• Ano: XX

  • Número: 137

  • Mês: Dezembro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


 


Destaques desta edição

IV Brasil Prevent e II Latin American Prevent reuniram em Salvador as referências da prevenção cardiovascular mundial
Evento incluiu ainda uma série de reuniões e simpósios da maior importância
(+) Leia Mais

Jadelson Andrade diz que luta dos médicos não é corporativista, mas pela saúde da população
No discurso de encerramento de mandato foram listadas as maiores realizações de dois anos de profícua gestão
(+) Leia Mais

Premiação dos Arquivos finalizou o IV Brasil Prevent em Salvador
Foram premiados os cinco melhores trabalhos, o manuscrito mais citado e o revisor mais atuante

(+)
Leia Mais

Outras matérias

SBC/PE

Cardiologista pernambucano é homenageado

SBC/PE

O cardiologista pernambucano Wilson de Oliveira Jr. foi agraciado com a comenda Mário Rigatto de Medicina e Humanidades, do Conselho Federal de Medicina. A instituição reconheceu o trabalho que o médico tem feito junto aos portadores de doença de Chagas, no Ambulatório dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca UPE/Procape. A homenagem aconteceu em 24 de outubro, no III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina, no Hotel Mercure Salvador Rio Vermelho, em Salvador.

 

SBC/PI

Nova Diretoria da SBC/PI toma posse

SBC/PI

A nova Diretoria da SBC/PI tomará posse em 30 de janeiro de 2014, tendo como presidente João Francisco de Sousa. A posse acontecerá no Conselho Regional de Medicina, às 19h30.

 

SBC/PR

Sociedade Paranaense de Cardiologia realizou último evento do ano

SBC/PR

A Sociedade Paranaense de Cardiologia organizou nos dias 6 e 7 de dezembro o 12º Simpósio de Insuficiência Coronariana, na Sociedade Médica de Maringá. Com coordenação do cardiologista e diretor de eventos da SPC, Abdol Hakim Assef, o tema principal abordado foi a doença arterial coronariana aguda e crônica, com palestrantes locais, de Curitiba, Londrina, Cascavel e São Paulo. Segundo o cardiologista, o simpósio foi o último evento do ano realizado pela SPC e faz parte do projeto em ampliar o número de eventos científicos pelas cidades do interior. As inscrições foram gratuitas.

 

SBC/RJ

Diretoria da Socerj 2012/13 termina o ano agradecendo apoio durante gestão

SBC/RJ

 

A Diretoria Socerj 2012/13 termina o ano fechando seu ciclo de gestão à frente da tradicional Sociedade de Cardiologia carioca agradecendo a todos os membros da Diretoria, dos Departamentos, das Regionais e dos Grupos de Estudos a participação e o apoio durante o período. Agradecemos o apoio de fornecedores, patrocinadores e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que nos ajudaram a realizar grandes projetos no biênio. Desejamos sucesso à próxima Diretoria e um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todos os envolvidos com a Cardiologia nacional.

 

SBC/SP

Resultados do projeto “Sinta seu Coração” são apresentados

SBC/SP

A editora Abril, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, apresentou os resultados do projeto “Sinta seu Coração” no dia 23 de outubro no teatro Santa Cruz, em São Paulo. No evento, Carlos Costa Magalhães, presidente da Socesp, e cardiologistas da entidade comentaram os dados da pesquisa, realizada através da base de dados da editora durante o mês de julho, e que obteve mais de cinco mil respostas de mulheres de todo o Brasil. O projeto “Sinta seu Coração” conta também com anúncios sobre a saúde cardiovascular das mulheres nas revistas Saúde e Cláudia, além do site www.sintaseucoracao.com.br, que traz entrevistas e matérias sobre como cuidar do coração das mulheres.

 

SBC/DA

Departamento publica V Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose

SBC/DA

O Departamento informa a publicação da V Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, com edição de Hermes Xavier. A Diretriz já está disponível no link: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2013/V_Diretriz_Brasileira_de_Dislipidemias.asp

 

SBC/ECG

Assinado convênio para realização do Curso Master de Eletrocardiografia

SBC/ECG

No final de outubro, em Valencia, na Espanha, durante o Congreso de las Enfermedades Cardiovasculares – SEC2013, da Sociedade Espanhola de Cardiologia, foi assinado um convênio de colaboração entre a Sociedad Española de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para realização do Curso Master de Eletrocardiografia, dirigido por Antonio Bayés de Luna. O curso terá 51 temas utilizando a experiência de professores de todo o mundo, inclusive do Brasil, em todas as áreas da Eletrocardiografia. Carlos Alberto Pastore esteve representando a SBC no referido evento, em nome do presidente da entidade, Jadelson Andrade, para firmar o convênio.

 

SBC/SBCCV

Registro Brasileiro de Marca-passos, Ressincronizadores Cardíacos e Desfibriladores completa 20 anos

SBC/SBCCV

O Registro Brasileiro de Marca-passos, Ressincronizadores Cardíacos e Desfibriladores acaba de completar 20 anos e o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, finalizou a tabulação da última década (2000 a 2010). Em 2010 foram implantados 23.071 aparelhos. Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, por aqui são implantados 190 marca-passos por milhão de habitantes, enquanto na Argentina são 382, no Uruguai, 578, e em Porto Rico, 606. Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 1.019 na França e 1.267 na Alemanha, por exemplo.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2013 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br