• Ano: XX

  • Número: 126

  • Mês: Janeiro

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Versão em PDF

Versão PDF

Versão em áudio

Esta edição do Podcast SBC não está disponível.



Telejornal

Outras matérias

SBC/BA

Regional lança seu Calendário de Eventos para o ano de 2013

SBC/BA

O lançamento do Calendário de Eventos 2013 da SBC/BA aconteceu em 18 de outubro, num café da manhã com a presença de representantes de empresas parceiras do encontro de maior importância científica para os cardiologistas baianos.

 

O 25º Congresso Baiano de Cardiologia será de 10 a 13 de abril, no Bahia Othon Palace, e mais uma vez terá a participação de convidados internacionais, posteriormente divulgados.

 

A LXXVII Sessão Integrada de Atualização em Cardiologia teve o tema “Diabetes Tipo II e Doença Cardiovascular (DCV): Como reduzir o risco?”. Além de cardiologistas, o evento recebeu endocrinologistas que discutiram formas de condutas e tratamento para pacientes cardiopatas e diabéticos.

 

SBC/PA

Pará divulga sua programação para o ano

SBC/PA

A Regional informa a programação de datas temáticas e as ações que serão realizadas ao longo do ano: 8/3, palestras em Mesa-Redonda, pelo Dia Internacional da Mulher; nas demais datas haverá palestra em UBS e ação em praça pública (26/4, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial; 31/5, Dia Mundial Sem Tabaco; 8/8, Dia Nacional de Controle do Colesterol; 29/9, Dia Mundial do Coração; 18/11, Dia Mundial do Diabetes); 18/10, palestra em escolas de Ensino Fundamental, pela ação “SBC vai à Escola”.

 

Em 2012, a SBC/PA, junto com a liga de Cardiologia da UFPa, coordenada por Antonio Travessa, realizou a campanha pelo Dia Mundial do Diabetes, no Ver-OPeso, onde foram atendidas 103 pessoas.

 

A Regional também esteve representada, no Brasil Prevent, com a presidente Claudine Feio, Antonio Travessa, Elizabeth Caetano, Sergio Brito e Sonia Cristino.

 

SBC/PE

Grupo de Hipertensão Pulmonar do Pronto-Socorro de Cardiologia de Pernambuco/UPE apresentará trabalho na França

SBC/PE

Será apresentado no 5º World Symposium on Pulmonary Hypertension o trabalho Schistosomiasis-associated Pulmonary Arterial Hypertension. Survival in endemic area in Brazil, de autoria de Carlos Piscoya e Adriano Mendes, do grupo de Hipertensão Pulmonar do Pronto- Socorro de Cardiologia de Pernambuco/UPE. O trabalho analisa a sobrevida de 68 portadores da doença no período de cinco anos. O evento será na França, entre os dias 27/2 e 1º/3.

 

No dia 20 de novembro, a Regional reuniu os cardiologistas para mais um evento científico e confraternização de final de ano. O encontro foi iniciado com o simpósio “Tratamento Atual da Insuficiência Cardíaca – Mitos e Perspectivas”, com palestra de Vic tor Issa do Incor-SP, e na sequência foi servido um coquetel.

 

SBC/RJ

1º Encontro de Ligas de Cardiologia do Rio de Janeiro reúne 160 participantes

SBC/RJ

No primeiro dia de dezembro aconteceu o 1º Encontro de Ligas de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, na sede da Socerj.

 

O evento contou com aproximadamente 160 participantes, entre médicos e estudantes, representantes de diversas instituições do Estado do Rio de Janeiro.

 

No encerramento da atividade, o Dr. Fernando Augusto Alves da Costa, coordenador do Conselho de Inserção do Jovem Cardiologista da SBC, ressaltou a importância das Ligas Acadêmicas no futuro da cardiologia nacional.

 

SBC/SP

O estudo sobre saúde cardiovascular de idosos já está em andamento.

SBC/SP

O estudo que levantará as condições da saúde cardiovascular de idosos, com 80 anos ou mais, da cidade de São Paulo, já está em andamento. O Pride (Prevalence of cardiovacular Risk and Disease in the Elderly) da Socesp terá duas fases e deverá se estender por três anos.

 

Segundo o diretor de pesquisa, Andrei Sposito, a primeira etapa será detectar se os indivíduos possuem fatores de risco cardiovascular conhecidos e se estão em tratamento. Serão feitos interrogatórios diretos de 500 mulheres e 500 homens selecionados por amostragem epidemiológica para averiguação dos fatores de risco. “Na segunda fase, que terá caráter mais prospectivo, será analisado o impacto desses fatores. Os resultados servirão de orientação nos cuidados com idosos e muitos idosos”, conta

 

SBC/DCP

Departamento de Cardiologia Pediátrica faz balanço de eventos de 2012

SBC/DCP

De 28/11 a 1º/12 de 2012, em Foz do Iguaçu, ocorreram o XXII Congresso Brasileiro de Cardiologia Pediátrica, o IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, o IV Fórum Cardiopatias Congênitas no Adulto e o I Fórum de Card. Ped. Intervencionista.

 

Os eventos, que são bianuais, contaram com oito convidados internacionais e 615 inscritos. No pré-congresso, foram quatro cursos: o XII Internacional de Card. Fetal, o de Terapia Intensiva em Card. Pediátrica, o de Hipertensão Pulmonar e um de Capacitação em Profilaxia e Ressuscitação Cardíaca voltada para professores da rede pública.

 

Além disso, foi realizado durante dois dias um rastreamento de cardiopatias congênitas intraútero. O XXIII Congresso de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pediátrica será em Porto Alegre, em 2014.

 

SBC/DEIC

Departamento anúncia congresso de 2013, que será em Porto de Galinhas

SBC/DEIC

O Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca chegará à sua 12ª edição e acontecerá em Porto de Galinhas, entre os dias 6 e 8 de junho.

 

Serão contemplados desde revisões até os mais recentes avanços, como os dispositivos de assistência ventricular. Discussões como a busca pela personalização na conduta – tema DEIC 2013 – devem trazer reflexões interessantes.

 

Os temas livres em diversas categorias já estão com regulamento disponível no site do Congresso e será possível enviá-los. Convidados internacionais de grande relevância estão em fase de confirmação e os maiores nomes da cardiologia nacional relacionados ao tema já garantiram presença. Acompanhe as novidades do evento pelo site www.sbc-deic.com.br

 

SBC/DHA

Congresso do DHA em 2012 teve principais assuntos gravados em entrevistas disponíveis no site

SBC/DHA

O DHA realizou o IX Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial em Porto Alegre nos dias 22 a 24 de novembro do ano passado. Os principais assuntos abordados no evento foram gravados pela equipe do Cardiosource e estão disponíveis na página do Departamento de Hipertensão.

 

Também foi realizado o Fórum de Hipertensão Arterial durante o Brasil Prevent no dia 1º de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br