• Ano: XIX

  • Número: 124

  • Mês: Novembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/BA

Dezenas de pessoas participam de caminhada em prol da saúde cardiovascular

SBC/BA

No Dia Mundial do Coração, a Regional realizou uma série de atividades no posto de saúde da prefeitura – Centro de Referência de Doenças Cardiovascular Dr. Adriano Pondé.

 

Numa ação multidisciplinar, a população contou com aferição de pressão arterial, medida de circunferência abdominal, cálculo de IMC, orientações nutricionais e de atividades físicas e entrega de material informativo.

 

Apesar do mal tempo, dezenas de pessoas fizeram uma caminhada pela orla da capital baiana numa mobilização em prol da saúde cardiovascular, destacando a importância da prática regular de exercícios físicos.

 

A ação contou com diversos serviços como medição do colesterol, glicemia e triglicérides

SBC/CE

460 pessoas são atendidas durante Dia Mundial do Coração

SBC/CE

A Regional, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza, organizou, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, atividades em alusão ao Dia Mundial do Coração.

 

Foram realizadas ações como: medição de PA, CA e IMC, avaliação do risco de diabetes por meio do Escore de Findrisk, conversa educativa com a equipe multidisciplinar e entrega de material educativo sobre a importância de se reduzir os fatores de risco para a doença cardiovascular. Foram atendidas 460 pessoas.

 

Aferição de pressão durante o Dia Mundial do Coração

SBC/GO

510 inscritos em II Simpósio Goiano de Insuficiência Cardíaca

SBC/GO

O II Simpósio Goiano de Insuficiência Cardíaca, realizado em Goiânia, nos dias 19 e 20 de outubro, reuniu cerca de 510 inscritos.

 

Com uma programação científica atualizada e prática, os coordenadores do evento, Aguinaldo Freitas Jr e Salvador Rassi, reuniram palestrantes nacionais de renome, como João David de Souza Neto, Fábio Vilas–Boas, Denilson Albuquerque, Edimar Bocchi, Fabiana Marcondes Braga e Luis Beck.

 

Entre conferências e mesas redondas, as sessões interativas com discussões de casos clínicos e temas polêmicos de aplicabilidade prática foram um sucesso e atraíram médicos cardiologistas, clínicos gerais, intensivistas e geriatras.

 

João David de Souza Neto, Fábio Vilas-Boas e Denilson Albuquerque

 

SBC/PA

250 pessoas são atendidas no Dia Mundial do Coração

SBC/PA

A Regional organizou o Dia Mundial do Coração na feira livre do “Ver-O-Peso”, no dia 29 de setembro. Foram realizados 250 atendimentos ao público.

 

SBC/PE

Campanha do Dia Mundial do Coração recebe apoio da Pastoral da Saúde

SBC/PE

A Regional se engajou na campanha pelo Dia Mundial do Coração. As atividades aconteceram no Sítio da Trindade, em parceria com a Pastoral da Saúde do Regional CNBB Nordeste 2, com a Academia da Cidade e com Centro Médico Ermírio de Moraes, ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

 

O grupo de médicos, nutricionistas e enfermeiros aferiu a pressão arterial, fez a medição da glicose em adultos, pesou as crianças e distribuiu material informativo.

 

Entre os dias 14 e 17 de setembro, o Recife abrigou o 67º CBC. A SBC/PE montou um stand para receber cardiologistas de todo o mundo que circularam pelo Centro de Convenções. Quem passou por lá foi recebido pela equipe da Regional e pôde experimentar iguarias típicas pernambucanas, como o bolo de rolo.

 

Estande da SBC/PE no 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia

 

SBC/PR

População recebe instrução sobre cuidados com o coração durante DMC

SBC/PR

Para lembrar o Dia Mundial do Coração, a Regional realizou uma ação no dia 25 de setembro, na Boca Maldita, em Curitiba, com a participação de cerca de 500 pessoas.

 

“O principal objetivo foi instruir a população sobre os cuidados que devem ter com o coração”, afirmou o presidente da SBC/PR, Álvaro Moura. Para Maria Anunciação Almeida Scarpa, “as campanhas ajudam as pessoas a entenderem o que pode acontecer caso não cuidem de sua saúde”.

 

Segundo Elia Machado de Oliveira, enfermeira do GEMP – Grupo de Estudo Multiprofissional da SBC/PR, os eventos são importantes, pois muitos não têm acesso a informações. “Muitas vezes as pessoas estão expostas aos riscos sem saber”, alertou.

 

SBC/RJ

10º Congresso Fluminense tem recorde de inscrições

SBC/RJ

Foi realizado nos dias 18 a 20 de outubro, com recorde de inscrições, o 10º Congresso Fluminense de Cardiologia da Socerj.

 

O evento, na cidade de Búzios, contou com a presença do presidente na SBC Jadelson Andrade e do ex-presidente Jorge Ilha, entre outros cardiologistas de renome no cenário nacional.

 

Este ano o Congresso completou 10 anos e em comemoração foi lançada a campanha “Cardiologista Nota 10”, que destacou os cardiologistas do interior do Estado que contribuíram ao longo desses 10 anos para o sucesso do evento.

 

Também foi lançada uma campanha para valorizar os membros da Socerj há mais de 10 anos adimplentes, sendo oferecido um pin e adesivos para receituários com o logo da campanha “Cardiologista Nota 10”.

 

SBC/SP

Regional lança novo site

SBC/SP

O novo site da Socesp acaba de entrar no ar. O http://www.socesp.org.br, que passou por uma reestruturação, conta com um novo layout, mais objetivo e que privilegia as notícias mais importantes da Regional.

 

Segundo o Diretor de TI, João Manoel Rossi Neto, o novo site tem uma área para o sócio com o banco de dados completamente atualizado.

 

Nesse espaço, é possível fazer atualização cadastral, atualização científica, quitar anuidade e fazer inscrições online. Logo no acesso, o internauta tem que escolher a área que deseja navegar: médica ou público leigo. Na área restrita aos médicos, os cardiologistas acessam, pelo cadastro, a revista científica da Socesp e o Clube de Vantagens, que inovou com mais de 150 parceiros e produtos com descontos.

 

 

SBC/DA

Workshop de Aterosclerose contará com programação científica de alto nível

SBC/DA

Será realizado no dia 24 de novembro, em São Paulo, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ/ USP, o Workshop de Aterosclerose e Biologia Vascular do DA/ SBC.

 

Com programação científica do mais alto nível, profissionais da área de pesquisa básica e clínica, o Departamento visa dar continuidade a mais esse programa de atualização médica.

 

Inscreva seu trabalho e concorra a prêmios! O evento está com inscrições abertas no site: http://departamentos.cardiol.br/sbc-da/2010/. Programe-se!

 

SBC/DEIC

XII Congresso do Deic será realizado em Porto de Galinhas

SBC/DEIC

O Departamento organiza o XII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. O evento, de 6 a 8 de junho de 2013, será realizado no Centro de Convenções Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas – Pernambuco.

 

Mais informações: http://www.sbc-deic.com.br.

 

Veja o cartaz do evento.

 

SBC/DHA

Congresso do DHA será voltado para a prática clínica

SBC/DHA

A programação científica para o Congresso Brasileiro de Hipertensão, em Porto Alegre, nos dias 22, 23 e 24 de novembro está concluída e primou pela relevância dos assuntos escolhidos, excelência científica e experiência dos convidados nacionais e internacionais.

 

Foram inscritos 104 temas livres para apresentação oral e pôsteres. Será, por certo, um evento rico em informações científicas de qualidade e aplicáveis a prática clínica diária de quem cuida do paciente hipertenso.

 

SBC/GEECG

500 pessoas participam de Colóquio João Tranchesi

SBC/GEECG

Dentro do 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia tivemos o Colóquio João Tranchesi de Eletrocardiologia, organizado pelo Grupo de Estudos de Eletrocardiografia da SBC, realizado em 15 de setembro, que contou com a expressiva participação de cerca de 500 pessoas que lotaram a sala onde foram debatidos os traçados eletrocardiográficos por conceituados professores.

 

SBC/SOBRAC

Departamento realiza campanha "Coração na Batida Certa"

SBC/SOBRAC

Convocamos os colegas para que participem do Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, em 12 de novembro.

 

A Sobrac realizará diversas ações em todo o país. Este ano, o mote da campanha “Coração na Batida Certa” será “Não deixe o seu coração sair do ritmo”. 12 de novembro: Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita! Participe!

 

Informe-se pelo site da campanha: http://www.arritmiasemortesubita.org.br
Sobrac: http://www.sobrac.org;
Twitter: @Sobrac_org;
Facebook: https://www.facebook.com/sobrac;
Youtube: http://www.youtube.com/sobrac1.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br