WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Busca

Novo canal de busca Cardiol

Eventos a distância
Os usuários do Portal Cardiol dispõem de eventos a distância que inclui o acesso a palestras e cursos.

Spam
O Lixo virtual


Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

• TV Senado (Brasília, DF)
sábado às 4h30, 8h, 23h30; domingo às 4h30, 8h30 e 23h30.

• TV Comunitária da Cidade de São Paulo, SP
 domingo, às 22h

• TV Universitária de Uberlândia, MG
Sábado às 17 h
Reprises: 2ª e 6ª feiras às 22 h.

• TV Universitária de Uberaba, MG 
Sábado às 9h
Reprise: 5a. feiras às 9h

• TV Universitária de Natal, RN
Sábado às 11h

• TV Assembléia de Vitória, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração


   :. DEPARTAMENTOS   


Enviar para um amigo

 

Hipertensão Arterial

Pesquisa da SBC foi apresentada no Fórum Global de Doenças Transmissíveis

Cerca de 40% dos trabalhadores da indústria são pré-hipertensos e, entre as trabalhadoras, o índice é de 30%, mas, curiosamente, as industriárias apresentam menor obesidade que o restante da população feminina. 16% dos trabalhadores masculinos consomem abusivamente bebidas alcoólicas; 20% dos industriários são sedentários, índice que sobe para 30% entre as mulheres e, mais importante, além das seis horas diárias que elas passam sentadas no trabalho, passam outras seis horas nos fins de semana, nesse caso, assistindo televisão.

Esses dados, ainda preliminares, do Programa de Controle de Doenças Crônicas não Transmissíveis, foram apresentados pela dra. Sandra Fuchs durante o 3º Fórum Global sobre o tema, que acaba de se realizar no Rio de Janeiro e marca uma das maiores realizações da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Um projeto que, segundo o presidente da SBC, Juarez Ortiz, "tem a ambição de mudar o estilo de vida dos seis milhões de trabalhadores da indústria".

O diretor do Departamento de Hipertensão, Carlos Alberto Machado, que coordena o projeto desde 1997, recorda que naquele ano a SBC procurou a Confederação Nacional da Indústria em busca de uma parceria para uma pesquisa dos fatores de risco para a saúde do trabalhador na indústria, que investigasse inicialmente a existência da pré-hipertensão.

"O projeto foi muito bem aceito", conta ele, "o CNI nos colocou em contato com o SESI, estabelecemos o tipo de pesquisa, que incluiria entrevista com os trabalhadores e exames realizados pelo Laboratório Central do Hospital São Paulo – Unifesp, e selecionamos uma amostra estatisticamente representativa dos trabalhadores nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Alagoas".

A importância do escopo da pesquisa decorre do fato de que pela primeira vez um trabalho dessa amplitude seria feito justamente com a faixa etária mais saudável da população, relembra Machado, permitindo levantar a pré-existência de fatores que décadas mais tarde levariam às doenças incapacitantes. O entusiasmo das autoridades foi tão grande, que a Organização Pan-americana da Saúde passou a acompanhar e participar do projeto e também o Ministério da Saúde se incorporou ao mesmo o que, para o especialista, deixa claro mais uma vez o papel pioneiro e social da SBC.

O projeto, já ampliado em seus objetivos, levou cada trabalhador a assistir filmes elucidativos sobre os fatores de risco a que cada um está sujeito, seguindo-se uma espécie de auto-análise dos fatores de risco, a avaliação médica, levando em conta o exame laboratorial e o cadastramento de cada industriário entrevistado. "O interesse dos participantes foi tão grande, os resultados tão promissores", explica Carlos Alberto Machado, que a idéia agora é expandir o programa para atingir a totalidade dos trabalhadores vinculados ao SESI, seis milhões no total, em busca da mudança do estilo de vida de cada um, para que se consiga uma redução significativa das doenças futuras.

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.