WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
Funcor
Dois anos de realizações

O Selo é a nossa grife e o nosso orgulho

Pesquisa mostra que 64% conhecem o Selo da SBC/Funcor

Cursos de Ressuscitação em 2004

Ministério da Saúde apóia a XXIV Semana do Coração

SBC/Funcor acerta parceria com Universidades de Minas e do Canadá

 


 

 :. NOTAS .: 

 

 

Doença de Chagas é tema de tese

cardiologista Carlos Eduardo Suaide Silva, que é o editor do Jornal da SBC, defendeu tese de Doutorado no Incor, dia 7 de outubro. O tema foi a análise da contratilidade segmentar na doença de Chagas, utilizando a integral do gradiente intramiocárdico de velocidade (strain miocárdico) obtida pela ecocardiografia com Doppler tecidual.



Carlos Eduardo Suaide Silva (terceiro da e/d) entre membros da banca

Na banca estavam Benedito Carlos Maciel, da USP de Ribeirão Preto, Wilson Mathias Jr., do Incor, Antônio Carlos Pereira Barretto, do Incor, que também foi o orientador da tese, Dirceu de Almeida, da Unifesp, e Hudson Hübner França, da Faculdade de Medicina de Sorocaba - PUC.


Visto "B-2" não vale mais para Congressos nos EUA


Márcia Barbosa

O visto "B-2", que tradicionalmente milhares de médicos e outros profissionais usavam para comparecer a congressos nos Estados Unidos, não é mais aceito. As novas regras norte-americanas tornam obrigatório o visto "B-1" e, como não houve divulgação da mudança, há médicos sendo deportados para o Brasil.

A mais recente vítima do procedimento das autoridades norte-americanas foi a futura presidenta da Sociedade Mineira de Cardiologia, Márcia Barbosa. A cardiologista conta que foi surpreendida no dia 18 de outubro, quando seu visto "B-2" foi recusado em Dallas, sob alegação de que para participar de um curso do American College of Cardiology, precisaria do visto diferenciado, o "visto de trabalho".

"Fui então encaminhada para uma sala", relata ela, "da qual só podia sair para beber água ou ir ao banheiro. No local, eu e mais três brasileiros, fomos interrogados como criminosos, e, mesmo tendo mostrado todos os comprovantes, o tratamento que recebíamos era o dispensado a bandidos. Após longas conversas, fomos informados que o supervisor decidira que seríamos deportados, sem direito a falar com um advogado ou qualquer apelação".

"Doze horas mais tarde voltaram para nos levar e passamos pela constrangedora situação de entrar no avião sob escolta policial. Em momento algum tivemos acesso a nossos bilhetes, ou passaporte, que entregaram aos comissários para que nos fossem devolvidos apenas no Brasil".

"Entendo (agora) que o visto poderia ser considerado inadequado, mas como é que eu podia imaginar que tinha o visto errado. E ainda que a Imigração estivesse certa, será que isto dava a eles o direito de tratar pessoas honradas, sérias, trabalhadoras, estabelecidas e respeitadas no Brasil como nos trataram?"

"São atitudes como esta que levam ao sentimento antiamericano que se apoderou do mundo. Acho que devemos nos perguntar se os EUA são realmente um país que mereça ser visitado por gente decente. Eles merecem que levemos nossas crianças (e dólares!) para passear na Disney World? Maybe not!"

 

Eduardo Sousa recebeu o "TCT Career Achievement Award"


 



Eduardo Sousa e Martin Leon durante a cerimônia de entrega do prêmio

O cardiologista brasileiro José Eduardo Sousa, Diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, recebeu dia 17 de setembro, em Washington, o nono "TCT Career Achievement Award".

O laurel foi entregue durante o Congresso Transcatheter Cardiovascular Therapeutics – 2003 e é conferido em reconhecimento ao cardiologista cuja carreira tenha contemplado atividades acadêmicas, de pesquisa e assistenciais que tenham contribuído de maneira marcante para o desenvolvimento da especialidade.

Os agraciados anteriores são John Simpson, Geoffrey Hartlzer, Julio Palmaz, Donald Baim, William O’Neill, David Homes, Antonio Colombo e Patrick Serruys.

Na cerimônia de entrega, o Dr. Martin Leon destacou os aspectos mais relevantes da carreira de José Eduardo Sousa, enfatizando: "When Dr. Sousa does research it’s a commitment that goes beyond what many of us would consider normal. He really embraces the entire process of clinical research." "Patients are cared for with the kind of dedication, the kind of respect and, if you will, love, that is important in a early clinical investigation using new devices."


TCT Career  Achiervement Award 2003

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.