representante da Diretoria de Promoção da Saúde Cardiovascular/PA, Antonio Travessa, e da presidente da SBC/PA, Claudine Feio.

 

Solenidade de abertura do XXII Congresso Paraense de Cardiologia

 

SBC/PE

Regional participa da Campanha nacional "SBC vai à escola"

SBC/PE

No dia 18 outubro, Dia do Médico, a Regional deu continuidade às ações de prevenção que vem desenvolvendo junto à comunidade. Dessa vez, a instituição se engajou na campanha nacional “SBC vai à escola”, cujo objetivo é levar informações sobre a saúde do coração aos jovens.

 

Fátima Buarque coordenou os grupos que visitaram três escolas da Região Metropolitana do Recife: Colégio Imaculado Coração de Maria, Colégio Equipe, Escola Estadual Pintor Manoel Bandeira.

 

SBC/PI

VI Congresso Piauiense será realizado em Teresina

SBC/PI

A Regional informa a realização do VI Congresso Piauiense de Cardiologia de 25 a 27 de abril de 2013, em Teresina, no Piauí.

 

SBC/PR

Jornada "Abordagem Multiprofissional no Coronariopata" é realizada no dia 20 de outubro

SBC/PR

A SBC/PR, por meio do GEMP - Grupo de Estudo Multiprofissional, promoveu no dia 20 de outubro a jornada “Abordagem Multiprofissional no Coronariopata”. O evento foi na Associação Médica do Paraná, em Curitiba, e reuniu profissionais de psicologia, educação física, fisioterapia, nutrição, enfermagem e cardiologistas.

 

Durante todo o dia, foram discutidas diferentes formas de diagnóstico, tratamento e reabilitação da coronariopatia. “O evento permitiu a atualização de toda a equipe multiprofissional, essencial para o tratamento de um paciente que está apresentando uma doença complexa como a coronariopatia”, salientou a enfermeira Elia Machado de Oliveira, secretária do GEMP.

 

(Da esq.) Pedro Henrique Reis, diretor do Departamento de Cardiologia Preventiva da SBC/PR; Elia Machado de Oliveira, enfermeira e secretária do GEMP; Vivian F. Rezende Bento, enfermeira e diretora do GEMP; e Abdol Hakim Assef, diretor de Eventos da SBC/PR.

 

SBC/RJ

Sede da Socerj é inaugurada

SBC/RJ

Fechando o ano de atividades científicas realizadas, a Socerj presenteia a cardiologia do Rio de Janeiro com a reinauguração de sua sede totalmente reformada. Mais conforto para seu quadro de funcionários e excelentes instalações para poder receber os sócios e parceiros diariamente.

 

Outra reformulação realizada foi a do Estatuto da Socerj que foi adequado ao Estatuto da SBC no último dia 4 de dezembro. A Diretoria da Socerj convida todos os sócios a fazer uma visita para conhecer sua sede reformulada, desejando um excelente fim de ano e um próspero 2013 para toda a cardiologia nacional.

 

SBC/RS

Congresso da Socergs será realizado em Gramado

SBC/RS

A Socergs informa a realização do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul de 8 a 10 de agosto de 2013, no Serrano Resort Convenções e SPA, em Gramado, na serra gaúcha.

 

Veja o cartaz do evento.

 

Informações no www.socergs.org.br/congresso

 

SBC/SP

Congresso da Socesp terá como tema "Ampliando os horizontes na Prevenção Cardiovascular"

SBC/SP

A Socesp já está com trabalhos avançados na organização do seu XXXIV Congresso que tem como tema “Ampliando os Horizontes na Prevenção Cardiovascular”.

 

O evento será realizado no Transamérica Expo Center e, em 2013, ocupará uma área de 30 mil metros quadrados e contará com 20 auditórios. São esperadas mais de 10 mil pessoas, sendo 7 mil cardiologistas, durante os dias 30 e 31 de maio e 01 de junho.

 

O Laboratório de Educação Interativo, uma das novidades de 2012, será ampliado no próximo ano. Cardiologistas e profissionais da área de saúde de todo o Brasil poderão participar de simulações de exames e procedimentos, através de ferramentas de simulação e oficinas, em um ambiente especificamente montado para atividades de ensino.

 

SBC/DHA

Confira a Cobertura Online do Congresso do DHA

SBC/DHA

O Departamento de Hipertensão Arterial realizou a Cobertura Online do Congresso Brasileiro de Hipertensão nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

 

Para saber as principais novidades apresentadas no evento, basta acessar o site do DHA: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/

 

SBC/DERC

Primeira Diretriz é finalizada e será lançada na Revista ABC e na forma de Pocket Book

SBC/DERC

Acaba de ser finalizada a primeira “Diretriz em Cardiologia do Esporte da SBC. Avaliação Cardiológica Pré-participação e Prevenção de Eventos e Morte Súbita em Esportes e no Lazer” que será publicada na íntegra na Revista ABC e na forma de Pocket Book.

 

“A necessidade de termos uma base de consultas compatível com nossos hábitos e costumes se concretizou nesse texto. Os participantes são cardiologistas e médicos do esporte, o que facilitou a integração necessária e um legado, a diretriz, muito bem elaborada feita com as dificuldades de ser a primeira, para ser otimizada e modificada periodicamente. A Cardiologia do Esporte por ser uma área nova da Cardiologia é baseada em experiência, mas que procura criar suas evidências em nível mundial”, diz a publicação.

 

Confira abaixo o prefácio da primeira edição:

 

No ano de 1986 em Belo Horizonte durante o XLII Congresso Brasileiro de Cardiologia foi formalizada, com a coleta de assinaturas de sócios, a criação do Grupo de Estudos em Cardiologia do Esporte, no início diretamente ligado à diretoria da SBC e depois integrante do DERC.

A concretização científica dessa verdadeira área de atuação da cardiologia brasileira, foi concluída com a primeira Diretriz em Cardiologia do Esporte. No mesmo ritmo das Sociedades de Cardiologia e de Medicina do Esporte de todo o mundo, sem dúvida, irá aumentar a massa crítica dos estudiosos e interessados que atuam no esporte e no exercício físico dos profissionais e da população. O interesse, até governamental, da prevenção das cardiopatias começa pela disseminação da atividade física para todos. A explosão de praticantes das mais diferentes modalidades esportivas e por todas as idades é a atual realidade.

A necessidade de termos uma base de consultas compatível com nossos hábitos e costumes se concretizou nesse texto. Os participantes são cardiologistas e médicos do esporte, o que facilitou a integração necessária e um legado, a diretriz, muito bem elaborada feita com as dificuldades de ser a primeira, para ser otimizada e modificada periodicamente. A Cardiologia do Esporte por ser uma área nova da cardiologia é baseada em experiência, mas que procura criar suas evidências em nível mundial.

Cada vez mais novas modalidades com intensidades e dificuldades esportivas crescentes são “inventadas” e imediatamente incorporadas nas academias, milhares de novos praticantes das longas corridas de rua nos procuram para avalições e questionamentos técnicos, tudo isso obrigam o médico a se manter atualizado para maior segurança aos esportistas. deve ficar claro que não existe risco zero, mesmo com todo o aparato especializado de emergência e conhecimento adquirido.

O fundamental que está descrito nessa Diretriz, que foi aprofundada em muitos aspectos das cardiopatias para facilitar o leitor. Dificuldades e falta de evidencias mais consistentes em determinadas situações clinicas ainda vão persistir, mas soluções mais pertinentes estão presentes em todo texto. Também foi buscado um pareamento com as outras Diretrizes da SBC.

Ao finalizarmos queremos apontar que, pela primeira vez numa Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi incluído um capítulo para indivíduos portadores de necessidades especiais, os festejados PARATLETAS.

Um fraterno abraço de parabéns e de agradecimento aos colaboradores. Aos colegas que a irão utilizar esperamos que possa ser útil para o bom exercício da Medicina.

SBC/SOBRAC

Confira a mensagem do Presidente da Sobrac Adalberto Lorga Filho

SBC/SOBRAC

“Neste primeiro ano de gestão, procuramos manter e aprimorar a qualidade dos eventos. Seguimos com a realização do Precon, do Curso de Reciclagem e do Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, onde lançamos o 6º livro da Coleção Série Clínicas Brasileiras de Arritmias Cardíacas, sobre Fibrilação Atrial.

 

Para os leigos, ampliamos as frentes de comunicação com a Campanha Coração na Batida Certa e estabelecemos parcerias com clubes de futebol, promovendo não só a mensagem de atenção à doença, mas de prevenção por meio de práticas saudáveis.

 

Queremos agradecer a todos os nossos colegas, desejando muita energia e disposição para os desafios que virão em 2013”, disse o presidente da Sobrac, Adalberto Lorga Filho, em mensagem de final de ano.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br