Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Covid-19 como pandemia, em março de 2020, essa emergência de saúde pública se converteu na principal causa de óbitos no mundo e tornou o seu enfrentamento uma prioridade inquestionável. No Brasil, já são quase 8,3 milhões de casos confirmados e mais de 206 mil mortes devido à infecção pelo novo coronavírus.

Por meio da parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil), podemos ver que a pandemia fez aumentar no ano passado o número de óbitos gerais, por doenças cardiovasculares, por causas inespecíficas e mortes súbitas em domicílio.

A Covid-19 é a novidade pandêmica e as doenças cardiovasculares são a nossa realidade endêmica, consolidada e irresoluta. Ambas comprometem a saúde em todos os aspectos, individuais e coletivos, físico, psíquico, social e econômico. Em comum, elas ceifam vidas produtivas e promissoras.

E no momento quando há crescimento de novos casos e internações em todo o país, começar a vacinar terá impacto na redução de mortes e internações em um intervalo curto. Apesar do esforço da comunidade científica, ainda não há um tratamento específico para bloquear a replicação viral. Nesse sentido, programas de vacinação são poderosos aliados e, em virtude do notável progresso da ciência, já dispomos desse recurso.

O Brasil firmou parcerias, desde maio de 2020, para pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, que incluem transferência de tecnologia, por intermédio da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Butantan.

É preciso enfatizar que o país tem uma das mais avançadas legislações sanitárias do mundo e políticas públicas de saúde seguras, eficazes, efetivas e custo-efetivas fazem parte do mínimo existencial de cada brasileiro, devendo ser ofertadas de maneira universal, integral e gratuita. Enquadram-se aqui as campanhas de vacinação, verdadeiro patrimônio consolidado dos brasileiros e orgulho nacional. À vista disso, criar todas as condições para ofertar vacinas em um amplo programa de imunização contra a Covid-19 é um direito de todos e dever do Estado, sob pena do dever constitucional converter-se em promessa inconsequente, frustrando as justas expectativas depositadas no Estado brasileiro.

Agora, acompanhamos atentos a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI) de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, e a SBC, como participante da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis, ligada ao governo federal, opinou sobre o documento.

Propusemos o detalhamento no PNI de quem deve ser considerado prioritário à vacinação na qualidade de cardiopata. Também especificamos as principais cardiopatias que incorrem em risco para as formas graves de Covid-19.

Defendemos a implementação rápida de um amplo programa de vacinação no Brasil, pois vivemos um momento de grave crise sanitária mundial, que requer o compromisso dos governantes e dos profissionais de saúde, bem como a adesão da sociedade civil às recomendações das autoridades competentes.

Dessa forma, a SBC segue em sintonia com seu legado histórico, edificado no exemplo de Carlos Chagas, Dante Pazzanese, entre muitos outros pioneiros, transmitido por mais de sete décadas aos mais de 14 mil cardiologistas, ratificado em seu propósito social, de expandir, divulgar e incentivar, em todos os níveis, o conhecimento, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, desenvolvendo campanhas educativas em conjunto com o poder público e com outras entidades e associações; e de divulgar, junto à sociedade civil, os aspectos epidemiológicos dessas enfermidades, esclarecendo sempre quanto às possibilidades de prevenção e tratamento.

Os princípios que nortearam a criação da SBC, em 1943, no meio da Segunda Guerra Mundial, são os mesmos que nos motivam nesta crise sanitária sem precedentes. Por isso, a SBC pugna pelo progresso e difusão da ciência e pela consecução de políticas públicas capazes de melhorar a vida de cada um dos mais de 212 milhões de brasileiros.

 
 
 
 
  Presidente da SBC fala sobre a incorporação de novas tecnologias no setor no Programa Saúde Brasil Presidente da SBC fala sobre a incorporação de novas tecnologias no setor no Programa Saúde Brasil

Na entrevista, Marcelo Queiroga destacou que as inovações são fundamentais para a eficiência das políticas públicas na saúde.

Leia +

 
  Médico que fez prova internado na UTI se torna especialista em cardiologia Médico que fez prova internado na UTI se torna especialista em cardiologia

O cearense Daniel Lucena Aguiar teve complicações por conta da Covid-19 e contou com o apoio da SBC, que realizou o Exame para Obtenção do Título de Especialista em Cardiologia exclusivamente online.

Leia +

 
  SBC participa de Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis SBC participa de Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis

Principal entidade da cardiologia brasileira propôs o detalhamento de quem deve ser considerado prioritário à vacinação na qualidade de cardiopata.

Leia +

 
  Iniciativa premia instituições públicas de saúde Iniciativa premia instituições públicas de saúde

International Journal of Cardiovascular Sciences publicará edição especial, entre março e abril de 2021, inteiramente dedicada ao sexo feminino.

Leia +

 
  SBC saúda o Prof. Dr. Fausto Pinto pelo início de seu mandato como presidente da WHF SBC saúda o Prof. Dr. Fausto Pinto pelo início de seu mandato como presidente da WHF

A segurança de que esta importante organização da cardiologia mundial será liderada por uma figura de excepcional calibre científico e de inquestionável representatividade.

Leia +

 
  Responda à pesquisa Panorama do atendimento a pacientes com insuficiência cardíaca (IC) por cardiologistas no Brasil: Survey Nacional Responda à pesquisa Panorama do atendimento a pacientes com insuficiência cardíaca (IC) por cardiologistas no Brasil

Objetivo é conhecer como é direcionado o cuidado especializado aos pacientes com IC no país.

Leia +

 
  Responda à pesquisa Panorama do atendimento a pacientes com insuficiência cardíaca (IC) por cardiologistas no Brasil: Survey Nacional Uma nova AMB para os médicos do Brasil

Gestão 2021-2023, da Associação Médica Brasileira, toma posse em solenidade híbrida. Valorização dos médicos, respeito e apoio à ciência, compromisso com os pacientes, assim como a importância da união das entidades, são marcas comuns das intervenções.

Leia +

 
 
 
 
  Cuidados para voltar ao esporte após se curar da Covid-19 Cuidados para voltar ao esporte após se curar da Covid-19

Guia brasileiro defende avaliação cardíaca entre quem superou a infecção antes de retomar exercícios.

Leia +

 
 
  Colesterol alto causado por mutações do DNA está entre as doenças genéticas mais comuns Colesterol alto causado por mutações do DNA está entre as doenças genéticas mais comuns

No Brasil, estima-se que uma a cada 300 pessoas tenha hipercolesterolemia familiar.

Leia +

 
 
  Saiba quais são os exames necessários para um check-up pós-Covid Saiba quais são os exames necessários para um check-up pós-Covid

Mesmo os pacientes assintomáticos devem estar atentos à saúde após o fim da infecção provocada pelo novo coronavírus.

Leia +

 
     
  Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC Acesse em nosso site as matérias que contaram com a participação da SBC

Leia +

 
 
     
  A melhor maneira de não se sentir sem esperança é se levantar e fazer algo

Leia +

  Cine Socese e eventos para o ano de 2021

Leia +

  SOCESP propõe ações ao Ministério da Saúde para reduzir incidência e mortes por doenças cardiovasculares

Leia +

 
     
  O Departamento de Aterosclerose está de site novo!

Leia +

 
  Fibrilação Atrial é tema do novo episódio do podcast da SOBRAC

Leia +

 
EDIÇÕES ANTERIORES, CLIQUE AQUI!
 
Publicidade
 
 

EXPEDIENTE
O Jornal SBC é o veículo digital de informação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma publicação quinzenal.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIAPresidente: Marcelo Queiroga; Diretor de Comunicação: Harry Corrêa Filho; Diretor-Executivo: Luiz Felipe Costamilan
Edição:Dehlicom - Soluções em Comunicação Empresarial| Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTB 46691) Redação:Deborah Rezende, Marcela Marques, Fabiane de Sá e Equipe de Publicação da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC Editoração: Stephan Strojnowski


Direitos autorais © 2020. Todos os direitos reservados.