WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Presidência
Ortiz diz que exercer a presidência foi como um ato de amor
 
Homenagem
Câmara dos Deputados tem sessão em homenagem aos 60 anos da SBC

Título de Especialista
Após a última prova para Título, Brasil passa a ter 5.835 cardiologistas

A valorização do Título de Especialista

Patrocinadores
133 empresas apoiaram a SBC na gestão que se encerra

Normatizações e Diretrizes
Relatório do programa de Normatizações e Diretrizes (período de 2002 - 2003)

Qualidade Assistencial
A SBC e a Lista Brasileira de Procedimentos Médicos Hierarquizados

Comunicação
Banco de teses e avaliação dos arquivos pelo Institute for Scientific Information (ISI)

 


   :. DIRETORIA - 60 ANOS  

Enviar para um amigo


Ortiz diz que exercer a presidência foi como um ato de amor

Estamos entregando aos cardiologistas uma SBC 20% maior do que recebemos, com quase 10.300 sócios. Em contrapartida, a SBC nos envolveu de tal forma, que crescemos junto com ela. Aprendemos muito com os constantes desafios, com sua complexidade, com os colegas, com os exemplos de dedicação, com os funcionários e também com patrocinadores. Foi gratificante participar de uma sociedade que se provou capaz de imensos esforços coletivos, como a realização de 66 Diretrizes, 40 das quais já concluídas. Trabalho solidário que envolveu um milhar de cardiologistas que ofereceram seu tempo, sua boa vontade, seu conhecimento. Estamos entregando ao amigo Felipe e à sua Diretoria uma SBC premiada e reconhecida pelos serviços que prestou na integração latino-americana, uma SBC politicamente muito mais forte, acatada, consultada e ouvida pelas autoridades dos três poderes e em todos os níveis de gestão".

Foi com essas colocações que o presidente Juarez Ortiz começou uma entrevista sobre o encerramento de sua gestão. Ortiz agradeceu, em nome de todos os membros da sua Diretoria, a inesquecível e honrosa experiência de representar a elite médica brasileira mas, deixando de lado o formalismo, abriu o coração.

Ele lembrou, dando risada, da agitação dos primeiros meses de mandato. "O começo foi agitado, nossos advogados trabalharam muito, mas tudo deu certo. Muitos colegas viram na eleição da nossa Diretoria, a oportunidade tão esperada para se manifestar, dar opiniões, sugestões, enfim, colocar a SBC trabalhando para os seus associados. Isto foi ótimo, mas de início, o que mais recebíamos eram montes de reclamações. Sugeri, de brincadeira, a criação de um site especial, tôpdavida.com, para receber os desabafos". Embora de brincadeira, garante, essa foi a origem da Ouvidoria hoje existente no Portal e coordenada pela Diretoria de Qualidade Assistencial. Ela recolheu muitas sugestões que foram incorporadas ao nosso plano de trabalho.

Uma importante sugestão recebida foi a de criar um "Selo de Qualidade para os Planos de Saúde". Este projeto obrigou a SBC a criar toda uma infra-estrutura, nesta altura quase totalmente concluída, para atingir seus objetivos. "Ficamos decepcionados a princípio, pois na primeira reunião com os representantes dos Planos de Saúde, eles nos fizeram uma pergunta muito pertinente: muito bem, disseram, a SBC vai colocar um selo de qualidade nos Planos. Mas quem colocará um selo de qualidade nos médicos, nos centros de diagnóstico e nos Hospitais?"

"Vimos, então, que era necessário estabelecer primeiro os parâmetros de qualidade para os cardiologistas e para os procedimentos cardiológicos. Foi o ponto de partida para todo um trabalho de valorização do Título de Especialista em Cardiologia (TEC), o selo de qualidade do profissional. A Comissão encarregada, liderada pelo amigo Miguel Moretti, está fazendo um trabalho extraordinário. Todo o processo de revalidação periódica do nosso TEC é, hoje, modelo para outras especialidades. Temos mais de 700 cursos e eventos anuais cadastrados para oferecer pontos na revalidação, que é totalmente feita através da internet. Além disso, todo o programa de Diretrizes foi implementado para criar parâmetros de qualidade e será utilizado, já na Diretoria do Felipe Simão, para conferir o selo de qualidade para hospitais, clínicas e laboratórios que usarem corretamente as recomendações da SBC. A médio prazo, as Operadoras de Saúde que credenciarem os laboratórios e hospitais com o nosso selo, além dos cardiologistas com o TEC, receberão nosso atestado de Qualidade. O desenvolvimento do projeto Diretrizes foi uma grande obra do Jorge Ilha Guimarães, que mobilizou toda a SBC e ajudou a uni-la definitivamente". E Ortiz se emociona quando lembra a dedicação e a simplicidade com que o médico aceitou e encarou o desafio. E garante que casos como esse se repetiram, a capacidade de doação da categoria foi impressionante, repete.

A gestão que se encerra gostaria de ser lembrada, também, pelo espírito de gratidão e de reconhecimento. Foi realizada a homenagem aos 11 cardiologistas do século XX, foram criados cinco prêmios SBC que, a partir de agora, contemplam anualmente os destaques da cardiologia nacional e também foram confeccionados certificados para os sócios remidos, colegas que participaram da sociedade por mais de 30 anos e que merecem todo apreço e reconhecimento. E mais emoção entra em cena: " é indescritível a reação dos cardiologistas mais antigos, ao saberem que foram lembrados com tanto carinho pelos seus pares mais novos".

"Foi um privilégio para nossa Diretoria comemorar os 60 anos da SBC. Nosso secretário, Augusto Bozza, coordenou com maestria todas as atividades comemorativas que culminaram com uma cerimônia muito bonita no Dante Pazzanese, uma homenagem na Câmara Federal e na conquista do prêmio de integração latino-americana 2003".

Administrar a SBC é sempre um desafio, insiste Juarez. Foi uma árdua tarefa reestruturar administrativa e tecnologicamente a Sociedade para fazer face às novas necessidades associativas. Foi fundamental, reformar o Estatuto e dotar a SBC de mecanismos modernos de gestão. Este trabalho foi coordenado pelo o Departamento Jurídico, que realizou também uma ampla revisão dos nossos contratos, da política fiscal e tributária e das adaptações necessárias ao novo Código Civil.

"Nossa gestão foi verdadeiramente participativa", acrescenta. "O planejamento estratégico para os próximos anos foi iniciado em uma reunião histórica realizada em Porto Seguro, com a presença de todos os Presidentes de Sociedades Estaduais, Regionais e de Departamentos Científicos, além dos membros das Diretorias atual e futura e importantes lideranças da SBC. Foi com muito orgulho dos nossos cardiologistas que vimos dezenas de colegas trabalhando intensamente nas diferentes comissões do planejamento. Pela primeira vez, colegas de todas as regiões do País opinaram e deliberaram sobre os rumos que a SBC deve tomar para atender as necessidades e anseios dos nossos associados".

Nosso corpo de funcionários diminuiu em número, mas cresceu em eficiência e deu apoio incondicional e constante à gestão. Por isso mesmo, a Diretoria agradece muito o trabalho de todos. "Particularmente", diz Ortiz, "agradeço a coordenação dedicada do Marcio Paiva, ao Orlando, Rodolfo, Eva, Eduardo, Marcos, Glória, Madalena e o trabalho das duas secretárias que o atenderam em tudo e suportaram bravamente seus momentos de mau humor: a Constance, que embora seja funcionária da sua clínica em São Paulo, trabalhou em perfeita sintonia com a Flávia, a competente e dedicada secretária da SBC".

E há muito mais a agradecer, insiste Juarez, "além da gratidão ao Jorge Ilha Guimarães, é preciso lembrar o trabalho fantástico e incansável do ‘irmão’ Emílio César Zilli, que consolidou a Diretoria de Qualidade Assistencial e foi fundamental na confecção da Nova Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos". Ortiz agradece também a Gilson Feitosa, que considera seu maior instrutor durante a fase de Presidente-Futuro ou como ele prefere denominar durante o "curso de aprendiz de presidente".

"Todo o processo de revalidação periódica do nosso TEC é, hoje, modelo para outras especialidades"

Lembra também agradecido o trabalho de Celso Amodeo, na SBC/Funcor, que deu um destaque único aos Dias Temáticos, os quais, realizados anteriormente quase que apenas no Rio e São Paulo, tornaram-se efetivamente eventos nacionais. Lembra ainda o trabalho incrível de Rubens Nassar Darwich e do Edson Saad, implementando o novo Programa de Educação Continuada e de Angelo de Paola, Djair Brindeiro, Cícero Piva de Albuquerque e Carlos Eduardo Suaide Silva. Esta Diretoria de Comunicação "está colocando os Arquivos Brasileiros de Cardiologia ao lado das mais importantes publicações mundiais", afirma ele.

Juarez agradeceu também o trabalho do vice-presidente, Luiz Rassi Júnior, do segundo-secretário, Walter Geraldo da Silveira, e do tesoureiro, Paulo Sérgio da Silveira, bem como de Antonio Felipe Simão, que no seu entender merece uma menção toda especial, já que "embora tenha se integrado apenas recentemente ao time, por razões alheias à sua vontade, já desenvolve um trabalho intenso na SBC e está envolvido com a continuidade dos mais importantes projetos da sociedade". "O Felipe, com sua determinação e competência, já está desenvolvendo projetos extraordinários. Sua gestão certamente será um marco na SBC".

O presidente que deixa o cargo lembra também das pesquisas levadas a efeito pela Diretoria de Qualidade Assistencial, entre elas a definição do "Perfil do Cardiologista", importante para nortear as ações da sociedade e a adequação do Portal a essa demanda, "Portal que na nossa gestão ganhou o Prêmio máximo do Ibest". E com orgulho, Ortiz recorda que, no seu período como presidente, a SBC foi chamada muitas vezes pelos órgãos públicos para dar a opinião dos cardiologistas. Foi consultada pelo Ministério Público, pela Anvisa, pelas Procuradorias da República e dos Estados e pelo Ministério da Saúde, o qual, juntamente com a Organização Panamericana da Saúde, integrou-se ao trabalho que a SBC desenvolve com a CNI e o SESI na pesquisa das doenças não transmissíveis do trabalhador. "A SBC deve este e outros trabalhos extraordinários de saúde pública a um ser humano muito especial, o Carlos Alberto Machado", diz Ortiz.

"O desenvolvi-mento do projeto Diretrizes foi uma grande obra que mobilizou toda a SBC e ajudou a uni-la definitivamente"

A SBC foi igualmente convocada para dar sua opinião na CPI dos Planos de Saúde e foi convidada a falar para a Frente Parlamentar de Saúde. Esse prestígio não vem de graça, segundo Ortiz, mas é resultado da somatória do esforço e da dedicação de milhares de cardiologistas, falando pela entidade, brigando por ela, valorizando o nome da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

E recorda todas as consultas recebidas de vereadores, de deputados, de Câmaras Municipais, antes de aprovarem projetos de lei, dando à SBC uma posição efetiva de entidade consultora, para saberem se a proposta de um projeto político está correta, se está adequada às necessidades de prevenção das doenças cardíacas, uma das principais bandeiras da entidade. "Recebo cerca de 100 e-mails por dia", confessa ele, "mas vale a pena".

"É tanta coisa que realizamos, é tão gratificante", insiste Juarez Ortiz, e recorda as pesquisas epidemiológicas do Departamento de Aterosclerose, a inclusão no Portal do site para publicação de todas as teses de Cardiologia do País. Mais uma vez, trabalho de Angelo de Paola.

Juarez Ortiz lembra que a Medicina é uma profissão que proporciona intensas emoções, gratifica muito, embora imponha muitas responsabilidades e seja por vezes penosa. E "mesmo acostumado a isso, dirigir a entidade máxima dos cardiologistas foi uma experiência muito mais marcante, trouxe essas emoções num nível ainda mais elevado".

"Foi extremamente honroso, foram apaixonantes esses dois anos, nós nos sentimos consumidos mas felizes, porque o homem é movido a desafios e esse desafio foi muito especial". Comparar esta sensação com alguma outra experiência, diz ele, é difícil, talvez...... "Olha, é uma sensação muito especial, de ter dado e recebido integralmente, de alegria acompanhada de leve e gostosa astenia física e psíquica, da permanência de um esboço de sorriso que não sai dos lábios, de uma vontade de agradecer a tudo e a todos que nos ajudaram. Com certeza, por outras razões, a maioria dos colegas já experimentou sensação semelhante".

133 Empresas apoiaram a SBC na gestão que se encerra

A diretoria da SBC, presidida por Juarez Ortiz, consignou um preito de gratidão às 133 empresas que contribuíram com as iniciativas da entidade e sem cujo patrocínio não teria sido possível realizar, com o nível alcançado, os congressos, simpósios, cursos, campanhas, nem os dias temáticos que tanto destaque tiveram e foram tão importantes para os brasileiros de todos os Estados.

Por ordem de aporte de recursos, são as seguintes as empresas que merecem o agradecimento da SBC: Laboratórios Pfizer Ltda., Libbs Farmacêutica, Biolab Farmacêutica, Boehringer Ingelheim, Aventis Pharma, Abbott Laboratórios, AstraZeneca, Sanofi Synthelabo, Servier, Bayer, Laboratório Biosintética, Novartis Biociências, Produtos Roche, Bristol Myers, Philips Medical Systems, Eli Lilly do Brasil, Merck Sharp & Dohme, Medley S.A, Diasonics, Vingmed, Farmalab Chiesi, Laboratório Neo Química, GSK, Natures Sigma-Farma, Aché, Unilever/Gessy, Sankyo Pharma, Siemens Ltda., Pharmacia Brasil, Lab. Baldacci S/A, Merck S/A, Esaote do Brasil, General Electric do Brasil, Cardio Sistemas, EMS Indústria, Embratel, Datascope Corp, Ecafix Indústria, Dixtal Biomédica, Ecovital Comércio, InCor, Nikkho, Guidant do Brasil, Novo Nordisk, Micromed Biotecnologia, Toshiba Medical, DMS Brasil Informática, Marjan, H.W. Sistemas-Heartware, Benef. Médica – São Luiz, Petrobras, Medware Sistemas, Cmos Drake, Teb-Tecnologia, Josapar, Sadia, Caramuru, Quaker, Omrom Healthcare, Biotronik, Gens Sistemas, Laboratório Teuto Brasileiro, Medison do Brasil, Mundialtec, Livro Sete (Dimas), Farmasa, Editora Atheneu, CLS Livraria, 3M do Brasil, Pro Genérico, Torrent, Meditronic, Biomed Equipamentos, ST Jude, Inbrasport, ATL do Brasil, Elservier, Santista Alimentos, Actelion, Interfarma, Análises Laboratórios, Probyte, Cirurgia Passos, Peróxidos, Instramed, Biblioméd, Prous Science, Tech Line, PH Méd Equipamentos, Editora Abril, Medical Mettler, Medical View, Transmai Equip., Johnson & Johnson, Sabesp, Takaoka, Unimagem, Norsal, Ger-Ar, Eletro Medicina Benger, Hexal, Imatrom, Pró Cardíaco, Ambriex, E. Tamussino, For Medical, Marcos Pedrilson, Méd Méd Produtos, Polenghi, Di Livros, Méd Line, Hospital do Coração, Du Pont, Torregal, Cetros, Instrucom, MD Internacional, Sismatec, Colégio Dante Alighieri, Diagnóstico da América, REM, Programas e Soluções, Salutis, Revista Forbes, Sucos Del Valle, Tecnocor, Eurofarma, Promarket, Banco Real, Summus, Ali Medic, Nutrimental, Tecnimed Paramedics e Actuality Consultoria.

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.