• Ano: XXI

  • Número: 144

  • Mês: Julho

Versão eletrônica

Miniatura do jornal

Leia esta versão também no iPad
e no iPhone


Sala de Espera

Miniatura do jornal

Confira o folheto especial para leigos


Versão em PDF

Versão PDF

Redes Sociais


   


Destaques desta edição

Palavra do Presidente
Gestão técnica e política institucional
 
(+) Leia Mais

Diretoria enfatiza junto à Anvisa e ao Ministério da Saúde a necessidade de um cardiologista titulado nas UTI cardíacas
Em nota ao Ministério e à Anvisa, SBC se coloca contra a medida que impede a rapidez e eficácia necessária para o atendimento qualificado do paciente cardiológico
 
(+) Leia Mais

Presidente eleito, Marcus Malachias, fala dos projetos para 2016-17
Cardiologistas elegem o futuro presidente da SBC
(+) Leia Mais

Falta união dos parlamentares médicos no Congresso Nacional
Levantamento feito para o Jornal SBC revela que existem 36 parlamentares médicos e outros seis da saúde
(+) Leia Mais

Merenda escolar em São Paulo deve ser ainda mais saudável
Uma análise crítica constatou que o cardápio não era o ideal, mudanças foram sugeridas e serão implantadas

(+)
Leia Mais

Jornal SBC entrevista Eleuses Paiva
Confira a íntegra da entrevista do deputado
(+)
Leia Mais

SIAC - Sociedade Interamericana de Cardiologia
Leia a matéria completa
(+)
Leia Mais

Regionais e Departamentos

SBC/ES

Iº Simpósio de Insuficiência Cardíaca da Regional foi de grande sucesso

SBC/ES

O Iº Simpósio de Insuficiência Cardíaca da SBC/ ES ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, em Vitória, com a participação especial dos professores Fábio Fernandes e Silvia Ayub Ferreira, além da presença expressiva de cardiologistas e estudantes de todo estado. Seguindo a agenda de eventos de 2014, foi programado para os dias 6 e 7 de junho a II Jornada Sul Capixaba de Atualização em Cardiologia, no Auditório da Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim/ES.

 

SBC/GO

Sociedade Goiana lança novo site totalmente reformulado e interativo

SBC/GO

Para divulgar o importante trabalho realizado pela Sociedade Goiana de Cardiologia foi lançada recentemente uma moderna plataforma de comunicação. Trata-se do novo site, elo entre os associados e a SBC/GO, reforçando o objetivo por trás de todas as ações vinculadas à cardiologia. O site da Sociedade Goiana de Cardiologia encontra-se totalmente reformulado e interativo. Os sócios da SBC/GO possuem uma área restrita onde podem criar ou atualizar sua homepage, consultar endereços e telefones de colegas em todo o Brasil, utilizar o webmail e a agenda pessoal.

 

Acesse o novo site www.sbcgo.com.br e saiba mais sobre todas estas importantes ferramentas de comunicação.

 

SBC/PA

XXIV Congresso Paraense será realizado na Amazônia

SBC/PA

A Regional comunica a realização do XXIV Congresso Paraense de Cardiologia, de 12 a 14 de novembro no Centro de Convenções da Amazônia - HANGAR.

 

SBC/PI

Confira os eventos realizados pela regional

SBC/PI

 

A Regional realizou nos dias 23 e 24 de maio a Iª Jornada de Cardiologia de Picos e Iº Simpósio de Enfermagem e Fisioterapia em Cardiologia de Picos.

 

SBC/PR

Assembleia Ordinária realizada durante 41º Congresso elege novo presidente do evento

SBC/PR

No 41º Congresso Paranaense de Cardiologia foi realizada a Assembleia Ordinária da Sociedade Paranaense de Cardiologia, que decidiu o próximo presidente do evento. O presidente da SPC, Osni Moreira Filho, sugeriu o nome do diretor científico Gerson Bredt Junior, de Cascavel, que foi aceito por unanimidade. Como balanço, a 41ª edição contou com 1.100 participantes, que conferiram palestras nacionais e internacionais, sala exclusiva para médicos da Atenção Primária à Saúde, tratando de HAS, diabetes, dislipidemias e doença coronariana, sala para as Ligas de estudantes de Medicina, e atividades para grupos multiprofissionais, incluindo um minicurso teórico-prático de ECG para enfermeiras.

 

SBC/RS

Ação do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão atende 175 pessoas

SBC/RS

Na manhã de 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul realizou uma ação no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Médicos cardiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas orientaram a população e realizaram serviços, como medição de pressão, em 175 pessoas (90 mulheres e 85 homens) com idade média de 59 anos. O objetivo foi mostrar que a doença pode ser evitada através da conscientização sobre os valores da pressão arterial e da adoção de hábitos saudáveis.

 

SBC/SE

Sociedade Sergipana realizada ação de Combate ao Tabagismo

SBC/SE

A Regional realizou em 30 de maio, em um shopping da capital sergipana, a campanha de Combate ao Tabagismo. Além de orientar as pessoas, foram feitas espirometrias e medidas de pressão arterial.

 

SBC/SP

Curso de Reciclagem da Socesp será realizado entre os dias 9 e 12 de agosto

SBC/SP

O tradicional Curso de Reciclagem Socesp terá como destaques, em 2014, a grande qualificação dos palestrantes e a maior interatividade com os participantes através de uma sessão especial no final do evento, com questões e comentários de especialistas, que permitirá uma melhor avaliação do aprendizado para a obtenção do Título de Especialista. A participação no curso dará acesso às aulas que serão disponibilizadas no site da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, sem custo para os inscritos. O XXIII Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da Socesp, coordenado por Francisco Fonseca, Raul Dias Santos Filho e João Fernando Monteiro Ferreira, será realizado entre os dias 9 e 12 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

 

SBC/DCC/CP

Diretoria do biênio 2016/2017 é eleita

SBC/DCC/CP

Estão abertas as inscrições para o XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, de 26 a 29 de novembro, em Porto Alegre.

 

No mês de abril ocorreu a eleição para a Diretoria do DCC/CP biênio 2016/2017. Foi eleita a chapa composta por Angélica Binotto (SP), presidente; Lúcia Campos Pellanda (RS), diretora científica; Andressa Mussi Soares (ES), diretora de comunicação; e Lúcia Salerno (PE), diretora financeira.

 

SBC/DERC

Simpósio Internacional do DERC ocorrerá durante 69º CBC

SBC/DERC

Lembramos que no Congresso da SBC em Brasília, ocorrerá o Simpósio Internacional do DERC, com o convidado internacional Paul D. Thompson, um ícone da Cardiologia aplicada ao exercício e ao esporte na prevenção primária e secundária, com enorme volume de citações no Pubmed.

 

Se não fez ainda, faça a Prova de Habilitação em Ergometria no Congresso DERC. Estamos em contato com os Departamentos de Aterosclerose e de Hipertensão Arterial para resolvermos a questão da criação do Grupo de Estudos em Prevenção Cardiovascular, que tem como foco o mesmo que os departamentos há anos fazem. Conforme carta que os três departamentos enviaram à diretoria da SBC, esperamos que se resolva a questão que nos diz respeito, ou seja, iremos preservar para que cada Departamento continue com um dos seus principais focos que lhes é de direito, a prevenção cardiovascular. No que diz respeito ao DERC, o combate ao sedentarismo na prevenção primária e na secundária, com a nossa Reabilitação Cardiovascular.

 

SBC/SBCCV

41º Congresso da SBCCV supera todas as expectativas

SBC/SBCCV

A realização do 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, de 3 e 5 de abril, em Porto de Galinhas, coroou um momento de união e importante troca de conhecimentos dos cirurgiões cardiovasculares brasileiros e do exterior. A programação científica garantiu a realização de um evento inesquecível. O Congresso superou as expectativas mais otimistas. Foram 1.200 participantes, 28 expositores e uma participação ativa dos congressistas. Durante todo o evento as salas tiveram excelente audiência, demonstrando o acerto na elaboração da programação científica. O objetivo do congresso foi atingido com a atualização científica oferecida pelos palestrantes, discutindo o futuro da especialidade e norteando aos caminhos a serem trilhados.

 

SBC/SBHCI

Importante debate sobre a incorporação do TAVI no sistema de saúde público e suplementar

SBC/SBHCI

O Conselho Federal de Medicina debateu na tarde de 28 de maio a incorporação do Implante por Cateter de Bioprótese Valvar Aórtica (TAVI) pelo sistema de saúde brasileiro público e suplementar. O assunto foi tema do Fórum sobre Racionamento de Novos Procedimentos em Idosos como Política Pública de Saúde, promovido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O TAVI beneficia, principalmente, as pessoas com mais de 70 anos que sofrem de estenose aórtica grave e que não podem fazer a cirurgia tradicional. O Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS, tem negado a inclusão do procedimento.

 

SBC/SOBRAC

"Coração fora do ritmo: procure um arritmologista" é campanha do departamento

SBC/SOBRAC

A Sobrac lançou uma campanha educacional em prol dos arritmologistas: “Coração fora do ritmo: procure um arritmologista”. Com diversas peças de comunicação, anúncio em revistas de grande circulação, informativos no site da Sociedade, clínicas e redes sociais, a campanha visa orientar a população leiga e profissional sobre a atuação do arritmologista como profissional especializado no tratamento das arritmias cardíacas, dentro da especialidade da cardiologia. Também já estão em fase final os preparativos para o Curso de Reciclagem em arritmia clínica, estimulação cardíaca e eletrofisiologia, no segundo semestre em São Paulo, com a participação de convidado internacional e interatividade para discussão de traçados.

 


Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br