Jornal SBC 162 | Janeiro 2016 - page 8

Jornal SBC:
De que maneira dará continuidade
à promoção da educação médica continuada?
Marcus Malachias:
Temos um projeto de dinamizar e modernizar continuamente todas as ações que estão
em curso, e ainda a valorização dos
Arquivos Brasileiros de Cardiologia
e estimular as demais publicações,
tornar o congresso mais interativo, valorizar e modernizar ainda mais a educação a distância, com especial
atenção ao Cardiologista das menores e mais distantes localidades, reduzindo a pletora de eventos. O apoio
aos departamentos de especialidade e sociedades estaduais também será uma prioridade.
Jornal SBC:
A SBC, historicamente sempre esteve
alicerçada na parte científica. Como será em sua gestão?
Jornal SBC:
Quais ações relacionadas a valorização
profissional pretende desempenhar em sua gestão?
Marcus Malachias:
Vivemos um momento incerto no país, com graves reflexos na medicina. As doenças
cardiovasculares são a primeira causa de mortes em nosso meio. O médico, em especial o Cardiologista,
encontra-se pressionado diante da existência de magníficos meios para prevenir e tratar as doenças, porém
em meio a uma muito baixa percepção desses recursos pela maioria da população. O resultado é a ocorrência
de doenças e mortes precoces, e a maioria poderia ser evitada ou postergada por décadas. É preciso resgatar
a credibilidade dos bons profissionais, garantir condições de trabalho e remuneração dignas e promover maior
disponibilidade de medicina de qualidade à população.
Marcus Malachias:
Após sete décadas de foco no desenvolvimento científico, estamos hasteando a bandeira
da defesa profissional e da valorização da especialidade, ampliando a discussão sobre qualidade assistencial.
Da mesma forma teremos um foco diferenciado na comunicação com a população.
Jornal SBC:
Qual será a novidade com a população?
Marcus Malachias:
Embora tenhamos realizado campanhas de alerta à população desde muito tempo, vimos a
necessidade de estabelecer estratégias mais efetivas e modernas. Um desses bons exemplos foi a “Campanha
Eu sou 12 por 8”, de alerta sobre a hipertensão. Utilizando todas as formas de comunicação, desde as TV
aberta e a cabo, redes de cinema e redes sociais, parcerias diversas como academias e rede de farmácias,
trouxemos uma linguagem diferente, com a participação de embaixadores (celebridades) do esporte, das artes
e da TV como âncoras da mensagem à população. A partir deste ano, desenvolveremos o projeto “Movidos
pelo Coração”, unindo a arte, a cultura e a simbologia do coração, como forma de sensibilizar a população para
a prevenção e tratamento cardiovascular.
8
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,...32
Powered by FlippingBook