WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Assistência Médica
Nova diretoria aborda assistência médica
 
Comunicação
SBC na Mídia

Defesa profissional
Médicos protestam contra piores planos

Mensagem do Presidente
Todos por ela

Normas e Diretrizes
Projeto de diretrizes e normas está em andamento

Título
Não é fácil mudar

Auxílio
Instituição garante apoio financeiro a regionais

Congresso
O que se espera do Congresso SBC 2002?


   :. DIRETORIA - TÍTULO  

Enviar para um amigo


Não é fácil mudar


Não é fácil mudar, principalmente quando essas mudanças dizem respeito a outras pessoas. Quando optamos por uma mudança, nem todas as pessoas aprovam, e sempre aparecerá aquele para achar algum defeito ou problema que gostaria de ver modificado. 

A SBC sempre esteve preocupada com o nível científico e o valor de seus sócios. É bom saber que ela goza de bom conceito perante instituições nacionais e internacionais. Melhor ainda é saber que ajudamos a construir esse nome e esse conceito. Se mudamos, se nos aprimoramos, foi para aumentar ainda mais esse prestígio, para poder, cada vez mais, dizer com orgulho e satisfação que somos especialistas em cardiologia pela SBC. 

Com uma sociedade forte e um título representativo e respeitado, podemos conseguir muito mais: teremos força no diálogo, com as medicinas de grupo e com o governo, e, também, o reconhecimento da população leiga. 

As novas diretrizes, implantadas desde o ano passado, apararam algumas arestas; sabemos que existem outras a serem aparadas e trabalhamos para que isto aconteça. As novas diretrizes tornaram a concessão do título mais democrática, permitindo que qualquer profissional médico se candidate ao título. Essas regras, já aprovadas pela Associação Médica Brasileira, ficaram mais rígidas, mas não mais difíceis. Como não é mais exigido, no ato da inscrição, que o candidato comprove seu treinamento e habilidades básicas em clínica médica e cardiologia clínica, a prova prática será o meio do candidato mostrar suas habilidades em cardiologia clínica. A prova será muito parecida com uma discussão de um caso clínico. 

Porém, como tudo que é novo, a implantação dessa modalidade de avaliação também demanda tempo e esforço por parte da comissão. Dessa maneira, peço aos candidatos e sócios um pouco de paciência, pois a parte operacional e o aspecto avaliativo estão em cuidadosa preparação para que ela se firme como um mudança boa e representativa, de forma semelhante ao que acontece com outras especialidades médicas. 

Estamos avaliando a forma de operacionalização, para que a realização da prova prática ocorra no dia posterior ao término do congresso da SBC. Dessa forma, minimizaremos os custos para quem presta e para quem aplica a prova. 

Outra informação que se faz importante no momento é que, a partir deste ano, a AMB está cobrando uma taxa para a confecção e emissão do título de especialista (vide a publicação na íntegra da normatização da cobrança no site da SBC). 

Os membros da Comissão Julgadora do Título de Especialista em Cardiologia (CJTEC) da SBC estarão, nos próximos dois anos, empenhando-se para que as mudanças sejam realizadas de forma adequada e com o mínimo de problemas ou transtornos. Sempre mantendo a integridade e a responsabilidade, procuraremos agir da maneira o mais justa possível. 

Esperamos que vocês nos ajudem, colaborando de forma a seguir as orientações da Nova Diretriz, publicada e veiculada no site www.cardiol.br/educacao/titulo/diretriz/

Sugiro que vocês visitem sempre nosso portal www.cardiol.br, que está em constante atualização, pois todas as informações são de extremo interesse para todos os especialistas. 


Miguel Moretti 
Coordenador da Comissão Julgadora
do Título de Especialista da SBC

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.