Reunião de Planejamento Estratégico
“Na metade do ano de 2009, a Coordenadoria de Planejamento Estratégico,
junto com o presidente eleito, entendeu que a profissionalização da SBC poderia
ser aperfeiçoada através da implantação de um planejamento estratégico, seguindo
a tendência mundial de grandes empresas e instituições. Uma das contribuições
importantes que traria seria o engajamento dos departamentos e sociedades
estaduais nos rumos da SBC.
Depois de analisarmos várias propostas, contratamos a Symnetics, de São Paulo,
empresa de consultoria especializada em planejamento estratégico com grande
experiência nessa área. Já orientados pela Symnetics, começamos o trabalho de
organização da primeira reunião, considerada muito importante para que
obtivéssemos uma absoluta confiança de todos em nossas intenções.
A Symnetics sugeriu e foi aceito que, metodologicamente, trabalharíamos por
temas e não por diretorias, e os resultados, posteriormente, seriam encaminhados
aos grupos de trabalho ou diretorias. Os assuntos que estão bem estruturados não
foram abordados, a exemplo do Congresso Brasileiro de Cardiologia, e focamos,
nos novos temas que iremos desenvolver nos próximos dois anos.
A reunião de Planejamento estratégico ocorreu no Rio de Janeiro, nos dias 18 e
19 de dezembro de 2009, iniciando logo após a posse de Jorge Ilha como
presidente da SBC. Foram criados 11 grupos de trabalho, constituídos por 10
pessoas em cada grupo, que discutiram os seguintes temas: Área Científica,
Educação Continuada, Registros, Pesquisa, Ações Sociais, Comunicação, Qualidade
Assistencial, Relações com o Governo, Relações Internacionais, Desenvolvimento
dos Estados e Inclusão do Jovem.
Participaram da reunião, além da diretoria e coordenadores de áreas, os
presidentes das estaduais e dos departamentos e todos aqueles que estariam
coordenando os novos programas. Chamamos também aqueles que propuseram temas,
programas ou projetos a serem desenvolvidos. Também convidamos os candidatos
declarados para a próxima eleição da SBC. Dessa forma, todos os programas foram
discutidos por todos e priorizados de acordo com a opinião da maioria, e não de
acordo com a importância de quem os estava propondo.
Trabalhamos duro por toda a tarde da sexta-feira, após a cerimônia da posse, e
por todo o sábado. O resultado foi um sucesso. As conclusões foram ricas,
inspiradas, democráticas e, principalmente, viáveis. A reunião transcorreu num
clima extremamente agradável, com grande empatia de todos os presentes, sob a
coordenação segura dos profissionais da Symnetics.
Se tivéssemos que apontar um fato significativo, além dos resultados desta
primeira reunião de planejamento, diríamos que foi ver trabalhando ombro a
ombro, ex-presidentes da SBC, como os Drs. José Antônio Ramires, Iran Castro e
Felipe Simão, colegas muito ilustres que são secretários de Saúde, diretores de
hospitais, com todas as figuras proeminentes de cada estado brasileiro, todos
visando exclusivamente construir o futuro de nossa sociedade. Estamos todos de
parabéns.
Para encerrarmos, uma palavra de agradecimento ao nosso presidente Jorge Ilha
Guimarães, que soube conduzir o processo com serenidade, mostrando, já no início
de sua gestão, ações que foram muito além de seu discurso de inclusão e de
abertura.”
Ênio Leite Casagrande
Paulo Ernesto Leães
Coordenadores de Planejamento Estratégico da SBC
Voltar
|