Jornal SBC 152 · Março · 2015
10
Chegando ao seu 20º ano de vida, no ano passado, a APAH faz campanhas para detecção de
novos casos de hipertensão e promove palestras educativas em empresas, escolas e igrejas, além
de formar grupos para a compra de medicamentos, que são obtidos por um preço melhor,
por serem adquiridos em quantidade. O trabalho inclui campanhas de adoção de “hipertensos
carentes” e muitas das iniciativas da entidade são seguidas pelas associações de pacientes que
nasceram posteriormente.
A data de fundação da APAH, 26 de abril, tornou-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção à
Hipertensão Arterial, lei federal número 10.439 de 2002, depois de ter sido uma data municipal
e estadual.
Aprovado o novo formato das campanhas temáticas,
que passam a focar todos os fatores de risco
Abrangência também muda, com participação dos Departamentos, outras
sociedades e mais utilização do Facebook e do Twitter
As campanhas temáticas da SBC, que
tradicionalmente focavam um único fator de
risco, pressão arterial, tabagismo ou nível de
colesterol, por exemplo, passam a ter um novo
formato com objetivo mais ambicioso, um
Programa Nacional de Prevenção. A decisão foi
tomada na recente reunião de Diretoria, explica
o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular
Carlos Costa Magalhães, e com a anuência dos
vários Departamentos que, nos últimos meses,
discutiram largamente a mudança.
Magalhães recorda que nas reuniões prévias,
além dos diretores Sérgio Montenegro,
Angelo de Paola na abertura da reunião com os Departamentos
Foto: Divulgação SBC