WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Presidência
Ortiz diz que exercer a presidência foi como um ato de amor
 
Homenagem
Câmara dos Deputados tem sessão em homenagem aos 60 anos da SBC

Título de Especialista
Após a última prova para Título, Brasil passa a ter 5.835 cardiologistas

A valorização do Título de Especialista

Patrocinadores
133 empresas apoiaram a SBC na gestão que se encerra

Normatizações e Diretrizes
Relatório do programa de Normatizações e Diretrizes (período de 2002 - 2003)

Qualidade Assistencial
A SBC e a Lista Brasileira de Procedimentos Médicos Hierarquizados

Comunicação
Banco de teses e avaliação dos arquivos pelo Institute for Scientific Information (ISI)

 


   :. DIRETORIA- EDUCAÇÃO CONTINUADA  .:  

Enviar para um amigo

Após a última prova para Título, Brasil passa a ter 5.835 cardiologistas

O Brasil já tem 5.835 cardiologistas, depois das últimas provas para Título de Especialista, abertas tanto para médicos sócios, como não sócios da SBC.

A informação é da Central de Eventos, que preparou um quadro que mostra uma grande concentração de cardiologistas em São Paulo, Rio e Minas Gerais, com respectivamente 35,2%, 15,15% e 11,19% do total de cardiologistas, enquanto as Unidades da Federação com menor percentagem de especialistas são Rondônia, com 0,05%, Roraima, com 0,07% e Alagoas, com 0,14%. Caso extremo e também único, é o do Amapá, que em todo seu território conta exclusivamente com um cardiologista.

                Estado                        Quantidade de 
                                                  Cardiologistas

Alagoas                     58
Amazonas                  14
Amapá                        1
Bahia                       252
Ceará                       100
Distrito Federal          144
Espírito Santo            104
Goiás                       107
Maranhão                   26
Minas Gerais              653
Mato Grosso do Sul       65
Mato Grosso                44
Pará                           49

             Estado                     Quantidade de                                               Cardiologistas

Paraíba                     54
Pernambuco             169
Piauí                         25
Paraná                    371
Rio de Janeiro           884
Rio Grande do Norte    54
Rondônia                    4
Roraima                      3
Rio Grande do Sul      390
Santa Catarina         149
Sergipe                     38
São Paulo              2.058
Tocantins                  11

 

A valorização do Título de Especialista

Nos últimos anos, a regulamentação da atividade médica e sua avaliação passaram por profundas modificações para adequar-se às necessidades da sociedade, acompanhando o desenvolvimento da medicina.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) orgulha-se em participar de maneira ativa desse processo e goza de elevada credibilidade junto aos médicos, demais sociedades de especialidades médicas e à Associação Médica Brasileira (AMB). Partilha ainda com seus associados esse reconhecimento, valorizando cada vez mais o Título de Especialista em Cardiologia (TEC) junto às entidades de classe e à sociedade.

Nesse contínuo processo de adequação e valorização, o TEC vem recebendo, através de um trabalho árduo de sua Comissão Julgadora (CJTEC), tratamento técnico e profissional, em conformidade com as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da AMB. As normatizações seguem uma política imparcial, ética e preocupada com o conceito do que se espera de um especialista, dando a este Título um papel de destaque como instrumento de avaliação e qualificação dos cardiologistas clínicos e das instituições que os formam.

Desde 2002 a SBC e a CJTEC começaram a cobrar a titulação de todos os cardiologistas que ministram aulas em cursos de reciclagem ou que ocuparão cargos societários, recomendando às regionais que façam o mesmo. Além disso, está em andamento o processo de criação do selo de especialista e de revalidação, sobre o qual estaremos divulgando, em breve, uma pesquisa através da Internet.

O processo de revalidação do TEC vai ganhar mais agilidade com a disponibilização do sistema, "on line", de cadastramento das atividades pontuáveis (http://educacao.cardiol.br/titulo/revalidacao/). Por isso recomendamos que sempre que possível seja visitado o site da SBC e a página da CJTEC para informações e esclarecimentos, pois sempre será a melhor forma de manter-se atualizado (http://educacao.cardiol.br/titulo/).

Respeito e credibilidade fortalecem o trabalho junto à sociedade e à medicina de grupo, por uma defesa profissional mais efetiva e nossa união em torno de um objetivo comum. A conquista do TEC, selo de qualidade da SBC para o cardiologista, é árdua, e distingue os colegas que o obtiveram. Como no ano de 2003, aqueles que conquistarem o Título de Especialista em 2004, receberão a echarpe.

Em 2003, 759 candidatos se inscreveram para a prova teórica, e 57% foram aprovados com nota superior a seis. A homogeneidade das provas e o crescimento da nota média nos últimos cinco anos demonstram um melhor preparo e maior interesse dos candidatos, assim como o aprimoramento da comissão, fruto de um trabalho planejado que vem sendo desenvolvido desde 1993. É o reconhecimento do valor desta titulação pelo cardiologista e pela comunidade médica. É a Sociedade Brasileira de Cardiologia cumprindo sua missão.

A CJTEC muito se orgulha de sua equipe, um time coeso, democrático e harmonizado com as necessidades e mudanças pelas quais passam as especialidades médicas.

Os mais recentes frutos de nossa atividade foram as normatizações para obtenção do TEC, envio de atividades para revalidação e as regras que regem a CJTEC, todas publicadas no site da SBC (http://educacao.cardiol.br/titulo/) e em breve também nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Dessa forma deixamos o nosso muito obrigado aos colegas que agora deixam a CJTEC: Dr. Miguel A. Moretti, Dr. João David de Souza Neto, Dr. Brivaldo Markmann Filho, Dr. Walter Geraldo da Silveira e Dr. Antônio Silveira Sbissa, e saudamos os que a ela se incorporam, desejando um profícuo trabalho aos colegas Dr. João Fernando Monteiro Ferreira (SP), Dr. Sérgio Tavares Montenegro (PE), Dra. Marta Silva Menezes (BA) e Dr. Enio Leite Casagrande (RS).


Miguel Antônio Moretti


 

Miguel Antônio Moretti
Coordenador CJTEC 2002/2003



PEC de Hipertensão e Aterosclerose estão sendo preparados

O Programa de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Cardiologia - PEC/SBC, pelos comentários já apresentados, parece ser um sucesso. Todo esforço tem sido envidado para publicar temas atuais, que ajudem ao Cardiologista prático a melhorar os cuidados aos pacientes dentro dos mais modernos princípios de diagnóstico e terapêutica.

Recentemente, durante o 58º Congresso Brasileiro de Cardiologia, tomamos conhecimento de que alguns colegas não receberam as publicações. Estamos fazendo os maiores esforços para corrigir estes senões, sendo que já foram enviados aos reclamantes todo o material disponível.

Os próximos dois números já estão em fase de impressão, e os dois subseqüentes, um sobre Hipertensão e um sobre Aterosclerose, já com o programa delineado.

Uma vez mais, quero agradecer aos que espontaneamente deram uma imensa contribuição a este Programa. Ainda uma vez mais, quero salientar que a escolha dos autores significa a escolha de um dos que entre muitos, certamente na Cardiologia nacional, seriam aptos a escrever a sua contribuição, porém há que se fazer uma escolha.

Finalmente, gostaria de ter os comentários, críticas e sugestões para os últimos números de Hipertensão e Aterosclerose. Esta contribuição poderá ser enviada diretamente para o e-mail:easaad@uol.com.br

Edson A. Saad
Editor Responsável

 

"Prezados colegas,

Conforme correspondência datada de 09/06/2003, o cadastramento de eventos para fins de revalidação do Título de Especialista em Cardiologia (TEC), deveria ser feito exclusivamente através da Internet, no endereço: http://educacao.cardiol.br/titulo/cadastro_eventos.asp

Visto tratar-se, porém, do primeiro ano de cadastramento via Internet, a Comissão de Título de Especialista, juntamente com a Diretoria da SBC, abriu uma exceção e aceitou que a Central de Eventos ajudasse a cadastrar estas atividades para a agenda do 1º semestre de 2004. No entanto, para a agenda do 2º semestre de 2004, não será mais aceito cadastramento de eventos, via correio, fax ou e-mail, mesmo tratando-se de atividades de Departamentos e Sociedades Estaduais/Regionais da SBC.

Isso deve-se ao fato, do quadro de funcionários da SBC não suportar o cadastramento e revisão de todos os documentos encaminhados, em virtude do grande número de eventos."

Atenciosamente,

Dr. Miguel Antônio Moretti       Dr. Juarez Ortiz        Dr. Antônio Felipe Simão

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.